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Ferramentas de promoção de vendas
Como promover os produtos a fim de aumentar as vendas
Entre a estratégias de promoção de vendas estão: amostra, aniversário da loja, brinde, cooperação com fornecedores, descontos, promoções e demonstrações. Confira cada um deles.

O empresário pode dispor de várias ideias para promover os produtos. As mais usadas e eficazes são:

Amostra
Consiste de uma miniatura ou pequena porção de um produto. Pode ser distribuída de porta em porta, anexada a outro produto ou em uma embalagem normal dele mesmo. A intenção é que o consumidor tenha contato com o produto e o experimente. Com a amostra, a empresa pode fazer lançamento de produto, pesquisa de produto, banco de dados de clientes potenciais etc.

Aniversário da loja
Ofereça preços ou condições especiais por ocasião do aniversário da loja. Promova a semana, a quinzena ou o mês. Faça isso somente uma vez por ano.

Brinde
Pode ser qualquer objeto - lápis, caneta, boné, camiseta, agenda, régua, bloco de notas - geralmente de pequeno valor, onde aparece estampado o nome da empresa ou a marca do produto.

Cooperação com fornecedores
Procure fazer acordo com os principais fornecedores para obter apoio em promoções cooperadas e vantagens adicionais para os clientes.

Descontos e promoções
Consiste na redução de preços. Podem ser apresentados na forma de saldos, queimas, liquidações, artigos do dia, da semana, ofertas relâmpagos etc. Os descontos têm se demonstrado muito eficientes como promoções de vendas, mas é preciso que se tome cuidado. A promoção de descontos nunca deve ser muito extensa ou frequente para que não venha a cair em descrédito.

Demonstrações
É por ela que o consumidor tem o melhor contato com o produto. A demonstração busca diretamente os sentidos do consumidor. Envolve treinamento de promotores, demonstradores e distribuição de amostras, folhetos etc.

Estações do ano

Aproveite as estações do ano para fazer liquidações ou promoções especiais.

Entrega grátis
Dependendo do ramo em que a empresa atua, ofereça ao cliente a entrega gratuita, pode valer muito para agradar e manter a fidelidade.

Produto extra para os clientes

Por meio de fichas, cartelas, selos, tickets ou outros recursos, é possível controlar o número de vezes em que os clientes adquirem os produtos ou serviços. Após determinado período e de acordo com o número de fichas do cliente, ele ganha uma unidade grátis (ou qualquer outra vantagem). É bom que a empresa possua um banco de dados no qual possa controlar frequência de compra, valor de compra e produtos cliente por cliente, para depois fazer o marketing um a um.

Grátis
Essa palavra é mágica, principalmente em promoções. Não a use inadequadamente. Ofereça algo grátis somente se o cliente tiver a certeza de que realmente está ganhando algo e não tenha a sensação de que está pagando por ele, de alguma forma.

Garantia
Ofereça garantia para os produtos. Mesmo que a empresa comercialize artigos já garantidos pelo fabricante, o cliente terá mais confiança em comprar na loja que dá garantia extra.

Leve 3 e pague 2

Embale três unidades do mesmo produto e venda pelo preço de dois, quando desejar desovar o estoque.

Lançamentos
São as promoções realizadas para vender novidades ou produtos recém-chegados. O período deve ser curto e é preciso oferecer uma vantagem para girar rápido o estoque antes que os artigos se tornem comuns.

Oferta do dia
Escolha um produto ou um artigo e ofereça-o por um preço extremamente baixo para atrair a clientela. Mude a oferta diariamente.

Orçamento grátis

Esse é um serviço que também pode ajudar muito na conquista de novos clientes.

Oportunidade
Fique atento ao que se passa no mundo. Fatos importantes podem gerar bons frutos se aproveitados rápida e adequadamente. Aproveite as oportunidades como temas para as promoções.

Ações sociais
Realize campanhas em benefício da comunidade ou instituições de caridade. Podem ser regulares ou com finalidades específicas em função de algum fato ocorrido. Parte do valor da venda pode ser doada, ou a empresa pode apenas apoiar campanhas em curso.

Vale brinde
É uma pequena peça de papel, plástico, madeira etc. que é colocado junto, dentro ou na própria embalagem de um produto. A pessoa que o encontra tem direito a receber o prêmio cujo nome deverá estar impresso na própria peça.

As campanhas promocionais de vale brinde tipo “achou, ganhou” ajudam na formação ou fixação da empresa e também auxilia a rotação do estoque de alguns produtos.

Volume
Estabeleça um determinado valor e ofereça brindes ou vantagens nas compras acima deste valor. Vale lembrar que as campanhas promocionais, amostras, sorteios e vale-brindes necessitam de prévia autorização da Receita Federal, pois todas possuem legislação específica.