Acesso a Mercados


Fornecedores

 


 

Saiba como escolher seus fornecedores

img - saiba como escolher
A escolha dos fornecedores tem grande importância no planejamento da empresa. É preciso descobrir quem são, onde se localizam os fornecedores e quais são os mais adequados para o seu negócio.

Por outro lado, obter boas condições de compras depende de negociação permanentemente com os fornecedores e ter atenção às oportunidades. Quanto mais tempo você ganhar para pagar o fornecedor, melhor para seu caixa.

Nesta página, você aprende a se relacionar com os fornecedores do seu negócio.

Confira as orientações e dicas!
Como elaborar pedidos de compra
img_comoelaborar1
O pedido de compras oficializa as aquisições de produtos, mercadorias ou serviços de uma empresa, de forma que sejam realizadas nas especificações certas, em quantidades adequadas, com boa qualidade e por preços convenientes.

Saiba como elaborar pedidos de compra com credibilidade e eficiência.
Negociação de prazos junto a fornecedores
Numa negociação com o fornecedor, o empresário deve observar suas disponibilidades de caixa e, em geral, tentar casar o pagamento a fornecedores com essas disponibilidades. Quanto mais tempo você ganhar para pagar o fornecedor, melhor para seu caixa, pois você reterá, por um tempo maior, dinheiro que é do fornecedor.

Acesse a publicação Negociação de prazos junto a fornecedores e saiba como considerar o seu fluxo de caixa, as práticas do mercado e os juros nas negociações de prazo.
Como escolher produtos que satisfaçam o cliente
É essencial saber o que o cliente quer. Assim, será possível oferecer um produto que o satisfaça e motive a retornar à empresa
A satisfação do cliente é o norteador para que se defina a forma que os serviços/produtos devem ser oferecidos pela empresa. Confira algumas dicas para garantir a satisfação do consumidor.

Diversos fatores devem ser analisados na escolha

Pesquisa e escolha de fornecedores
Empreendedor deve criar cadastro com mais de um fornecedor por produto, para evitar a dependência de uma única empresa e o risco de desabastecimento
A definição e escolha dos fornecedores ideais ao seu tipo de negócio é de suma importância no planejamento da empresa. Indica-se ter cadastro com mais de um fornecedor de um mesmo produto, evitando a relação de dependência e o risco de desabastecimento. A relação entre empreendedores e fornecedores deve ser amigável, visando a viabilidade do serviço.
Biblioteca do Sebrae

Boa negociação com fornecedores é fundamental

Dicas para comprar melhor
Comprar bem exige negociação constante com os principais fornecedores
Negociar permanentemente com os principais fornecedores, ter atenção às oportunidades, agilidade e bons processos de controle, para evitar perdas e compras desnecessárias são alguns requisitos na hora de comprar do fornecedor.
Publicações ensinam a manter um bom relacionamento com o fornecedor
Fatores que influenciam as compras
Na hora de abastecer o estoque, é preciso observar os fatores que influenciam as compras: preço, qualidade, quantidade, prazos e condições de pagamento. Acesse a publicação e saiba como acertar na compra.

Vantagens de ações promocionais conjuntas com fornecedores
Há vantagens de se reali­zar ações promocionais conjuntas com fornecedores. Acesse o documento e aprenda a fazer parcerias deste tipo.

Como elaborar um plano de cadastro, crédito e cobrança
Conceder crédito para a clientela é um bom meio de enfrentar a concorrência e fidelizar clientes. O desafio é oferecer crédito sem comprometer a situação financeira da empresa. Leia o manual e descubra como conceder prazo com mais segurança e com menos inadimplência.

 

A relação cliente-fornecedor na oferta de bens e serviços
Os conceitos de fornecedor e cliente precisam estar bem claros para que a qualidade do produto oferecido pelo primeiro atenda as expectativas do segundo
Para que o fornecedor apresente um serviço de qualidade, ele precisa dominar o serviço e conhecer o cliente.
A importância dos fornecedores
Precisamos compreender a importância dos fornecedores e estabelecer uma relação sincera e verdadeira com eles
Uma boa relação com os fornecedores externos é um passo importante para os resultados finais das empresas. Vamos discutir alguns itens para que essa relação renda frutos.
Nota promissória
Os requisitos para a validade e os prazos de prescrição
A nota promissória é uma promessa direta e unilateral de pagamento, à vista ou a prazo, efetuada, em caráter solene, pelo promitente-devedor ao promissário-credor.
O que é fornecedor?
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produção montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços.

Leia mais no site da Jurisway.
No Sebrae
Busque fornecedores para sua empresa na Central de Oportunidades.

Encontre fornecedores nas Rodadas de Negócios.

Participe das licitações do Sistema Sebrae.

 

Organize os pagamentos a fornecedores
Sebrae criou conteúdo para ajudar sua empresa na organização dos pagamentos a fornecedores. Veja e utilize a planilha para registrar os valores e as datas dos pagamentos e dos recebimentos.

Conheça o documento e baixe a planilha.
Defina bem o que comprar – Faça uma lista dos produtos, mercado­rias ou serviços a serem adquiridos, deixando bem claro as quantidades, unidades (quilo, litro, saco, caixa etc.), com especificações detalhadas;

Identifique os fornecedores – Consulte o cadastro de fornecedores para selecionar aqueles que apresentam as condições exigidas por sua pela empresa. Se nela não existe ainda um cadastro de fornecedores, recomendamos a sua implantação;

Negocie as condições de compra – Antes de oficializar o pedido de compras é importante negociar as condições de compra com os forne­cedores, dando ênfase aos seguintes aspectos: quantidade, qualidade, preço, prazo de entrega, condições de pagamento, descontos, verbas promocionais e de propaganda;

Faça o pedido de compras – O pedido de compras deve ser feito em duas vias, devendo a primeira ser entregue ao fornecedor, ficando a se­gunda arquivada em sua empresa.

Leia mais dicas no documento Como elaborar pedidos de compra

O fornecedor e os direitos do consumidor

Em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a Editora Globo lançou uma publicação pioneira na área de direito de consumo: o guia O Fornecedor e os Direitos do Consumidor.

Pela primeira vez desde que o Código de Defesa do Consumidor entrou em vigor em 1989, um manual é dedicado a quem vende produtos e presta serviços.

Sites com informações sobre fornecedores

Fornecedores industriais


Central dos Fornecedores


Mercado Eletrônico


Guia de Compra


Fornecedores de embalagem