Quero abrir um Negócio
Vou abrir > Consulte a viabilidade > Plano de negócio

Defina o conceito e planeje o seu negócio


img - plano de negocio
O empreendedor deve construir um plano de negócio, onde organiza as informações coletadas sobre a empresa que deseja montar. O planejamento proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresa em metas alcançáveis. Esses dados devem ser discutidos na consultoria de viabilidade.

No plano de negócio ficam registrados o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing e o plano financeiro que viabilizará o novo empresa. E lembre-se que o plano de negócio não é um documento fechado em uma gaveta, mas um projeto vivo que você deve manter sempre atualizado.

Como elaborar um plano de negócio
Plano de negócio é o melhor instrumento para traçar um retrato fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor
Desenvolver o plano de negócio é um sinal de maturidade e planejamento - através dele quem quer iniciar uma empresa tem mais segurança para alcançar o êxito e também ampliar ou promover inovações. Confira o roteiro para planejar a empresa e criar um documento vivo que descreve os objetivos de um negócio.
Empresários devem conhecer seus clientes
Um cadastro completo e atualizado dos clientes auxilia no planejamento das ações que podem gerar resultados
O cadastro de clientes é uma forma de fidelizar o consumidor. O registro possibilita ao empresário conhecer os desejos e necessidades da sua clientela. Aprenda a fazer o cadastramento dos clientes.
Descubra se o seu negócio é viável
img - viabilidade
O estudo de viabilidade ajuda o empreendedor a identificar o melhor momento para começar ou ampliar seu negócio. Abrange etapas como análise de mercado e projeção faturamento, informações que mostrarão para o empresário onde, como, quando e para quem oferecer seus produtos e serviços.

A pesquisa de viabilidade apresenta dados sobre o público-alvo e suas necessidades e sobre os produtos e serviços, os preços, as despesas e as receitas dos concorrentes. Também mostra a projeção dos custos, da receita e do capital de giro. Mensura o montante inicial para o investimento e em quanto tempo o valor será recuperado. Ainda propõe preços para os produtos e serviços, adequados ao mercado e à necessidade financeira da empresa.

Os futuros empresários podem contar com o apoio do Sebrae para saber se seu projeto é viável. Para isso, basta visitar uma unidade do Sebrae. O empreendedor é atendido por um consultor e orientado com relação a decisões fundamentais para o sucesso de seu empreendimento. Com as informações levantadas, o consultor realiza simulações e ajuda a analisar a viabilidade do negócio.

Procure um posto de atendimento do Sebrae ou se informe pelo telefone gratuito 0800 570 0800.
Plano de negócio: o que é preciso saber
Dados cujo conhecimento é necessário para o desenvolvimento do negócio
O texto apresenta algumas medidas a serem consideradas quando se deseja montar um negócio. Entre elas estão: conhecer o ramo de atividade, definir produtos e local de estabelecimento. Confira detalhadamente cada uma delas.
Para iniciar bem o seu negócio
O Sebrae São Paulo constatou por meio de pesquisa que 35% das empresas fracassam no primeiro ano de operação e 71 % não conseguem chegar a cinco anos de vida.

Em comum, essas empresas apresentaram sinais de que foram deficientes principalmente em duas questões fundamentais: estruturação do negócio ou planejamento prévio e administração. Portanto, conhecer o melhor possível o ramo do negócio que se escolheu é fundamental.

Foi pensando nisso que o  Sebrae São Paulo elaborou uma série de conteúdos valiosos para quem está iniciando um novo negócio. O blog Beco com Saída reproduziu os textos em 17 posts que indicamos a seguir:

Cursos do Sebrae ensinam a planejar o negócio
img - ead
Iniciando um pequeno e grande negócio
O curso orienta o empreendedor a organizar ideias e reunir recursos a partir de um roteiro com os principais aspectos a serem considerados no planejamento e abertura de um negócio.

Análise e planejamento financeiro
O participante desenvolve competência para analisar e projetar estratégias empresariais a partir de informações financeiras. Aprende também a administrar o setor financeiro da empresa e projetar o fluxo de caixa.
Viabilização de ideias passa pelo plano de negócios
Utilize o plano de negócios para garantir que a abertura da empresa seja apoiada por princípios sólidos
Após a definição do ramo de atividade, é hora de testar se o negócio escolhido é rentável. O plano de negócios é o instrumento que ajuda a desenvolver o planejamento detalhado.
Conheça os passos para a elaboração de um plano de negócios
O Sebrae produziu uma cartilha e um software para ajudar os micro e pequenos empresários a construir seu plano de negócios. São roteiros preciosos para você planejar a sua empresa e criar documento que descreve os objetivos do negócio.

Baixe a publicação e o programa de computador Como elaborar um plano de negócio do Sebrae Minas Gerais.
Abertura de empresa
Conheça a história do casal Bella e Fernando Paiva, empresários que transformaram o sonho de ter o negócio próprio em realidade.

Peça ajuda para o Sebrae
O Sebrae presta consultoria a empresas em formação e as já formalizadas e mais avançadas.

As consultorias são presenciais e envolvem estudos de viabilidade, planos de negócio, gestão financeira, marketing, inovação e tecnologia, além de diagnósticos para situações específicas.

Clique para encontrar consultoria.