Inovação e Tecnologia
Consultoria tecnológica > Design
Diferencial no mercado com investimento em design


Design
O design está presente em todos os processos da empresa, desde a concepção do produto até o planejamento, produção, marketing e comercialização.

Para ajudar o pequeno e micro empresário a inovar nessa área, o Sebrae oferece vários tipos de atendimento, desde consultoria individual, a elaboração de cadernos de tendências, adequação de embalagens, concepção de identidade visual da marca e promoção de ações específicas.

Você encontra nesta página mais informações sobre design.

Sebrae oferece Consultoria técnica em Design
Projeto atua em várias etapas do desenvolvimento de um produto
Com o objetivo de qualificar as empresas para o design e adequar as características do produto às preferências e exigências do consumidor, o Sebrae oferece atendimento específico para micro e pequenas empresas.
Móveis da Amazônia: inovação em design vira caso de sucesso
Estado do Acre, parte da Amazônia, abundante em recursos naturais e privilegiado por uma beleza deslumbrante, apresenta um enorme potencial para exploração econômica sustentável da floresta. Um dos mercados a ser desenvolvido é o do setor moveleiro.

Veja neste caso de sucesso como a introdução de design e de tecnologia na produção beneficiou uma marcenaria de Rio Branco.

Design de Embalagem para Micro e Pequenas Empresas
Conheça o projeto Embalagem para todos, uma parceria entre o Sebrae e a Associação Brasileira de Embalagem
O projeto Abre-Sebrae atende micro e pequenas empresas com profissionais qualificados que irão desenvolver design de embalagens com valores acessíveis. O desenvolvimento dos projetos é feito por agências de design especializadas nessa atividade.
Sebrae apoia centros e núcleos de inovação e design
Uso do design é fundamental e estratégico para agregar valor e diferenciar as micro e pequenas empresas
Para desenvolver o design de forma integrada, sustentável e inovadora é necessário o trabalho conjunto de instituições públicas e privadas na criação de Centros e Núcleos de Design. Saiba como funcionam e o que podem oferecer estas instituições.
BNDES disponibiliza linha de crédito para serviços de design
Autor: Martha Mendes
Fonte: BNDES
Já foram emitidos mais de 250 mil cartões, somando R$ 9,4 bilhões em limite de crédito pré-aprovado
As empresas e empresários individuais prestadores de serviços de design já podem solicitar o credenciamento como fornecedores no Portal de Operações do Cartão BNDES. Os serviços de design gráfico, webdesign, branding e assemelhados não poderão ser credenciados nessa linha de crédito.
Técnicas para embalagens de produtos
Um bom design na embalagem e a utilização do apelo de sensibilização adequado são indispensáveis para o sucesso de vendas de um produto
A embalagem é um componente muito importante do produto. Além de contribuir para a diminuição das perdas dos produtos primários, assegurando sua preservação e longevidade, funciona como elemento de atração e estímulo ao consumidor.
Informações obrigatórias nas embalagens de produtos
Duas leis regem como as informações devem ser apresentadas nas embalagens dos produtos comercializados no Brasil
Conforme Decreto nº 4.544/02 – Regulamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (RIPI), em seu artigo 213, os fabricantes ou estabelecimentos devem rotular ou marcar seus produtos. Já a Lei nº 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor determina que a oferta e a apresentação de produtos ou serviços devam assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características.
Design thinking: uma nova abordagem para inovação
Fonte: Site Inove Terraforum

Conceituado como um tipo de design que busca a resolução criativa de problemas e que, por consequência, acaba gerando, inovações altamente focadas no usuário, o Design Thinking surge como uma tendência emergente. Confira o artigo de Luiz Alberto Bonini e Gustavo de Boer Endo sobre o que é o Design e conheça um caso prático de aplicação.
Produtos bem desenhados e bolados conquistam a clientela

Utilize o design como estratégia de competitividade e sustentabilidade para seu negócio e produtos.

:: Leia o artigo de Edson Pereira no blog Faça Diferente.

 

 

Socorro, meu produto está igual ao do concorrente
Especialista do Sebrae fala da necessidade em se aplicar o design como ação de diferenciação de uma empresa, marca ou produto; seja na logomarca, na embalagem ou no design do produto.

Confira, no blog Faça Diferente, as dicas de como investir no design e potencializar seus ganhos com a diferenciação.
Bombril: inteligência de embalagem aplicada à linha Mon Bijou
O sistema de embalagem de uma empresa pode ser transformado em uma poderosa ferramenta de competitividade de uma marca. Pensando nisso, a Bombril, em uma parceria com alunos da ESPM, desenvolveu um programa de embalagem para a linha Mon Bijou para transformá-la em uma ferramenta de marketing. Confira como tudo aconteceu neste estudo de caso.
Design e artesanato são temas de entrevista com designer social
Fonte: Site A Casa

Paula Dib é designer social, atua em comunidades, co-criando e oferecendo insights para inovação, bem estar e transformação social. Em entrevista, ela fala sobre a parceria entre designers e comunidades de artesãos, como se dá a relação entre eles e qual a importância dessa relação. Confira.
Proteção e funcionalidade da embalagem para exportar
Fonte: Aspectos a Considerar na Embalagem de Produtos de Exportação
A embalagem também serve para facilitar o armazenamento industrial e comercial
A embalagem surgiu com a função de proteger o produto em sua passagem das mãos do vendedor para as do comprador. A embalagem é um elemento da maior importância nas atividades de exportação, merecendo especial consideração dos fabricantes. Atualmente, a embalagem pode desempenhar diversas funções, que variam em sua intensidade conforme o tipo de produto.
Centro de Inovação da Fiep destaca Curitiba como referência em design sustentável
Fonte: Agência FIEP

Artigo publicado por associação norte-americana destaca Curitiba e o Centro Internacional de Inovação (C2i) como referência nacional e internacional em sustentabilidade de desenvolvimento sócio-econômico. Um dos responsáveis por esse cenário é o espaço de cultura da inovação, o C2i, criado em 2008 pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).
Entre em contato como Sebrae: 0800 570 0800

:: Ache o Sebrae mais próximo do você
Rede de contatos Sebrae

Para obter mais informações sobre os projetos e programas do Sebrae e saber como participar, basta entrar em contato com o Sebrae de seu estado ou acessar a Rede de Contatos Sebrae em Inovação e Tecnologia.
Design como Indutor de Vendas

 
1 |2 |3
 
 
Embalagens e suas aplicações

 

Este episódio do Estação Sebrae apresenta dois aspectos da preocupação com a embalagem: A melhor maneira de conservar o produto (levando em consideração matéria-prima da embalagem, custos de produção, etc) e a melhor maneira de apresentar o produto através da embalagem (com vistas a se diferenciar dos concorrentes e atrair o consumidor no ponto de venda).

Assista em tamanho maior
Um bom resultado com design
Leia reportagem da revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios

Empresa cria adesivos realistas para portas

A Couture Decó é uma empresa francesa de design de interiores especializada na última tendência em decoração: os adesivos de paredes. A novidade criada por ela são os adesivos para portas que imitam paisagens reais e causam um efeito visual surpreendente ao observador. 

 

Links de Interesse
:: ABRE – Associação Brasileira de Embalagens

:: Centro de Design do Paraná 

:: Portal DesignBrasil
Design para empresas de pequeno porte
Tem interesse em investir em design e não sabe como? O Sebrae preparou um material com informações importantes sobre o tema. Acesse a publicação Design para empresas de pequeno porte e entenda como o design pode fazer diferença na sua empresa.