Acesso a Mercados


Gestão de canais

 


 

Qual melhor meio de colocar

o produto no mercado?


img - Qual melhor meio de colocar o produto no mercado
O canal de distribuição é a forma por meio da qual o vendedor comercializa o produto ao consumidor ou usuário. O meio de distribuição deve ser definido de acordo com o produto, o público-alvo e o fornecedor do negócio.

As empresas têm várias opções para fazer seus produtos chegarem até os compradores: venda direta, representante comercial, telemarketing e internet.

Há outras opções para distribuir o seu produto. Nesta página, você descobre qual o melhor canal de distribuição para o seu negócio e como administrar esses canais.
Escolha os canais de distribuição para seus produtos
Autor: Sebrae Nacional
Fonte: Software de gestão – ERP: Estudo de mercado 2008
A forma como o produto chega ao consumidor depende do tipo de produto em questão
Como o Brasil é um país de dimensões continentais, para um empresário ter cobertura de mercado eficiente sem desembolsar recursos na montagem de uma rede própria, a solução é contar com parcerias de distribuidores e representantes. Este texto apresenta diferentes canais de distribuição, conforme o tipo de produto e o relacionamento entre o consumidor e seu fornecedor.
O relacionamento das MPEs com os canais de comercialização
Autor: Victor Prochnik
Fonte: Relatório de pesquisa: perfil do setor de calçados
Descubra os dois tipos de problemas relacionados à atuação das MPEs
O primeiro problema das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) está relacionado à estratégia e o segundo diz respeito à interação com os pontos de venda. O canal de comercialização mais frequente é o representante comercial. Em função disso, o relacionamento fabricante/representante assume importância crucial. Outro fator é a proximidade física com o cliente, o que constitui uma ótima fonte de informação.
Diferenças entre distribuidor e revendedor
No momento da escolha de revendedores e distribuidores para os seus produtos, as particularidades de cada atividade devem ser avaliadas
Distribuidores podem ser definidos como empresas que prestam serviços de distribuição para determinado fabricante, de forma exclusiva. Revendedores são empresas que compram os produtos e os vendem ao consumidor final, de forma não exclusiva.
Seleção do distribuidor atacadista
Análise permite conhecer melhor a realidade dos futuros parceiros de distribuição
A escolha do distribuidor depende das características próprias de cada segmento e dos objetivos e metas de cada indústria. Se o distribuidor não estiver preparado para proporcionar o retorno das vendas, do merchandising, da distribuição e da coleta de informações de mercados esperados, a parceria poderá trazer resultados ruins.
Na Central de Negócios ABAD sua empresa pode se tornar um fornecedor cadastrado dos atacadistas e distribuidores associados da ABAD.

O site da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores contém ainda dados do setor, eventos e assinatura de boletim que informa dentre outras coisas, sobre os eventos do setor.

Canais de Marketing - Uma Visão Gerencial
– Livro de Bert Rosenbloom, da Ed Atlas, reflete as mudanças globais, socioculturais e tecnológicas, e fornece um enfoque administrativo e uma estrutura gerencial à área de canais de marketing. Incorpora os mais recentes dados, informações e pesquisas para capturar novas formas de pensamento e novos pontos de vista sobre os tópicos cobertos.

Gestão de logística, distribuição e trade marketing - Livro faz parte da Série Marketing das Publicações FGV Management e tem como propósito apresentar os principais conceitos teóricos, ferramentas de apoio e exemplos de empresas líderes na área de logística, distribuição e trade marketing, servindo como referência para a análise de como otimizar a produtividade e a lucratividade das empresas, dos mais variados ramos de atuação, no atual contexto dos negócios.

O desafio da distribuição para empresas de pequeno porte
Autor: Adm. Eraldo Ricardo dos Santos
A escolha do canal de distribuição depende exclusivamente da identificação do público-alvo pelo empresário
Pelas suas dimensões continentais, o Brasil apresenta-se como um grande mercado consumidor. Logo, a utilização de canais de comercialização torna-se fundamental para estar à disposição do consumidor na hora e local certo. Saiba como escolher o melhor canal de distribuição para o seu negócio.
No Sebrae
O Projeto Comércio Brasil abre canais para as empresas atendidas.

Busque novos distribuidores para seus produtos na Bolsa de negócios.
Inovação em logística e distribuição no comércio
A Rede de franquias Multicoisas conquista o mercado nacional com sistema que centraliza a logística, distribuição e compra das suas lojas. Sediada em Campo Grande (MS), a empresa foi criada há mais de 20 anos pelo casal Lindolfo e Elza Martins como uma loja de conveniências domésticas para vender desde ferramentas a utensílios para cozinha.

Conheça mais sobre a rede de franquias Multicoisas ouvindo o programa de rádio Faça Diferente.