Estudos e Pesquisas
Conheça melhor o ambiente das Micro e Pequenas Empresas

Encontre aqui informações valiosas para tomar decisões em relação ao seu negócio. Estatísticas, dados e pesquisas detalhadas sobre a evolução dos indicadores nas MPE, empreendedorismo, exportações, cenários, entre outros tópicos.

Navegue e boa leitura!
Os donos de negócios no Brasil: Análise por sexo
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Este relatório tem como objetivo apresentar uma análise sobre o perfil das 7,2 milhões de mulheres que estavam à frente
de um negócio no Brasil, em 2012. Este trabalho faz parte da série de estudos realizada pelo Sebrae intitulada “Os Donos
de Negócio no Brasil”, sendo o foco deste relatório a comparação dos Donos de Negócio, em termos de gênero.
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Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa
O anuário apresenta as principais informações sobre as Micro e Pequenas Empresas (MPE) extraídas das fontes de informações oficiais mais importantes existentes no país, tais como: a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE; a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério do Trabalho e Emprego; e a Pesquisa de Emprego e Desemprego do DIEESE/SEADE.

Leia estudo completo (em pdf) - Anuário do Trabalho na Micro e Pequena Empresa 2013

Leia mais no menu Emprego

 

Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas 2013
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As pesquisas estatísticas e os registros administrativos, divulgados ao longo das últimas décadas, evidenciam importante crescimento da participação das mulheres no total de pessoas ocupadas no Brasil. Considerando apenas o período recente e tomando como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do IBGE, a participação das mulheres na ocupação total passou de 41,7%, em 20012, para 42,2%, em 2011.

Estas e muitas outras informações podem ser encontradas na 1ª edição do Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras em Micro e Pequenas Empresas 2013.

 

Índice de confiança das micro e pequenas empresas no Brasil
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Pesquisa mensal realizada pelo Sebrae apresenta o índice de confiança das micro e pequenas empresas no Brasil. O índice de confiança é calculado a partir de dois outro índices, o Índice de Situação Atual (ISA) e o Índice de Situação Esperada (ISE). O trabalho parte do levantamento junto a 5.600 Micro Empreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), em todo o país, e se baseia nas informações de faturamento e pessoal ocupado nessas empresas.

Os dados são disponibilizados no nível Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, por setores (indústria, comércio, serviços e construção) e porte. O trabalho capta o impacto da conjuntura sobre os pequenos negócios e as expectativas destes para os próximos 3 meses.

Baixe pesquisa completa Índice de Confiança das Micro e Pequenas Empresas (ICPN) no Brasil. – Abril 2014 (em PDF). 

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As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira de 1998 a 2011
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O Brasil registrou em 2011 um total de 11.525 micro e pequenas empresas exportadoras, responsáveis por US$ 2,2 bilhões em exportações. O número de MPE exportadoras caiu 2,6% em relação a 2010, e o valor exportado teve aumento de 11,3%.

Os dados são do recém-lançado estudo “As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira”, dividido em dois volumes: Brasil e Estados, que mostra a evolução da participação das MPE na exportação brasileira de 1998 a 2011.

O estudo apresenta a evolução dos setores de atividade econômica, principais países e regiões de destino, frequência exportadora, intensidade tecnológica dos produtos, entre outros.

Baixe o estudo Brasil, (em PDF)

Estudo nos Estados (em PDF). 

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Perfil do Microempreendedor individual 2013
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Com o avanço da Lei Geral, foi criada a figura do Microempreendedor Individual (MEI) através da Lei Complementar 128/2008. Surgiu assim um novo segmento de clientes do Sebrae, com características próprias – e distintas – das micro e pequenas empresas. Para conhecer essa nova clientela, saber quais suas necessidades, seu comportamento, quais suas expectativas para o futuro e para o correto direcionamento do atendimento, realizamos pesquisas anuais sobre o perfil do microempreendedor individual.
Leia a pesquisa completa (em pdf)

Saiba mais sobre essa e outras pesquisas no menu Microempreendedor Individual.

 

O que pensam as micro e pequenas empresas sobre sustentabilidade
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O interesse do consumidor por produtos e serviços decorrentes de práticas economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas cresce a cada dia em todo o mundo. Essa tendência irreversível, imposta pelo próprio mercado, ganha força também na nossa sociedade em busca de um desenvolvimento sustentável.

As micro e pequenas empresas já vêm se posicionando em função dessa forte tendência, cada vez mais presente na legislação e nos mercados. É o que confirma a pesquisa feita pelo Sebrae com cerca de 3,9 mil empresários desse segmento, já visando ao debate no âmbito da Rio+20, a Conferência das nações unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012 no Rio de Janeiro.

O Sebrae entende que esse tema tem um ambiente favorável ao avanço de suas ações no sentido de tornar o conhecimento dos empresários sobre sustentabilidade um fator de competitividade. O desafio está posto!

Saiba mais sobre o tema lendo o estudo completo "O que pensam as micro e pequenas empresas sobre sustentabilidade" (em PDF).

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Empresa de Pequeno Porte

Empresa de Pequeno Porte (EPP) é um empreendimento com faturamento bruto anual entre R$ 360 mil e R$ 3,6 milhões.Caso essa empresa não exerça uma atividade vedada pela LC 123/2006, ela também poderá optar pelo Simples Nacional.

As Pequenas Empresas do Simples Nacional

Conheça o estudo pioneiro que traça um perfil das Empresas de Pequeno Porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional. Com recortes nacional e estaduais, a publicação apresenta e analisa dados de faturamento médio dessas empresas, distribuições geográfica, setorial, etc.

As Pequenas Empresas do Simples Nacional (em PDF).

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Flutuação do emprego e desemprego nas MPE
Mensalmente a Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae analisa a trajetória de admissões e desligamentos no mercado formal, com base nos números do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados (CAGED). Acesse e conheça as análises desde dezembro de 2008.

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Os donos de negócios no Brasil: Análise por raça/cor
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Este relatório tem como objetivo apresentar as principais características dos Donos de Negócio no Brasil, de acordo com a raça/cor declarada por eles.

Em 2013 o Sebrae ampliou sua linha de estudos sobre os empreendedores de Pequenos Negócios, elaborando uma série de publicações inéditas sobre “Os Donos de Negócio no Brasil”, utilizando como recortes as principais variáveis que ajudam a caracterizar esse grupo de pessoas, por exemplo: o estudo sobre os Donos de Negócio por sexo (homem x mulher), por faixa etária (jovens x não jovens); Empresários, Potenciais Empresários e Produtores Rurais; etc.
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Sobrevivência das Empresas no Brasil
O estudo publicado em 2013 revisa e dá continuidade ao de 2011, apresentando as taxas de sobrevivência das empresas com ate 2 anos criadas em 2005, 2006 e 2007, calculadas a partir de novos dados disponibilizados pela Receita Federal. As análises dão indícios de que não apenas a criação de empresas vem ganhando impulso, como também a taxa de sobrevivência vem melhorando a cada ano.

Baixe estudo completo Sobrevivência das empresas no Brasil - julho 2013 (em PDF)

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Análise da conjuntura econômica no Brasil e no mundo
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O Boletim Estudos e Pesquisas tem como objetivo subsidiar os trabalhos desenvolvidos pelas diversas áreas que integram o Sistema Sebrae. Conheça a análise da conjuntura econômica internacional e nacional, bem como dos principais setores econômicos que concentram micro e pequenas empresas na edição de julho de 2013
Boletim Estudos e Pesquisas : abril de 2014

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GEM 2012: o sonho de ter o próprio negócio é maior que ter uma carreira em empresa
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A pesquisa de 2012 revelou que a proporção dos brasileiros que deseja de ter o próprio negócio (43,5%) é superior a dos que desejam fazer carreira em empresas (24,7%). Em uma lista de 67 países, o Brasil aparece em quarto lugar em termos de número de empreendedores. São 37 milhões de pessoas que já possuem um negócio ou realizaram alguma ação, nos últimos meses, visando ter um negócio próprio. Em 2012, 30,2% da população adulta, entre 18 e 64 anos estava envolvida na criação ou administração de um negócio. Entre 2002 e 2012, essa taxa apresentou um aumento de 44% (saindo de 20,9% para 30,2%).
Baixe pesquisa completa (em PDF).

Baixe todas as pesquisas GEM desde 2000.