Quero melhorar minha empresa
Equipe motivada, resultados esperados

img - equipe
A forma como o empreendedor conduz os seus colaboradores, o clima de trabalho, a integração da equipe, a motivação para a tarefa e o relacionamento ético com as pessoas interfere diretamente nos resultados obtidos pela empresa. Afinal, com um clima organizacional harmonioso todos ganham: empresários, funcionários, fornecedores e também os clientes, que são melhor atendidos.

Por isto, se preocupar com o desenvolvimento e a motivação da equipe é condição fundamental para quem quer melhorar a empresa não só no aspecto relacional, mas também no que diz respeito aos resultados. Com algumas atitudes, é possível fazer o funcionário se sentir parte da empresa e responsável pelo bom desempenho dela.
Como manter um bom clima organizacional
Colaboradores estimulados e valorizados colocam o cliente em primeiro lugar
A presença de um clima organizacional harmonioso é essencial para toda empresa que pretende satisfazer as expectativas de seus clientes. Os programas de qualidade de vida implantados no Brasil estão entre os mais completos, pois oferecem ações que tornam o ambiente de trabalho mais saudável. Empresas que oferecem um bom ambiente de trabalho são mais valorizadas por seus clientes e têm mais chances de reter seus talentos.
Cada um tem a sua própria motivação
Cada pessoa tem um motivo particular para acordar bem-disposto e cumprir suas tarefas diárias com excelência. Um dos maiores erros que um líder pode cometer é acreditar que a sua própria motivação é a mesma que move o seu time.

Leia o artigo de Sergio Buaiz na Biblioteca Sebrae.
Img - botão saiba mais

Desenvolvimento de equipe é processo contínuo
O desenvolvimento de equipes deve ser contínuo e constantemente revisto e atualizado. O processo demanda conhecer as razões históricas, econômicas, sociais e afetivas do grupo, acompanhando as mudanças do ambiente e das pessoas que integram a equipe. Leia o artigo no site da Ethos Consultoria.

O investimento em pessoal e em ferramentas
Para acompanhar as mudanças vividas pelo mercado, as empresas investem na aquisição de novas ferramentas e no desenvolvimento de seus profissionais. O primeiro caso é mais simples - basta ter recursos disponíveis e fazer uma pesquisa prévia para conhecer as novas tecnologias. Já o investimento nos colaboradores requer mais cautela, pois a empresa passa a lidar com competências técnicas e comportamentais. Leia o artigo de Patrícia Bispo no site RH.com.br.

O papel do líder na motivação da equipe
O líder tem a responsabilidade de cuidar da motivação dos seus liderados. Mas se ele mesmo não estiver motivado, dificilmente motivará alguém. Leia o texto da administradora Lenice Alvim Gomes no site Artigonal.
img - botão apoio gerencial

Importância do bom clima organizacional
Com o objetivo de conscientizar o empresário sobre a necessidade de se manter um clima organizacional positivo na empresa, o Sebrae elaborou este instrumento de apoio gerencial. O documento busca orientar o empresário em relação ao monitoramento que deve existir quanto ao clima organizacional na empresa e como fazê-lo.

Como manter o funcionário motivado
Práticas gerenciais e de convivência propiciam a motivação, assim como uma participação efetiva dos funcionários no processo decisório empresarial torna-os comprometidos com as tarefas e resultados. Conheça o comportamento gerencial adequado para a manutenção do melhor clima organizacional, com reflexos positivos diretos na capacidade competitiva da empresa. Leia mais na Biblioteca Sebrae.

Conheça outros instrumentos de apoio gerencial produzidos pelo Sebrae para sua empresa.