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Reúna informações para começar bem


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Antes de dar entrada na papelada para abrir o negócio, o empreendedor precisa saber se seu negócio é viável. Para isso, deve coletar informações, que darão subsídio à elaboração do plano de negócios, documento que ajuda a tornar a empresa realidade.

O futuro empresário deve realizar uma pesquisa de mercado, identificando o melhor local para abrir o empreendimento e quem são seus concorrentes, fornecedores e consumidores e quais suas necessidades. O levantamento desses dados é um passo importante, que ajuda a solidificar o projeto.

Esta etapa ajuda ao empreendedor a conhecer o mercado, planejar bem a empresa, enxergar as oportunidades de negócio, saber quanto deverá dispor para iniciar o projeto e compreender como a economia poderá afetar a iniciativa.

Abaixo, você confere dicas de como realizar a coleta de informações:

 

Pesquisa de mercado: o que é e para que serve
Conheça a definição e aplicação da pesquisa de mercado a fim de melhorar as vendas
O sucesso de uma pesquisa mercadológica é a orientação para as decisões. Isso significa que a pesquisa deve ser aplicada somente quando os seus resultados contribuírem para diminuir a incerteza ou influenciar no rumo que a empresa tomará.
Composição do mercado e definição do público-alvo
Para desempenhar satisfatoriamente seu papel no mercado, o empreendedor deve mapear o consumidor, o concorrente e o fornecedor
O conceito de mercado é a relação entre a oferta – pessoas ou empresas que desejam vender bens e serviços – e a procura – pessoas ou empresas que querem comprar bens ou serviços. O mercado pode ser segmentado de acordo com as características do consumidor ou por meio de sua relação com o produto.
Pesquisas ajudam a definir o público-alvo
Definição de quem será o consumidor final é fundamental
Realizar uma pesquisa do público-alvo é uma etapa que não deve ser esquecida, pois poderá fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de um novo produto ou até da empresa como um todo.
Analise o mercado e descubra as necessidades da clientela
É possível identificar diversas características dos clientes como faixa etária, ocupação e renda
A decisão de comprar é tomada pelos consumidores a partir da percepção que eles possuem de um problema. A partir disso, eles se movem em direção à resolução. Sabendo disso, o empresário tem as condições necessárias para identificar as necessidades do cliente. E a análise de mercado é uma das ferramentas disponíveis para isso.
Como escolher produtos que satisfaçam o cliente
É essencial saber o que o cliente quer. Assim, será possível oferecer um produto que o satisfaça e motive a retornar à empresa
A satisfação do cliente é o norteador para que se defina a forma que os serviços/produtos devem ser oferecidos pela empresa. Confira algumas dicas para garantir a satisfação do consumidor.
Análise da concorrência
Como identificar a concorrência e manter os negócios saudáveis apesar dela
Com as mudanças que ocorrem ocasionalmente no mercado, como o aumento do desemprego, as privatizações e a entrada de novos empreendedores, a concorrência entre as empresas atuantes no mercado está cada vez maior e mais agressiva. É preciso identificar quem realmente são os concorrentes - nem todas as empresas atuantes em nosso segmento de mercado podem ser consideradas concorrentes - e agir a partir dessa análise.
Pesquisa e escolha de fornecedores
Empreendedor deve criar cadastro com mais de um fornecedor por produto, para evitar a dependência de uma única empresa e o risco de desabastecimento
A definição e escolha dos fornecedores ideais ao seu tipo de negócio é de suma importância no planejamento da empresa. Indica-se ter cadastro com mais de um fornecedor de um mesmo produto, evitando a relação de dependência e o risco de desabastecimento. A relação entre empreendedores e fornecedores deve ser amigável, visando a viabilidade do serviço.
Como estruturar uma projeção de vendas
É preciso dimensionar corretamente a quantidade de produtos ou serviços que devem ser oferecidos pela empresa
Muitos empresários que iniciam suas atividades têm dificuldade de prever o volume de mercadorias ou serviços necessário para atender às expectativas do mercado consumidor. Para o correto dimensionamento das vendas, é necessário levar em conta uma série de fatores, que variam de acordo com o tipo de negócio.
Img - Saiba maisAbaixo, você confere uma lista de links úteis para quem quer abrir um negócio e precisa conhecer bem o mercado. Confira:

Beco com Saída
Blog que apresenta soluções para quem está abrindo um negócio ou quer implementar melhorias.

Bússola Sebrae
A Bússola Sebrae é um sistema de informações geográficas que permite fazer consultas, relatórios, mapas temáticos e outras análises geomercadológicas.

Receita Federal
É responsável pela administração dos tributos de competência da União, inclusive os previdenciários, e aqueles incidentes sobre o comércio exterior. Auxilia o Poder Executivo na formulação da política tributária brasileira.

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
O site apresenta informações sobre os direitos e deveres e a renda do trabalhador, legislação brasileira de trabalho e emprego e estatísticas.

Ministério da Previdência Social
A Previdência Social (INSS) é o seguro social do Governo Federal. A renda transferida pelo INSS é utilizada para substituir a renda do trabalhador contribuinte quando ele perde a capacidade de trabalho.

Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT)
Serviço gratuito por meio do qual especialistas respondem dúvidas técnicas enviadas por pessoas e empresas cadastradas. Os temas são variados e cobrem todas as atividades econômicas.
Sebrae capacita quem está começando
Iniciando um pequeno e grande negócio
A capacitação orienta o futuro empresário a abrir um negócio. Desenvolve o perfil empreendedor e ensina a identificar oportunidades de negócio, fazer análises de mercado e financeira e definir produtos e serviços. O curso pode ser feito gratuitamente pela internet ou, pagando uma taxa, presencialmente.

Aprender a Empreender
O curso Aprender a Empreender tem o objetivo de possibilitar aos participantes o desenvolvimento de atitudes que compõem o perfil empreendedor por meio da interação com conceitos sobre mercado, finanças e empreendedorismo.

Microempreendedor Individual
O curso Microempreendedor Individual visa à conscientização do trabalhador informal em relação à importância de se legalizar e aos benefícios da Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008.

Ligue 0800 570 0800 e informe-se.

 

Clientes e concorrentes
Acesse o site do Sebrae São Paulo e ouça podcast sobre pesquisa e análise do mercado. No aúdio, você aprende como conhecer e entender melhor os futuros clientes e a concorrência que vão enfrentar.
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Defina o que comprar
Faça uma lista dos produtos, mercado rias ou serviços a serem adquiridos, especificando as quantidades e unidades (quilo, litro, saco, caixa etc.);

Identifique os fornecedores
Consulte o cadastro de fornecedores e selecione aqueles que têm as condições exigidas pela empresa;

Negocie as condições de compra
Antes de fazer o pedido, negocie as condições de compra com os forne cedores, dando ênfase aos seguintes aspectos: quantidade, qualidade, preço, prazo de entrega, condições de pagamento, descontos, verbas promocionais e de propaganda;

Pedido de compras
O pedido de compras deve ser feito em duas vias: a primeira deve ser entregue ao fornecedor e a se gunda arquivada na empresa.

Leia mais dicas no documento Como elaborar pedidos de compra.
Definição do mix de produtos
Variedade depende da natureza do negócio, de suas limitações e de seus objetivos
A escolha do melhor mix de produtos é um fator de concorrência que contribui para o êxito do negócio. Oferecer um grande número de produtos requer bom planejamento financeiro e de logística.
Acesso a Mercados
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Você precisa de ajuda para conhecer o seu mercado e identificar consumidores, concorrentes e fornecedores? Então, visite o site Acesso a Mercados, que apresenta informações fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.