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Gestão de vendas

 


 

Boas vendas são resultado do

planejamento estratégico


As empresas devem traçar estratégias e metas para fazer boas vendas. Isso significa treinar a equipe e incentivar e promover a criatividade dos vendedores.

É preciso estar atento às novidades do mercado e iniciativas da concorrência e estabelecer preços competitivos e padronizar o atendimento da clientela também é importante.

Nesta página, você aprende a fazer plano de vendas, como definir os produtos e serviços oferecidos, como precificar e preparar a equipe de vendas.

Alterando o produto/serviço para aumentar a venda
Uma nova aparência ou modelo, por exemplo, torna os produtos anteriores antiquados, fazendo com que o consumidor queira se atualizar
O texto traz algumas sugestões para alterar o produto ou serviço com objetivo de incrementar as vendas, como: desempenho (um fabricante de bicicleta, por exemplo, pode melhorar a caixa de câmbio para que ela corra mais); vida útil (substituir materiais, como por exemplo, trocar madeira por aço ou plástico reforçado ou fibra de vidro), embalagem (uma forma econômica de mudar o produto ou até mesmo fazer um “relançamento” dele).
Importância da gerência de vendas
O cumprimento de objetivos da empresa depende diretamente da boa gerência de vendas
O gerente de vendas é o responsável por motivar, treinar e dirigir a equipe de vendas, avaliando quais pontos devem ser melhorados e, continuamente, buscar resultados mais expressivos. A característica básica é o dom da liderança.
O bom atendimento otimiza vendas
Relação do vendedor com o cliente pode significar um grande diferencial
O atendimento é uma grande fonte de aumento das vendas para as empresas. Em um ambiente de alta concorrência, em que os produtos são muito similares em termos de características e preços, o atendimento passa a ser um grande diferencial.
Elaboração da proposta de vendas
Proposta deve ser feita de acordo com o perfil do consumidor
Para elaborar uma proposta de venda e definir a melhor abordagem, a empresa deve dominar informações, conhecer o cliente e manter diálogo constante, além disso, tomar a iniciativa da venda e satisfazer a ambos os lados.

Avaliar as expectativas dos clientes aumenta as vendas
Fatores que contribuem para o aumento das vendas
O empreendedor deve atentar-se a uma série de fatores que contribuem para o aumento das vendas, como a escolha de mercadorias com maior potencial de resultado e a identificação das necessidades do cliente para o oferecimento de um atendimento direcionado.
Sites e livros úteis para a gestão do seu negócio

 

Reinventando a gestão de vendas - Leia o livro de Neil Rackham, da Editora Campus que mostra um extenso trabalho de pesquisa, colocado em prática em empresas de ponta, como Microsoft e IBM.

Gestão de vendas – Livro da Editora FGV Série Marketing, de vários autores mostra que no contexto empresarial, a atividade de vendas tem um papel de vital importância para a sustentabilidade de qualquer empresa. Contém os procedimentos que os profissionais devem aplicar para melhorar os resultados de marketing através de vendas.

Princípios Práticos da Gerência de Vendas - Livro de Edmir Bevilacqua, da Editora QualityMark, apresenta sua filosofia de trabalho, baseada na organização de uma competente gerência de vendas, sempre atenta ao que o mercado tem a dizer. Assuntos como Motivação, Planejamento, Organização, Controles, Liderança, Fatores Críticos de Sucesso, Iniciativas, também são abordados neste livro, sempre sob a ótica de profissionais de vendas que buscam o sucesso.

Como garantir três vendas extras por dia
Livro de Evaldo Costa, da Editora Elsevier, tem como objetivo ensinar o domínio das técnicas dos ciclos de venda para prospectar e manter clientes encantados e fiéis, por meio da busca por excelência do atendimento e da prestação de serviços ao cliente. No final de cada capítulo o leitor encontrará um questionário com perguntas que o ajudarão a reflectir sobre os temas tratados.
Melhores estratégias para definição do preço
O empresário deve considerar o impacto tributário, que representa quase 40% do valor final
Na hora de precificar o produto ou serviço, considere as diferenças entre o preço percebido pelo cliente, o custo benefício do produto e o preço viável e lucrativo.
No Sebrae
Faça o curso Como Vender Mais e Melhor oferecido pelo Sebrae. Ele te ajudará a desenvolver competências para construir um modelo de gestão de vendas.

Faça a palestra Criatividade em Vendas ofertada pelo Sebrae Amazonas.
Preço de venda x mercado
A empresa deve diminuir custos diretos e despesas fixas
Para definir um preço de um produto/serviço adequado ao mercado, a empresa deve calcular o valor em função dos seus custos e despesas, além da obtenção de lucro, e ainda buscar equilíbrio com o preço de mercado. Saiba como definir preços competitivos.
O acompanhamento e o controle das vendas
Conheça o planejamento da empresa por meio do acompanhamento da equipe e do controle de vendas
A empresa deve planejar metas de vendas, aumentando a competitividade. De posse do planejamento, é possível prever receitas futuras e adotar um controle de compras. A projeção inclui checagem periódica de indicadores de faturamento e estoque, além de formação, motivação e cobrança do dos vendedores.