Inovação e Tecnologia
Consultoria tecnológica > Normalização
Ajuste-se às normas técnicas e seja competitivo


Normalização
Vamos imaginar que não houvesse normalização para lâmpadas elétricas. Cada fabricante iria produzir conforme o seu projeto. O consumidor que tem um tipo de bocal em sua residência somente poderia comprar do mesmo fabricante, caso contrário a lâmpada não poderia ser instalada.

Felizmente existe uma norma que define que todas as lâmpadas elétricas devem ser de encaixe com rosca com medidas específicas. O mesmo se aplica a uma infinidade de produtos e serviços que tem normas nacionais definidas pela ABNT.

As normas técnicas referem-se em geral à classificação, especificação, método de ensaio, procedimento, padronização, simbologia e terminologia. A normalização proporciona uma série de vantagens aos fabricantes, comerciantes e consumidores, que vão desde a eliminação de barreiras comerciais à segurança do usuário. Nessa página, você encontra mais informações sobre Normalização.

 

Saiba mais sobre normalização
Entenda o que é normalização, sua importância e funcionamento
A normalização estabelece requisitos técnicos a serem atendidos por um produto, processo ou serviço. Por meio dela é possí­vel melhorar os benefí­cios para as empresas e para os consumidores.
 
A importância das normas técnicas para as MPE

Acesse a cartilha Inovação e Tecnologia, em estilo gibi, produzida pela ABNT e Sebrae, que explica como as normas técnicas beneficiam as micro e pequenas empresas (arquivo em pdf).

:: Leia também: Normas técnicas – por um futuro melhor

 

 

 

Porque aderir às normas técnicas

ABNT e Anvisa regulamentam especificações de qualidade relativas à saúde, segurança, empresas e consumidores só têm a ganhar com o uso de normas para obter acesso a novas tecnologias e boas práticas gerenciais.

Normas ajudam a alcançar maior competitividade no mercado globalizado, redução de preços, aumentam a qualidade dos produtos e serviços e ajudam a conquistar novos clientes, favorecendo o desenvolvimento sustentável.

:: Leia o arquivo PDF, em formato de história de quadrinhos. Normas técnicas: o que eu ganho com isso?
A atuação do INPI e do Inmetro
O  Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) é responsável por registros de marcas, concessão de patentes, averbação de contratos de transferência de tecnologia e de franquia empresarial, e por registros de programas de computador, desenho industrial e indicações geográficas.

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) objetiva fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços. 
Estratégia Brasileira de Normalização 2009-2014
Sob a ótica da inovação tecnológica, a utilização de normas técnicas em setores onde a normalização não fazia parte da cultura tecnológica tem contribuído decisivamente para a melhoria da qualidade e competitividade dos bens e serviços ofertados.

Confira o documento do Comitê Brasileiro de Normalização (CNB) e identifique como a normalização contribui para o acesso a mercados, promover o bem estar da sociedade, o desenvolvimento sustentável, entre outros.
10 razões para utilizar normas em seu negócio
A ABNT apresenta 10 importantes fatores advindos com a normalização que vão fazer a diferença no seu negócio.

Melhores práticas - normalização
Leia documentos produzidos pelo Sebrae e ABNT sobre melhores práticas na normalização. Arquivos em pdf.

A importância da normalização
Publicação tem como tema a importância da normalização para as micro e pequenas empresas. Aborda o conceito de normas técnicas e oferece exemplos de utilização de normas técnicas; a relação dessas normas com o comércio e seus impactos nos negócios; os benefícios e importância da normalização.

Como participar – normalização
Esta publicação aborda como funciona o processo de normalização nacional junto à ABNT e quais são as formas de participação das Micro e Pequenas Empresas.

Normas internacionais e MPE
Publicação tem como tema a importância da normalização internacional para as micro e pequenas empresas. Aborda o conceito de normas internacionais e oferece exemplos de normas utilizadas; a relação dessas normas com o comércio internacional e seus impactos nos negócios; como verificar e acessar as normas internacionais e, por fim, como participar do processo de normalização internacional.
Inovação como forma de crescimento
Para inovar é preciso conhecer mais a fundo as possibilidades do mercado e as normas vigentes. Um empresário de Inhaúma, no Rio de Janeiro, conseguiu dar mais qualidade e segurança ao seu trabalho seguindo normas técnicas disponibilizadas pelo convênio entre a ABNT e o Sebrae. Ele foi o primeiro empresário da construção civil que consultou gratuitamente as normas para blocos de concre­to que integram a coleção.

Veja essa e outras histórias de micro e pequenos empresário que utilizam as normas técnicas da ABNT.
Investindo na capacitação
O Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), busca melhorar a qualidade e a competitividade das Micro ePequenas Empresas por meio do uso de normas técnicas. O objetivo é divulgar osbenefícios da normalização ao maior número possível de MPEs. Veja exemplo de empresa que adotou normas da ABNT e tem alcançado diferencial competitivo.
Entre em contato como Sebrae: 0800 570 0800
Img_saiba mais

Saiba mais sobre Normalização no site da ABNT.

:: Ache o Sebrae mais próximo do você
Convênio Sebrae/ABNT - Normas Técnicas para MPE´s
O SEBRAE e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) firmaram um convênio que possibilita às Micro e Pequenas empresas, após breve cadastro, o acesso às normas técnicas brasileiras por 1/3 do seu preço de mercado.

O uso da norma técnica auxilia na melhoria da qualidade, redução de custo e acesso a mercados, tudo o que você, empresário ou empreendedor, precisa para ser mais competitivo e fazer sua empresa crescer. Descubra o que as normas técnicas podem fazer pelo desenvolvimento de sua empresa.
Acesse o site da ABNT e confira as perguntas mais frequentes sobre normalização.
Casos de Sucesso
Os casos de sucesso ajudam sua empresa a visualizar novos horizontes e possibilidades de crescimento para o futuro. Demonstrações de produtos e serviços que deram certo e que as empresas que foram beneficiadas abrem as portas para todos que desejam ver o processo.

:: Confira casos de empresas que utilizaram normas e técnicas em seus produtos e serviços (arquivos em pdf.).

Estudo de Caso Alaya
Estudo de Caso Centro de Reciclagem Rio
Estudo de Caso Hotel Del Rey
Estudo de Caso Norbra
Estudo de Caso Pole Scola Uniformes
Estudo de Caso Rema Rios
Estudo de Caso Tijol Eco
Rede de contatos Sebrae

Para obter mais informações sobre os projetos e programas do Sebrae e saber como participar, basta entrar em contato com o Sebrae de seu estado ou acessar a Rede de Contatos Sebrae em Inovação e Tecnologia.