Quero melhorar minha empresa
Negociar: primeiro passo para bons negócios

img - negociação
Saber negociar é uma habilidade essencial para o empreendedor que quer ver o seu negócio ir para frente. Seja com clientes, com fornecedores ou com colaboradores, a negociação é uma ferramenta estratégica de gerenciamento empresarial.

Negociar é, antes de tudo, uma troca na qual nenhum lado quer sair perdendo. O objetivo é chegar a um consenso. Para isto, é importante que todos saibam os resultados que desejam alcançar e que sintam que seus posicionamentos foram ouvidos e levados em consideração pela outra parte.

O empreendedor que é um habilidoso negociador só tem a ganhar. Ganha na compra de produtos de mais qualidade; ganha na conquista de preços mais baixos e prazos mais longos; e, principalmente, ganha confiança, respeito e admiração dos diversos públicos com os quais se relaciona.
Escolha bem seus fornecedores
A escolha dos fornecedores de matéria-prima ou de produtos tem grande importância no planejamento da empresa. É preciso descobrir quem são e onde se localizam e quais são os mais adequados para o negócio. Acesse o menu Fornecedores  do site de Acesso a Mercados e leia dicas sobre o tema.
Negociação de prazos com fornecedores
Administrador deve tentar casar o cronograma de pagamento com a disponibilidade de dinheiro em caixa
A negociação de prazos com fornecedores é um documento em que se discutem os pontos fundamentais da negociação. Serve para subsidiar o empresário no sentido de considerar as práticas do mercado e os juros nas negociações de prazo no fluxo de caixa. Em uma negociação com o fornecedor, o empresário deve observar suas disponibilidades de caixa e, em geral, tentar casá-las com o pagamento a fornecedores.
Mais dicas para negociar prazos com fornecedores
Os pontos fundamentais do processo devem ser registrados em um documento para subsidiar o fluxo de caixa
Um modelo padrão de planilha para registros diários de fluxo de caixa pode ter sete dias em cada formulário, mas você pode fazer formulários mensais, se preferir. Confira como preencher os campos.
Negociação de prazos e descontos
No caso de ações promocionais conjuntas, a empresa deve ressaltar as vantagens que o fornecedor terá ao aderir à parceria
Dentro da fase de apresentação do planejamento ao fornecedor, a empresa estará discutindo o que espera dele como parceiro. Ao tomar a iniciativa da ação conjunta, o empreendedor oferece sua estrutura, prestígio e marca no sentido de elevar o volume de venda dos produtos ou serviços do parceiro fornecedor.
Img - botão saiba mais

Negociar é buscar pontos em comum
Bastam duas ou mais pessoas se reunirem que a negociação aparece, seja na nossa infância, nas amizades, no casamento, no trabalho, mesmo que muito insistam em dar a ela outras dimensões e nomes. Leia o texto de Eduardo Zugaib, escritor e profissional de comunicação, no site Webinsider.

Como evitar erros na negociação
Negociar é como comunicar; algo que fazemos sempre. E às vezes é preciso dar uma parada e verificar como têm sido as nossas negociações, se obtivemos bons resultados e onde estão os acertos e os erros. Leia o texto Como evitar erros ao fazer uma negociação, do consultor J.A. Wanderley, na Biblioteca Online do Sebrae.

10 dicas para negociar melhor
O processo de negociação pode ser angustiante para quem não conhece as técnicas, mas é extremamente envolvente e apaixonante para os negociadores bem preparados. Confira a publicação 10 dicas para você negociar melhor, que ajudará vocÊ a prosperar o seu negócio.

 

img - botão apoio gerencial
Como negociar prazos

O empresário deve considerar, no seu fluxo de caixa, as práticas do mercado e os juros nas negociações de prazo. Conheça os pontos fundamentais para uma negociação de prazo com fornecedores em documento elaborado pelo Sebrae na Biblioteca Online.

Conheça outros instrumentos de apoio gerencial produzidos pelo Sebrae para sua empresa.
Biblioteca do Sebrae

Boa negociação com fornecedores é fundamental

Dicas para comprar melhor
Comprar bem exige negociação constante com os principais fornecedores
Negociar permanentemente com os principais fornecedores, ter atenção às oportunidades, agilidade e bons processos de controle, para evitar perdas e compras desnecessárias são alguns requisitos na hora de comprar do fornecedor.
Aprendendo a negociar
Negociar é coisa que se aprende. É arte que se desenvolve de acordo com as necessidades do empreendimento. É a capacidade de negociar que vai dar vigor ao negócio, torná-lo dinâmico, adaptado às condições do mercado em que se atua.

Como negociar com fornecedores
Vídeo da série Estação Sebrae reforça a importância de atentar para fatores como produtos de qualidade, preço e prazo na hora de negociar com os fornecedores.

Renegociação de dívidas
O especialista João Guadagnin explica para um como renegociar dívidas e alerta: “o melhor é se prevenir para épocas de baixo faturamento”.