Quero melhorar minha empresa
Acerte na definição do preço

img - preço
Os fatores são muitos e mudam com uma rapidez cada vez maior. Para definir o preço que você irá cobrar dos seus clientes, é preciso estar de olho nas práticas da concorrência e saber os desejos dos consumidores e as tendências do mercado.

Também interfere na definição do preço a política dos fornecedores e, acima de tudo, ter um controle eficiente dos gastos da empresa.

Não é uma tarefa fácil, ainda mais se pensarmos que o faturamento da sua empresa depende de uma boa política de preços.

Não é fácil mas também não é impossível. Com informações corretas e técnicas eficientes, você espanta boa parte dos temores ao definir os preços da sua empresa.

O Sebrae pode ajudá-lo nesta tarefa através de cursos, consultorias e com as informações que você encontra nesta página. Boa leitura.
Formação de preço de venda
Fatores que devem ser considerados na composição de preços de venda e diferenciais em relação à concorrência
A definição do preço de venda deve levar em conta fatores financeiros e mercadológicos. Além de dimensionar corretamente os custos envolvidos na operação, o empreendedor deve entender as peculiaridades do seu segmento, analisar a concorrência e identificar as expectativas do consumidor.
Formação de preços
Vários fatores devem ser considerados para o estabelecimento de preços de produtos e serviços
Estabelecer preços de venda competitivos é uma tarefa que exige do empresário o conhecimento dos componentes que dão origem ao preço de venda. Diferentes objetivos podem influenciar a determinação dos preços. Conheça as questões básicas na definição dos preços, e as situações em que a formação de preços é mais importante.
Como incluir despesas fixas no preço final
Comerciantes podem calcular quanto elas representam do volume de vendas, ou quanto elas representam do custo das mercadorias
Os comerciantes devem incluir as despesas fixas nos preços dos produtos e, ainda assim, manter preços competitivos. Dois caminhos são apropriados: distribuir as despesas fixas no custo utilizando o volume de vendas – é preciso apurar quanto as despesas fixas representam das vendas; distribuir as despesas fixas no custo utilizando os custos das mercadorias. Calcule quanto as despesas fixas representam do valor total estocado e atribua isso ao valor de custo unitário das mercadorias.
Como estabelecer uma política de preços
Saiba como calcular o preço dos produtos
Definir o preço de uma mercadoria é somar os custos de produção com o lucro, limitado pelo valor que os consumidores estão dispostos a pagar por ela.
Lucro é critério para fixação do preço de um produto
Empresas devem levar em consideração os movimentos da concorrência e o posicionamento do produto no mercado
O preço ajuda a formar uma imagem a respeito de determinado produto. Muitas empresas optam por fixar preços altos para apoiar o posicionamento de exclusividade e luxo. O preço posiciona as linhas de um produto e estabelece o segmento ou público-alvo destinado.
A influência da carga tributária nos preços de venda
Para não ser surpreendida, toda empresa precisa conhecer os tributos que devem ser obrigatoriamente pagos ao município, ao estado e à União
No mundo dos negócios, o custo das empresas com tributos ainda é considerado alto. Estes fazem parte do chamado Custo Total. Cada segmento da economia brasileira conta com um conjunto tributos para pagar. Os tributos englobam impostos, taxas e alíquotas e são determinados por lei.
Análise e Planejamento Financeiro
Desenvolva sua competência de analisar e projetar estratégias empresariais a partir de informações financeiras.

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Confira outros cursos do Sebrae.
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Missão: calcular o preço de venda

A utilização do número mágico 2 para multiplicar pelo custo e formar o preço venda não passa de uma lenda. Para elaborar os custos e formar os preços de venda dos produtos e serviços da sua empresa você deve usar uma metodologia de matemática financeira em conjunto com os conhecimentos das necessidades dos seus clientes. Para saber como fazer isso, leia o artigo de Jorge Luiz da Rocha Pereira no Mundo Sebrae.

Quanto vale um produto ou serviço?

O preço está diretamente relacionado ao valor percebido pelo cliente, ou seja, é algo absolutamente revestido de subjetividade e mesmo de emoção. Leia neste artigo de Francisco Cesarino no Mundo Sebrae

Posso vender produtos e serviços abaixo do custo?

A resposta para esta pergunta muito comum entre os empresários depende da proposta. Leia neste artigo de Jorge Luiz da Rocha Pereira no Mundo Sebrae

Formação de Preços

Seja em função dos concorrentes, dos consumidores ou do próprio aumento de necessidades, o preço de venda precisa sempre ser revisto e na medida do possível, se enquadrar nas novas regras do mercado. Leia mais no artigo de Rosendo Souza Jr no blog Beco com Saída

 

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Preços de venda

Orientação para a verificação dos principais pontos a serem observados em relação à formação dos preços de venda.

Controle de preços com foco em pagamento versus recebimento

Documento que explica a gestão de passivos, com foco em pagamentos versus recebimentos e da implicação dessa gestão no controle de preços.

Conheça outros instrumentos de apoio gerencial produzidos pelo Sebrae para sua empresa.

 

Elaboração do preço de exportação
img - elaboração de preço
Com o mundo se tornando um lugar menor a cada dia, existe um mercado em potencial para a sua empresa explorar.

Exportar não é mais atividade exclusiva de grandes empresas. As pequenas empresas com produtos de qualidade a preços competitivos têm mercado certo no exterior.

Mas antes de começar é preciso aprender sobre o assunto e um passo importante é fazer corretamente o preço de exportação.

Leia em Elaboração do preço de exportação - PDF (265KB)

 

Formação de Preços


São muitos os fatores que devem ser levados em conta na hora de formar preço.

Nesta série de programas você vai saber a importância de levar todos eles em conta.

Assista em tamanho maior:
Parte 1 - Parte 2 - Parte 3
Objetivos na formação de preço
Colocar uma margem fixa entre 40% e 50% não garante o lucro.

Ouça o programa A Gente Sabe, A Gente Faz - Vendas, da Rádio Sebrae.