Quero abrir um Negócio
Que negócio abrir > Tipos > Franquias
Franquias: negócios testados e aprovados

img - franquias
A franquia empresarial é o sistema pelo qual uma empresa (franqueador) cede a outro empreendedor (franqueado) o direito de:

a) uso da marca ou patente;

b) distribuição de produtos ou serviços;

c) e uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador.

Os franqueados compram conhecimentos e pagam para usar os métodos e a marca do franqueador. Assumem a operação de um negócio já testado e de sucesso comprovado.
Oportunidades & Negócios
img_cartiha_franquias.jpg
Baixe a edição Crescimento das Franquias de Serviço, do boletim Oportunidades & Negócios, e saiba porquê pode ser vantajoso investir em franquias.

Este mercado é um dos que mais cresceram no Brasil ao longo da última década, acompanhando a tendência de crescimento do setor de serviços.

Esse sucesso que as franquias vêm apresentando chamou a atenção dos pequenos empreendedores.

As dicas de como obter sucesso você verá no decorrer da leitura.
Franquia: vantagens e desvantagens
Conheça as vantagens e desvantagens desse sistema de negócio
O empresário que opta por uma franquia já inicia seu negócio com uma marca conhecida no mercado. Por outro lado, o controle sobre as operações do franqueado são constantes.
Como acertar na escolha da franquia
Conheça os principais passos do processo de aquisição de uma franquia
Antes de fechar negócio, o candidato a franqueado deve obter informações práticas sobre a operação comercial e analisar a viabilidade financeira e a documentação legal da franquia.
Contrato de franquia é a chave para o sucesso do negócio
O documento referenda o acordo entre as partes e define os direitos e deveres de cada um
O contrato de franquia ou licenciamento é a chave para a criação de um bom negócio. Se for mal formulado, franqueados e franqueador podem prejudicar o empreendimento.
Direitos e deveres do franqueado
Saiba quais são as regras, técnicas e obrigações seguidas pelos franqueados
O franqueado deve cumprir com a metodologia de gestão da marca, de produção e de comercialização de produtos e/ou serviços. Juntamente com os direitos que lhe são assegurados com a concessão da franquia, os franqueados têm deveres a cumprir, que são essenciais para o sucesso de sua unidade e de toda a rede.
Fatores que geram conflitos entre franqueador x franqueado
Fonte: Sebrae Paraná
Saiba quais são os principais pontos que desencadeiam crises de relacionamento entre os envolvidos
Um dos fatores de discordância é a “crise de independência”, pela qual o franqueado pode passar quando adquire mais experiência no mercado. O correto é encarar o franqueado como investidor com empresa própria, capitais e experiências, fato que lhe confere um relativo grau de autonomia.
O que é franquia?
A cartilha O que é franquia esclarece as principais características deste tipo de negócio e tira as dúvidas dos potenciais franqueadores e franqueados. Baixe a publicação (em PDF) e ingresse com segurança no mundo do franchising.
Como adquirir uma franquia
O franchising é alternativa para empreendedores iniciarem negócios de sucesso. O sistema de franquias permite o acesso a fornecedores, informações sobre o perfil dos consumidores, pesquisas de mercado e capacitação.

Leia a publicação Como adquirir uma franquia e conheças outras vantagens de ser um franqueado.
Sebrae Franquias
O Sebrae apoia os candidatos a empresário no processo de escolha e decisão pela franquia mais adequada a seu perfil por meio do programa Sebrae Franquias. O projeto também orienta empresas a se expandirem por meio de franquias.
Pegue carona no sucesso de outra empresa
No programa Faça diferente, da Rádio Sebrae, o ex-gerente de Atendimento do Sebrae, Ênio Pinto, mostra que adquirir uma franquia é pegar carona no sucesso de uma empresa já consolidada no mercado.

Franquia inovadora conquista mercado
Assista ao programa Negócios & Soluções, da TV Sebrae, e conheça a história do empresário Paulo Sérgio Mauro.