Quero melhorar minha empresa
Crédito: conheça e acesse

img - crédito
A falta de crédito é um dos grandes obstáculos para o desenvolvimento dos pequenos e médios negócios no Brasil. As empresas enfrentam dificuldades principalmente no que diz respeito às altas taxas de juros e o excesso de garantias solicitadas pelas instituições de crédito.

Levantamento do Sebrae/SP indica que, se as exigências dos bancos e a burocracia fossem reduzidas de forma significativa, haveria um aumento de 46% no número de empresas tomadoras de empréstimos.

Para reduzir essas dificuldades, nos últimos anos uma série de iniciativas têm incentivado a facilitação do crédito ao micro e pequeno empreendedor, seja por meio de instituições bancárias, pelo microcrédito ou pelo cooperativismo de crédito.
O que são linhas de crédito?
São limites de crédito, do tipo empréstimos, concedidos a pessoas físicas ou jurídicas, oferecidas por instituições bancárias ou financeiras
As linhas de crédito têm seus limites estipulados através da análise de renda, ou seja, quanto uma pessoa ou empresa recebe/fatura por mês. Várias instituições financeiras oferecem linhas de créditos aos micro e pequenos empresários. Conheça as diferenças entre linha de crédito para investimento, capital de giro, capital de giro associado e investimento misto. Abaixo há alguns endereços de instituições que trabalham em parceria com o Sebrae.
Qual o melhor financiamento para o seu negócio?
Saiba que linhas de crédito você pode solicitar às instituições financeiras
Existem linhas de crédito para cooperativas, pessoas físicas, exportação dos produtos e serviços das micro e pequenas empresas, dentre outras. Confira qual opção se adequa melhor às necessidades do seu negócio.
O papel das instituições financeiras
Na hora da escolha dos produtos ou serviços deve-se levar em conta a qualidade dos serviços prestados e os custos envolvidos
É função das instituições financeiras decidir sobre a aprovação ou não da solicitação de empréstimo, bem como liberar os recursos financeiros para os pequenos negócios.
Cuidados ao solicitar um financiamento
Recursos de crédito devem ser aplicados corretamente na finalidade para a qual foram obtidos
Um empréstimo nunca deve ser tomado caso a sua taxa de juros seja maior que a rentabilidade do negócio.
Análise e Planejamento Financeiro
Conheça o curso a distância Análise e Planejamento Financeiro, do Sebrae, que busca desenvolver no participante competência para analisar e projetar estratégias empresariais a partir de informações financeiras. Aprende também a administrar o setor financeiro da empresa e projetar o fluxo de caixa.

Conheça outros cursos oferecidos pelo Sebrae.
img - botão apoio gerencial
Concessão de créditos a clientes

Na hora de oferecer crédito a seus clientes, o empresário deve estar atento para reduzir o risco de inadimplência. Com alguns cuidados, é possível evitar prejuízos decorrentes do não recebimento dos bens, produtos ou serviços vendidos por meio dessa modalidade de comercialização. Para orientar o empreendedor sobre como agir neste sentido, o Sebrae preparou um roteiro, que inclui a proposta de um formulário de cadastro de clientes. Acesse o documento e aprenda como reduzir os riscos.

Conheça outros instrumentos de apoio gerencial produzidos pelo Sebrae para sua empresa.

 

Linha de crédito
Programa da Estação Sebrae apresenta alternativas de financiamento para quem pretende abrir, expandir ou modernizar o negócio.

Crédito: vale a pena?
Recorrer a empréstimos pode ser uma solução para impulsionar sua empresa. Mas, nem sempre pedir dinheiro emprestado é bom negócio.

Sociedade de garantia de crédito
Empresas e entidades se unem para dar aval ao crédito bancário

Como conseguir financiamento do BNDES
O especialista em serviços financeiros do Sebrae Nacional André Dantas exemplifica as instituições financeiras que operam linhas de crédito do BNDES, como o Banco do Brasil e a Caixa Federal.