Acesso a serviços financeiros
Análise financeira

Qualifique o resultado financeiro do seu negócio


img - Sebrae ajuda pequenas empresas a acessarem a crédito

Analisar financeiramente uma empresa significa qualificar o seu resultado financeiro, seja ele positivo ou negativo. Se a empresa é lucrativa, deve-se concluir se esse lucro é ótimo, bom ou ruim. Mesmo com lucro, este pode estar abaixo do mercado, significando alguma deficiência na gestão da empresa.

A análise normalmente é realizada através do Fluxo de Caixa ou do Balanço Patrimonial e Demonstrativo de Resultado do Exercício. Nesta página, você aprende como fazer a análise financeira do seu negócio.

 

Análise financeira com fluxo de caixa

Abaixo, você confere vários instrumentos que ajudam a fazer análise financeira do seu negócio:

Fluxo Caixa
O primeiro passo, para a analise financeira, é a elaboração do Fluxo de Caixa, projetando, para períodos futuros, todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa.

Estrutura Gerencial de Resultados
O segundo passo é a elaboração da Estrutura Gerencial de Resultados, permitindo avaliar o resultado operacional, lucro ou prejuízo, num determinado período e disponibilizando informações para outras análises que estão descritas a seguir.

Análise de Sensibilidade
Ferramenta que permite comparar resultados da empresa a partir de simulações. Compreender o que é uma Análise de Sensibilidade aumenta a capacidade de gestão do negócio.

Rentabilidade
A rentabilidade é um indicador de atratividade do negócio, mostrando a taxa de retorno do capital investido em um determinado período.

Lucratividade
A Lucratividade é um indicador de eficiência operacional obtido sob a forma de valor percentual e que indica qual é o ganho que a empresa consegue gerar sobre o trabalho que desenvolve.

Ponto de equilíbrio 
O ponto de equilíbrio é um indicador de segurança do negócio, pois mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem as despesas/custos.

Prazo de Retorno do Investimento (PRI)
O PRI é um indicador de atratividade do negócio, pois mostra o tempo necessário para que o empreendedor recupere tudo o que investiu no negócio.

Análise financeira com demonstrativos contábeis
Análise Financeira do Investimento
As demonstrações financeiras fornecem um conjunto de dados organizados sobre a empresa, que com o emprego de técnicas de análise, transformam-se em informações que poderão orientar o processo decisório do empresário.

 

Balanço Patrimonial
O Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da Entidade. É utilizado na análise financeira da empresa
Demonstração do Resultado do Exercício
A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) é uma demonstração contábil dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competència.