Acesso a serviços financeiros
Planejamento Financeiro

Faça o planejamento financeiro do negócio e seja bem-sucedido


img - Sociedades de Garantia de Crédito ajudam na obtenção de crédito

Em uma economia cheia de incerteza e grande concorrência, o planejamento financeiro mostra-se como uma ferramenta para a boa gerência e algo necessário a sobrevivência da empresa. Planejar é traçar metas, elaborar planos direcionados ao projeto que se almeja por em prática.

Planejar as finanças da empresa é criar uma estratégia econômica para que os objetivos sejam atingidos, a curto ou longo prazo, da maneira mais estruturada e precisa possível.

Gestão do capital de giro
Instrumento permite estimar a situação de liquidez da empresa com meses de antecedência
Quando se projeta um fluxo de caixa para um período de quatro a seis meses, significa que, no momento da projeção, já se pode visualizar a situação de caixa para períodos futuros e tomar decisões para modificar a situação encontrada, principalmente nos períodos de dificuldades financeiras.
Conciliação de prazos com fornecedores e clientes
Empreendedores devem controlar o caixa calculando o prazo obtido com fornecedores, o prazo concedido aos clientes e o prazo das mercadorias em estoque
Você já percebeu que a conciliação dos prazos obtidos para pagamentos aos fornecedores com os prazos concedidos aos clientes tem efeito no seu negócio?
A importância da apuração de resultado
Ao calcular a diferença entre as vendas totais e os custos e despesas de um período, é possível avaliar se o negócio está dando lucro ou prejuízo
A apuração mensal de resultados é um instrumento de gestão econômica que possibilita ao empresário conhecer os resultados de seu negócio, no fim de determinado período. Quando o resultado é positivo, significa que a empresa operou com lucro. Quando o resultado é negativo, significa que teve prejuízo. A apuração dos resultados mensais deve ser feita depois do fim do mês, ou seja, no início do mês seguinte, quando o empresário já tem dados confiáveis das operações do mês anterior.
Distribuição de lucros
Como os sócios de uma empresa dividem o lucro líquido
O lucro líquido corresponde à remuneração do capital investido na empresa. Cabe ao dono do empreendimento decidir se o funcionário terá ou não participação nos lucros.
Programa de rádio e TV capacitam empreendedores na gestão financeira

Por meio de programas de televisão e rádio, o Sebrae dá dicas e orientações sobre gestão financeira de empresas micro e pequeno porte. São informações sobre metodologias que, se corretamente aplicadas, podem fortalecer o negócio. Abaixo uma lista de vídeos e áudios sobre gestão financeira:

VÍDEO

Formação de preços de produtos - Assista ao Negócio e Soluções e saiba quais são os fatores que devem ser considerados na hora de formar preços de seus produtos.

Formação de preços de serviços - Para formar preço é preciso considerar custo do serviço, despesas variáveis, despesas fixa e lucro liquido da empresa, sem esquecer a questão da competitividade.
Parte 1; Parte 2

Custos e manutenção de empresa - Neste episódio você saberá quais os custos para abertura e manutenção da empresa. O casal de empresários Inês e Flávio comenta como foi a fase de poupar o dinheiro para realizar o sonho de abrir o negócio próprio e o segredo para ter o capital de giro.

Faça um bom gerenciamento financeiro - Assista ao programa Negócios & Soluções e saiba como o gerenciamento financeiro afeta o sucesso da empresa e sua permanência no mercado.
Parte 1; Parte 2; Parte 3;

 

RÁDIO

A postura do empresário em relação ao dinheiro do negócio - Ouça o programa Negócios que Dão Certo e conheça a história do dono de um restaurante em Salvador que conseguiu manter um bom controle do fluxo de caixa da empresa.

Registrando as informações sobre estoque - Ouça o programa A Gente Sabe, A Gente Faz e entenda como manter um bom fluxo de caixa na sua empresa.

Registrando as informações sobre vendas e controle de caixa - No programa A Gente Sabe, A Gente Faz, aprenda a fazer o negócio crescer, sem correr muitos riscos. Para isso, é necessário fazer o registro de todas as vendas e controlar o caixa do seu negócio.

Calculando o preço do produto no mercado - Aprenda como colocar preço nas mercadorias. Ouça o programa A Gente Sabe, A Gente Faz.

Cuidados na definição do preço das mercadorias - No programa Negócios que Dão Certo, a empresária Creusa Maria da Silva, que possui uma banca de roupas na Feira da Lua, em Goiânia, ensina a definir preços sem levar prejuízo ou perder clientes.

Sensibilidade do cliente a preços - Ouça o programa A Gente Sabe, A Gente Faz e saiba como impressionar o público com ofertas. As vantagens agregadas à compra fazem os clientes ligarem menos para o preço.

Como utilizar a análise do fluxo de caixa
Análise do fluxo de caixa permite traçar estratégias para o crescimento da empresa ou reverter as situações negativas
O fluxo de caixa propicia clareza sobre o futuro da empresa e auxilia o empresário a realizar previsões. Assim, é possível planejar estratégias que dependem de resultados. Se os resultados forem positivos, o caminho está aberto para realizar aplicações e investimentos. Por outro lado, os resultados negativos indicam a necessidade de ações de reversão, como a antecipação das vendas.
Como fazer gestão do capital de giro?
No programa de rádio Faça Diferente, o especialista em inovação Edson Pereira recomenda que os empreendedores criem um fundo reserva para épocas de poucas vendas para gerenciar o capital de giro.

Aprenda a gerir os custos e o estoque do seu negócio
Controlando os estoques com inteligência
O artigo orienta profissionais e estudantes da área Contábil sobre como proceder para que os estoques não se tornem um problema para a empresa. Além de mostrar a importância do controle permanente do estoque, através das fichas de controle de estoque, mostra também que deve-se conhecer os Estoques Mínimos e Máximos de cada produto para não afetar o fluxo de caixa da empresa, como também o Giro dos produtos.

Gestão de custos: uma questão de sobrevivência na nova economia
A preocupação com modelagens e sistemas operacionais de controle e acompanhamento de custos é fator de sobrevivência na chamada “nova economia” e, cabe aos administradores de todos os níveis e áreas estarem atentos às sucessivas mudanças de visão e foco do problema.
 

 

Custos e preço de venda dos produtos
Neste episódio do Estação Sebrae, você vai saber que o cálculo correto do preço de venda do seu produto ou serviço evita prejuízos, faz a diferença diante da concorrência e resulta em bons negócios.

Dicionário Financeiro
Você tem dúvidas sobre os termos e expressões usadas na gestão e análise financeira da sua empresa?

Então, faça o download do arquivo PDF Dicionário Financeiro.

O documento tem uma lista de vocabulário comum na administração financeira. Confira!