Inovação e Tecnologia
Consultoria tecnológica > Alimento Seguro
Boas práticas na fabricação e manipulação de alimentos


Programa Alimento Seguro
O PAS é desenvolvido por entidades do Sistema “S” (Sebrae, Senai, Sesi, Sesc, Senac, Senar, Senat e Sest) e tem o objetivo de reduzir os riscos dos alimentos a população.

O programa atua no desenvolvimento de tecnologia, metodologia, conteúdos, formação e capacitação de técnicos para disseminar, implantar e certificar ferramentas de controle em segurança de alimentos nas empresas integrantes da cadeia dos alimentos, em todo o país.

Nesta página, você obterá mais informações sobre o tema.

 

 

Projeto PAS
Fonte: Sesi

O projeto PAS atua nas seguintes áreas:

Indústria – aumentar a segurança e qualidade dos alimentos produzidos pelas indústrias de alimentos em âmbito nacional.

Campo - melhorar a qualidade e, especialmente, a segurança dos produtos de origem animal e vegetal, no âmbito do produtor rural.

Mesa – aumentar a segurança no preparo de alimentos prontos para consumo, visando a redução de surtos de toxinfecção alimentares.

Transportes – levar ao setor de transporte, as Boas Práticas e os princípios de APPCC, visando ao controle dos perigos relativos à saúde do consumidor e à qualidade do produto.

Distribuição – aumentar a garantia de segurança e da manutenção da qualidade dos alimentos no segmento distribuição.

Ações especiais – dar apoio aos demais projetos PAS ou ações ligadas ao Sistema APPCC (ou a melhoria da qualidade) de órgãos, instituições, associações e outros grupos.

Boas Práticas de Fabricação e Manipulação
Consultoria para boas práticas de fabricação e manipulação
Sebrae auxilia empresas na redução da contaminação de alimentos. Dessa forma, as empresas aumentam a segurança e a qualidade dos alimentos, além de ampliarem a competitividade.
Agencia Sebrae de Notícias

Segurança do alimento minimamente processado
Fonte: Sebrae
Produtores devem ficar atentos aos processos de sanitização de hortaliças
A segurança da fruta e da hortaliça minimamente processadas é pressuposto básico para o sucesso de empreendimentos nesse ramo de negócio agroindustrial.
Processos de produção e manipulação de alimentos: por onde começar e que cuidados devem ser tomados
O Sebrae São Paulo preparou publicações importantes sobre manipulação de alimentos. São fascículos que tratam sobre os aspectos de preparação de um alimento, desde o momento da compra das matérias primas, passando pelo recebimento das mesmas pelos estabelecimentos que processam ou manipulam um alimento, como fazer para ter um correto armazenamento, as etapas do pré-preparo, preparo, congelamento, refrigeração até o momento em que o alimento é entregue para o consumo, seja para o consumidor do seu estabelecimento, seja para a sua família (arquivos em pdf.).

Fascículo 5 - recebimento de matérias-primas, de produtos e do seu transporte.

Fascículo 6 - armazenamento e pré-preparo.

Fascículo 7 - armazenamento pós-manipulação, preparo, cozimento, resfriamento, congelamento, reaquecimento e porcionamento.

Fascículo 8 - espera para fornecimento, distribuição, transporte de alimentos prontos, manutenção do quente e do frio, coleta e guarda de amostras, sobras quentes e frias.
Por boas práticas nos serviços de alimentação
Fonte: Boletim MPE maio - Sebrae
Entenda a importância de implementar normas para o setor de alimentação
Pequenos empreendedores, mesmo aqueles que se lançam no mercado confiantes em seus processos artesanais para a preparação de alimentos, não podem ignorar as orientações oferecidas pelas normas técnicas.
Entre em contato como Sebrae: 0800 570 0800

:: Ache o Sebrae mais próximo do você
Rede de contatos Sebrae
Para obter mais informações sobre os projetos e programas do Sebrae e saber como participar, basta entrar em contato com o Sebrae de seu estado ou acessar a Rede de Contatos Sebrae em Inovação e Tecnologia.
 
O PAS é um programa desenvolvido por entidades do Sistema “S”.

:: Conheça o site do Sesi sobre o Programa Alimentos Seguros.

:: Acesse também links importantes relacionados à boa segurança dos alimentos.
img_História de Inovação
Confira histórias de empresas que utilizaram o Programa de Alimento Seguro e conseguiram mais qualidade no negócio.

:: Pastelaria Barbosa

:: Polpas Cristal
Boas práticas na fabricação de alimentos

 

Confira vídeo do programa Estação Sebrae, que aborda a questão das boas práticas que devem ser adotadas pelas empresas que manipulam alimentos.

Assista em tamanho maior