Acesso a Mercados

Mercados e sustentabilidade
 

 

 

Diferencial competitivo para os negócios

O planeta Terra precisa de ações concretas e cada vez mais amplas em benefício da sustentabilidade dos recursos naturais e da maior qualidade de vida para todos. Por isso, empresas que implantam gestão com foco em sustentabilidade estão à frente das que ainda não iniciaram o processo baseado no tripé da sustentabilidade, por meio do qual é possível realizar mudanças dentro do negócio para conquistar ganhos econômicos, sociais e ambientais.

Entre os benefícios que a gestão sustentável traz para a empresa, destacam-se:

- Gestão ecoeficiente propicia melhores resultados econômicos nas linhas de produção e distribuição, pois reduz o desperdício;

- Maior acesso a linhas de crédito, visto que bancos solicitam aspectos ambientais comprovados no Plano de Negócios;

- Menor pressão de clientes que cobram a nova gestão baseada no tripé da sustentabilidade (econômico, social e ambiental);

- Alcance de diferencial e valor de marca, bem como a preferência do consumidor por marcas que demonstram ética e transparência em suas práticas;

- Atendimento ao grande número de leis normas e diretrizes nacionais que estabelecem ás empresas limite e regras relacionadas à gestão ambiental.

 

Tendência do consumo sustentável
Conheça as tendências de mercado para os produtos e serviços verdes
Cada vez mais consumidores buscam produtos livres de agrotóxicos e adubos químicos. Muitos deles também têm preferência pela produção local, como forma de promover o desenvolvimento regional. Estas são apenas duas das várias tendências de mercado que influenciam a lucratividade e competitividade dos negócios verdes.
Novas linhas de crédito para investimentos ‘sustentáveis’
Micro e pequenas empresas interessadas em aderir à economia verde passam a contar com uma nova ferramenta. Um novo guia lançado pelo Sebrae traz informações sobre Linhas de Crédito para empresários que desejam adotar ações para reduzir impactos ambientais de seus negócios.

Continue lendo reportagem do jornal O Globo sobre linhas de crédito para projetos sustentáveis.
Prática sustentável: negócios entre grandes e pequenas empresas
Fornecer produtos e serviços para grandes empresas é um mercado promissor para os pequenos negócios. Por isso, o Sebrae acaba de lançar a publicação Práticas Sustentáveis nas Grandes Empresas e suas Demandas para as Micro e Pequenas Empresas, que trata sobre o encadeamento produtivo como um dos meios de promoção da sustentabilidade.

Através de relato de líderes empresariais, a publicação traz informações detalhadas sobre a forma como grandes empresas do setor industrial, bancário, serviços e da construção civil tratam o tema da sustentabilidade nos negócios. São dados de extrema relevância para orientar os micro e pequenos empresários sobre as demandas cada vez mais sustentáveis dessas cadeias produtivas.

Consumidor verde
Fonte: Boletim de Tendências - Consumidor Verde
Cresce o número de pessoas que compram produtos sustentáveis, apesar de no Brasil o preço ser 40% mais caro que os produtos tradicionais
O mercado verde está em crescimento. Deve ser acompanhado pelas empresas que desejam continuar competitivas nos próximos anos e, sobretudo, por aquelas que pretendem entrar em mercados internacionais mais desenvolvidos, que normalmente são exigentes em termos ambientais.

Sustentabilidade é um bom negócio
Saiba o que é sustentabilidade e como um negócio se torna sustentável
Com a crescente importância do tema e em decorrência da atual crise dos recursos renováveis, a sustentabilidade passou a ser vista como importante processo para um equilíbrio do Planeta, norteando ações políticas, empresariais e individuais. Saiba mais sobre as características de uma empresa sustentável.

Promoção da sustentabilidade ambiental nas empresas
Fonte: Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros
Conheça as iniciativas do Sebrae para tornar as MPE negócios sustentáveis
A fim de promover a adoção de práticas sustentáveis por empresas de micro e pequeno porte, o Sebrae criou o Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), que tem a missão de ser um centro de gestão do conhecimento no tema. Além disso, incentiva aos negócios a implementação a gestão de resíduos sólidos e a eficiência energética.

Copa Verde: oportunidades de negócio para MPE sustentável
Fonte: Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros
A sustentabilidade pode ser um diferencial competitivo e gerar negócios para as MPE durante a Copa do Mundo 2014
Em Seridó (RN), o APL da Bonelaria aposta na fabricação de bonés ecológicos para conquistar os torcedores da Copa do Mundo 2014. Os bonés ecologicamente corretos são feitos com tecido orgânico, plástico reciclável e aplicação de tecnologia contra raios ultravioleta e linhas sem corantes artificiais.
Recomendações para conquistar o Mercado Verde
No Brasil, como em outros países, o cenário para o mercado de produtos verdes é favorável, com possibilidade de forte expansão nos próximos anos. Entretanto, para conquistar os consumidores de produtos ecológicos,os empresários devem encontrar uma solução para alguns desafios, como os preços elevados, e se adequar a exigências deste mercado, como buscar certificações junto a organizações de alta credibilidade em nível mundial;

Acesse o estudo Oportunidades no Green Market e confira subsídios-chave para ingressar, no Brasil ou internacionalmente, no mercado de produtos verdes, ou seja, produtos ambientalmente corretos, tanto em termos de oferta como de demanda.

 

Negócios preocupados com o desenvolvimento sustentável lucram mais
Os clientes não decidem suas compras apenas pelos benefícios funcionais dos produtos ou serviços, mas também pelos ganhos emocionais e valores por eles gerados; por isso, é importante a empresa investir em sustentabilidade e fazer alarde de seu cuidado com os recursos naturais

A sustentabilidade é hoje um dos temas mais abordados na atualidade. A questão é tão importante que diferentes setores estudam a melhor forma de combinar desenvolvimento com preservação de recursos naturais.

No relatório O Estado do Mundo, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU – 2010), é possível ver que o atual modelo de produção e consumo retira do planeta Terra 35% a mais de insumos do que o ritmo de tempo necessário para a natureza se regenerar.

As marcas com visão estratégica incluem o Desenvolvimento Sustentável como diferencial, e conquistam cada vez mais a preferência do consumidor. É possível planejar mudanças concretas, para ganhos econômicos, sociais e ambientais. Ser sustentável também é um bom negócio.

Continue lendo o artigo de Louise Machado no blog Mercado ao seu Alcance.

Faça a gestão ambiental da sua empresa
Sugestões de ações que tornam o negócio mais sustentável ambiental, social e economicamente
Por onde começar para incluir a gestão ambiental na sua empresa? Comece por ações simples, como aumentar o número de interruptores no mesmo cômodo, para viabilizar que as lâmpadas desnecessárias naquele momento fiquem apagadas num amplo ambiente.

Comunicação sustentável
Dicas sobre como fazer o marketing do negócio sem poluir o meio ambiente
É possível divulgar os produtos e serviços do negócio com pouco impacto ao meio ambiente. Uma ideia é explorar a internet como meio de divulgação, assim você evitará desperdício de papel e produção de resíduos.Se preferir fazer uma divulgação que utilize o papel como suporte, opte pelos recicláveis.
Certificação de Sustentabilidade - Casos de Aplicação em Alimentos
O grande diferencial de competitividade das empresas é sua capacidade de atender às exigências do mercado, que hoje demonstra claramente sua exigência por alimentos que possam assegurar um adequado grau de confiança em sua qualidade.

É, portanto, estratégico neste momento em que o país se prepara para sediar os principais eventos esportivos mundiais, Copa do Mundo FIFA 2014 e Olimpíadas 2016, garantir acesso e uso pelas MPE do Setor de Alimentos às ferramentas de avaliação de conformidades e as Certificações de Sustentabilidade de produtos e serviços a serem comercializados.

Acesse ao relatório Certificação de Sustentabilidade - Casos de Aplicação em Alimentos e confira as diferentes formas de certificações de sustentabilidade e qualidade de produtos, suas exigências, instrumentos de adequação, dificuldades e entraves, permitindo que as MPE busquem incorporar este importante avanço tecnológico e, assim, possam aproveitar as oportunidades de negócio e crescimento que almejam.
sustentabilidade sebrae rio+20.jpg
Financiamento da Sustentabilidade Ambiental nas MPEs
Na publicação Financiamento da Sustentabilidade Ambiental nas Micro e Pequenas Empresas você encontra uma compilação de dados apurados pelo Sebrae junto a agências de fomento, bancos públicos e bancos privados, com objetivo de informar as linhas de financiamento direcionadas às micro e pequenas empresas que buscam uma ação sustentável.
Nos sites listados abaixo você confere algumas dicas de sustentabilidade:

Empresa Responsável
A Rede Empresa Responsável é um ambiente virtual de interação entre organizações, e trabalha com projetos voltados para a sustentabilidade. Constitui-se como promotora de ações de responsabilidade socioambiental. Divulga trabalhos, marcas, estudos e ações relacionadas à gestão.

Almanaque de práticas sustentáveis
Publicação de Thomas Enlazador, o manual se propõem a orientar práticas que fomentem a preservação dos recursos naturais. Apresenta soluções para aprodução e o consumo ambientalmente corretos.

Sustentabilidade ou salve-sequem puder
Confira dicas sobre práticas sustentáveis que podem ser incorporadas por empresas.

 

Consumo sustentável: oportunidade de negócios para as MPE
Conheça as oportunidades de lucrar com a demanda de mercado por produtos e serviços sustentáveis
A preocupação da sociedade com a preservação do planeta apresenta várias oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas. As MPE podem tanto oferecer produtos e serviços sustentáveis, atendendo aos anseios de um número cada vez maior de consumidores, quanto se adequarem aos conceitos da sustentabilidade, reduzindo seu impacto ao meio ambiente.
Produção e consumo sustentáveis


A publicação Produção e Consumo Sustentáveis apresenta uma série de orientações sobre aspectos da gestão sustentável, visando à redução dos impactos ambientais decorrentes de atividades empresariais.

O livro aponta oportunidades, modelos e diferenciais competitivos provenientes de ações socioambientais, tendo em vista o desenvolvimento sustentável. É uma fonte de conhecimento muito útil para empresários que decidirem adotar uma agenda de inovações efetivamente sustentável.

 

Lavanderia ecológica
Assista à entrevista com Andrea, dona de uma lavanderia que adota práticas de gestão sustentável. A conversa é conduzida por Louise Machado, analista do Sebrae Nacional.

Marketing sustentável
Saiba como adotar conceitos socioambientais na prática empresarial, nos produtos e nos serviços do seu negócio
A empresa deve compreender como trabalhar o marketing sustentável. Isso significa adotar aspectos de respeito e menor impacto ao meio ambiente, desde o Planejamento estratégico da empresa. Saiba como avaliar a melhor relação econômica, ambiental e social nos 4Ps (produto, preço, praça e promoção).

Seja sustentável
Confira dicas sobre como tornar sua empresa sustentável
Medidas simples e econômicas podem tornar sua empresa em sustentável. Por exemplo, você pode agregar um brinde sustentável, como uma ecobag, às embalagens do seu produto. Outra ação sustentável é escolher matéria-prima reciclada ou com selo de responsabilidade socioambiental para fazer seus produtos. Confira outros exemplos de ações que tornam o negócio em sustentável.
Sustentabilidade na prática
Confira dicas para a sua empresa se tornar sustentável
Para implementar uma gestão baseada na Responsabilidade Socioambiental, o primeiro passo é promover na sua empresa a cultura da qualidade ambiental dos processos e procedimentos adotados, ou seja, a missão, a visão e os valores no planejamento da sua empresa devem estar calcados na responsabilidade socioambiental.

Adote práticas de gestão sustentável
Saiba como incluir práticas de gestão com foco no tripé da sustentabilidade
Utilize a sustentabilidade à favor da sua empresa, aumentando a clientela e o lucro do negócio. Por exemplo, ofereça uma promoção em que, na compra de uma ecobag, o consumidor ganhe desconto no preço de determinado produto; ou desenvolva um programa de pontos que atrele atitudes sustentáveis a benefícios ou condições especiais de pagamento.
Pesquisa mundial de comércio justo
Apesar da desaceleração da economia mundial, o Comércio Justo e Solidário ou o Fair Trade alcançou um aumento de 15% no valor global de varejo, com vendas estimadas em 3,4 bilhões de euros, tendo este valor triplicado desde 2005. Segundo a FLO (Fair Trade Labelling Organizations International), 2009 foi mais um ano de crescimento positivo para o segmento de Comércio Justo e Solidário.

Estima-se que aproximadamente 27 mil produtos fair trade estão agora à venda em cerca de 70 países. Ultrapassa 80% o reconhecimento da marca Fair Trade pelos consumidores. Na ponta dos produtores, 827 organizações de produtores foram certificadas pela FLO em 2009. Um aumento de 11% em relação a 2008, beneficiando mais de 1,2 milhão de produtores e trabalhadores.

Essas informações são do Relatório Pesquisa Mundial de Comércio Justo, que apresenta o cenário atual do fair trade e também aponta suas perspectivas e desafios para os próximos anos.

Relatório Pesquisa Mundial de Comércio Justo - Parte I

Relatório Pesquisa Mundial de Comércio Justo - Parte II