Quero melhorar minha empresa
Atenda bem seus clientes

img - atendimento
Um processo de atendimento começa com a identificação das necessidades e desejos dos clientes e passa por questões importantes como a comunicação da empresa, a definição dos produtos oferecidos, a estrutura da loja, as formas de pagamento e a capacitação da equipe de vendas.

Além disso, é preciso pensar no pós-venda e nas políticas para a fidelização dos clientes.

Cada empresa tem suas características específicas e, com certeza, seus processos de atendimento irão refletir essas diferenças.

No entanto, as questões listadas acima são essenciais em qualquer empresa e devem ser compreendidas e colocadas em prática da forma mais adequada ao seu negócio.
Forme a equipe para ser rápida e solícita com o cliente
O atendimento ao cliente é vital para a concretização do negócio e sucesso da empresa
A empresa deve estabelecer a cultura de bom atendimento ao cliente, com serviços de alto nível em toda a equipe de vendas.
O bom atendimento otimiza vendas
Relação do vendedor com o cliente pode significar um grande diferencial
O atendimento é uma grande fonte de aumento das vendas para as empresas. Em um ambiente de alta concorrência, em que os produtos são muito similares em termos de características e preços, o atendimento passa a ser um grande diferencial.
A importância do atendimento nas vendas
Conheça os aspectos que podem ser decisivos para garantir um atendimento eficiente e a satisfação do cliente
O atendimento é fundamental para atrair clientes em uma loja. Quando o consumidor e bem tratado e tem seus desejos atendidos, há grande chance dele voltar e fazer a propaganda boca a boca do empreendimento.
Dicas para surpreender os clientes
Para conquistar o cliente é preciso ultrapassar as expectativas dele
O empreendedor deve lançar mão de todas as estratégias que estiverem ao alcance para superar as expectativas do cliente. Para isso, precisa oferecer um atendimento respeitoso e cortês, analisar a postura da concorrência, criar um layout e uma identidade visual adequadas ao perfil do cliente e simplificar o sistema de concessão de crédito.
Conquiste novos clientes
Os clientes conquistados são importantes, mas devem ser estabelecidas metas para a conquista de novos
Para atingir o objetivo de conquistar novos clientes, as metas devem ser claras e objetivas: a meta do número de novos clientes e, em uma definição com a equipe de vendas, quais ferramentas poderão ser usadas para isso.
O processo de encantar o cliente
Dicas essenciais para fidelizar o cliente
Num mercado aberto e globalizado, a diferença entre destacar-se da concorrência, planar na média ou fracassar nos negócios depende fundamentalmente do atendimento.
Como monitorar a qualidade do atendimento ao cliente
A pesquisa pós-venda é uma das ferramentas que dispõe o empreendedor para medir a satisfação do cliente e o desempenho da sua equipe
Monitorar a qualidade do atendimento é uma forma de garantir a fidelização do cliente. O cliente sempre espera ser tratado com cortesia, e isto influenciará se ele retornará ao estabelecimento.
Comunicação com os clientes
A importância do relacionamento com clientes e dos canais de comunicação no funcionamento de uma empresa
Relacionar-se bem com a clientela é um ponto fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Para que isso aconteça, é necessário que a empresa possua canais de comunicação com seus clientes a fim de manter a cordialidade e, principalmente, identificar seus desejos e necessidades.

Eficiência na comunicação com clientes
Para que a comunicação com o público-alvo da empresa tenha resultados positivos, os erros devem ser analisados e sanados
A primeira coisa a ser feita é uma autoanálise, buscando enxergar a empresa do ponto de vista do cliente. O passo seguinte é definir qual estratégia utilizar para melhorar e estreitar a comunicação com ele. Essa comunicação pode ser dividida em dois grandes grupos: a comunicação como apresentação da empresa; e a comunicação usando veículos de mídia.
Fidelização de clientes
Entenda como criar uma base de dados para fidelização de clientes
A forma mais direta de vender em maior quantidade é fazer com que a compra se torne um hábito para a clientela. Essa situação torna-se realidade quando a empresa busca estreitar o relacionamento com a base de clientes. Vale lembrar que o custo de conquista de um novo cliente é superior ao de manutenção de um cliente já existente.
Quem são meus clientes?
Este episódio do Estação Sebrae, da TV Sebrae, mostra que conhecer a clientela é VITAL para sobreviver no mundo dos negócios.

O empresário precisa saber quem são seus clientes para abrir uma empresa, oferecer novos produtos e serviços ou reposicionar seu negócio.

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Atendimento a Clientes

Nos dias de hoje o mercado é bastante competitivo e as empresas precisam ser muito criativas para ter a preferência dos clientes. Um dos aspectos mais importantes, principalmente nas empresas que atuam no varejo, é a questão do atendimento a clientes.

Neste documento da série Saiba Mais você irá entender os conceitos sobre atendimento a clientes no varejo, além de conhecer os detalhes que fazem a diferença e muitas vezes podem significar o sucesso ou o fracasso do negócio.

Atendimento a Clientes - PDF (381KB)


Pequenas empresas investem em marketing de experiência

O Marketing de Experiência cria oportunidades das marcas interagirem com o seu consumidor, e assim, proporciona, através da ação promocional, experiências inesquecíveis que terão impacto nas vendas, na motivação dos funcionários e na fidelização dos clientes. Mais detalhes no artigo de Marcos Alencar em parceria com Mariana Rodrigues no Mundo Sebrae


Equipamentos e instalações no atendimento ao cliente

Sua empresa deve enxergar o atendimento como um todo, onde estão envolvidos pessoas, equipamentos e instalações na busca da satisfação plena do cliente. Este documento oferece uma planilha para ajudá-lo a manter em perfeitas condições de utilização todos os equipamentos e instalações imprescindíveis para o melhor atendimento ao cliente.

Influência de equipamentos e instalações no atendimento ao cliente - PDF (250KB)


Capacitação da equipe de vendas no atendimento ao cliente

O treinamento dos vendedores é muito importante para que os clientes tenham um bom atendimento. Neste documento, além de dicas você encontra uma planilha para ajudá-lo a manter uma equipe de vendas afinada com a filosofia e objetivos da empresa.

Influência da capacitação da equipe de vendas no atendimento ao cliente - PDF (250KB)

 

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Assistência técnica como fator de influência na decisão de compra do cliente - PDF (147KB)

Este documento destaca como a prestação de serviços de assistência técnica influi na hora da decisão de compra.


Tipos de serviços de atendimento ao cliente - PDF (246KB)

Este instrumento busca orientar o empreendedor quanto às formas disponíveis de atendimento ao cliente e sua utilização nas várias fases do processo de relacionamento entre o consumidor e a empresa.


A influência do preço na escolha do tipo do pagamento - PDF (201KB)

Instrumento que oferece informações sobre formas de pagamento à prazo (cartões, cheques pré, crediário) como facilitadora das condições de venda e a influência do preço na escolha do cliente por uma destas formas.


Como realizar promoções e descontos com foco no lucro e no custo - PDF (246KB)

Utilize promoções e descontos que apresentem ao cliente a sensação de equilíbrio entre vantagem recebida e preço pago.

Conheça outros instrumentos de apoio gerencial produzidos pelo Sebrae para sua empresa. 

 

Promoções e ações de fidelização do cliente


Este episódio do Estação Sebrae apresenta os tipos de promoções que as pequenas empresas podem utilizar para atrair consumidores.

O programa também ensina ações de fidelização de clientes.

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Você sabe o que é o Sebrae Itinerante?
Programa leva atendimento aos pontos mais remotos do país
Fazer com que o empresário de micro e pequena empresa distante das grandes cidades possa ter acesso a todos os produtos e serviços do Sebrae em um único espaço é o principal objetivo do Sebrae Itinerante. Palestras, mini-cursos, ideias de negócios regionais, livraria Sebrae, atendimento individual realizado por técnicos e consultores são alguns dos serviços oferecidos ao empreendedor.
Atendimento ao cliente


Na hora de escolher a empresa onde comprar um produto ou serviço, um item é sempre lembrado: o atendimento.

É o sucesso desse contato que produz a satisfação do cliente.

Assista ao programa Estação Sebrae, da TV Sebrae.

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Qualidade e bom atendimento ao cliente
O programa traz várias dicas para você dar um bom atendimento ao seu cliente. Atenção: a promoção divulgada está encerrada.