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Como traçar caminhos seguros

e alcançar metas


Onde quero que minha empresa esteja a médio prazo? E a longo? Quais são os maiores desafios que preciso enfrentar para chegar lá? Quais são as minhas metas e quais caminhos preciso percorrer para alcançá-las?
 
A resposta para todas essas perguntas são encontradas durante um processo fundamental para a gestão empresarial: o planejamento estratégico.
 
A elaboração desse planejamento, contudo, demanda o uso de algumas ferramentas específicas. A apresentação desses instrumentos é justamente o foco do curso Planejamento estratégico namedida
 
Com ele, você estará pronto para criar estratégias com foco no mercado, partindo da análise interna da empresa, do ambiente, até a tomada de decisão.
 
Curso e diálogos
A capacitação em planejamento estratégico oferecida pelo Sebrae é dividida em dois momentos: um curso com consultoria e diálogos empresariais.
 
Durante o processo são apresentados pontos como os primeiros passos para o planejamento; definição de missão, visão e valores; contornos da empresa e análise ambiental; além de oportunidades de negócios e investimentos.
 
O curso tem carga horária de 16 horas, divididas em quatro encontros com quatro horas de duração cada um, além de mais duas horas de consultoria. Já os diálogos variam entre 2 e 3 horas de duração. 
 
Vale registrar que os diálogos empresariais consistem em reuniões com empresários que participaram das soluções do namedida e que buscam aprofundar o conhecimento em gestão de forma prática. Os diálogos são mediados por consultores do Sebrae.
 
Para saber mais sobre esse conjunto de soluções elaborado namedida para a sua microempresa, leia o conteúdo detalhado do curso.

 

Empresários devem planejar as estratégias de ação da empresa
Visão de futuro e saber aonde chegar são os primeiros passos para o sucesso
Qualquer empresário que queira manter a empresa viva no mercado atual deve planejar o caminho e as estratégias de ação. É necessário ter uma visão de futuro e saber aonde se quer chegar.
Planejamento em datas comemorativas
Primeiro passo é ter os dados do ano anterior para poder planejar novas ações para o Dia dos Namorados
Planejamento deve ser iniciado apontando quem são os potenciais clientes, os produtos que mais os atraem e quais benefícios despertariam um maio desejo de compra
Como elaborar um diagnóstico da sua empresa
Mecanismo ajuda a identificar os pontos críticos que precisam ser corrigidos e a elaborar o plano de ação
O diagnóstico empresarial é uma importante ferramenta de planejamento. Por meio dele, você terá uma ideia precisa dos pontos críticos da sua empresa que demandarão sua atenção e ações corretivas. Fazer o diagnóstico da sua empresa é necessário para traçar um plano de ação.
Planejamento aumenta as chances de sucesso do negócio
Um bom plano deve definir objetivos e prazos de um empreendimento, além de organizar informações importantes para reduzir os riscos
O trabalho de preparação de qualquer empreendimento é chamado de planejamento. Além disso, é o processo que organiza as informações e os dados importantes para manter a empresa funcionando. O planejamento pode indicar a melhor maneira de usar os recursos disponíveis, ao permitir que os administradores acompanhem de perto cada parte da empresa.
Fatores que influenciam no planejamento de confecções
Mercados, consumidor, fornecedor e concorrente devem ser estudados, assim como o funcionamento interno da empresa
Conheça os fatores internos e externos que interferem no planejamento das empresas de confecções. São considerados fatores internos: estrutura produtiva, recursos humanos e financeiros, estratégias de vendas e marketing e os controles administrativos. Os fatores externos dizem respeito ao mercado consumidor, fornecedor e concorrente.
Como elaborar um planejamento estratégico do negócio
Administradores devem preparar as condições internas da empresa para aproveitar as oportunidades disponíveis no mercado
O planejamento estratégico determina que a empresa desenvolva seu conjunto de tarefas maiores, de maneira disciplinada e organizada, visando atingir objetivos que a levarão a um futuro melhor. Planejar estrategicamente significa compatibilizar as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo com as condições internas, favoráveis ou não, da empresa, de modo a satisfazer seus objetivos futuros.
Como participar
O que você está esperando para deixar sua empresa namedida certa? Para participar do projeto, procure o Sebrae mais próximo de você ou ligue no 0800 570 0800.

 

Negócios e soluções: plano de negócio
Empresários falam sobre seus próprios erros, acertos e dúvidas, e consultores identificam soluções para o sucesso das empresas. A série traz valiosas dicas sobre planejamento, marketing, finanças, fluxo de caixa etc.

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Planejamento: etapa fundamental de qualquer projeto
Por meio do bom planejamento, o empresário pode prever riscos e antecipar ações para o sucesso da empreitada
A fase de planejamento faz parte da preparação de todo empreendimento. Nesta fase, são estabelecidos os objetivos, etapas, prazos e meios de concretização. É importante para manter o funcionamento da empresa, como para atingir metas. Confira algumas dicas para elaboração do planejamento.
Plano de negócio é importante em todas as etapas da empresa
O Plano de negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor. Se você ainda não montou o seu plano, agora é o momento. Saiba como fazer e porque é tão importante.

Acesse também orientações e dicas para o seu negócio se destacar no mercado com boas estratégias de distribuição, divulgação, venda e inovação, no site Acesso a mercados.
Biblioteca Sebrae

Viabilizando idéias através do planejamento
Para que o negócio seja bem sucedido, é preciso deixar a emoção de lado e investir em um processo realista e na busca de informações
Mais de 70% das micro e pequenas empresas brasileiras fecham as portas nos primeiros cinco anos de vida. Vários fatores explicam o elevado índice de mortalidade, tais como a não realização de estudos sobre o negócio, a falta de experiência do empreendedor no segmento escolhido e a dedicação parcial ao empreendimento. Na maioria dos casos, um bom planejamento estratégico pode fazer a diferença.