Agroenergia
O que são resíduos?
Autor: Sebrae Nacional
Saiba o que são resíduos e qual a sua importância para o meio ambiente
O aumento significativo de resíduos, nos seus diferentes estados (sólidos, líquidos e gasosos) e indesejáveis efeitos no meio ambiente, têm elevado o custo do tratamento desses resíduos. Assim como o aumento das áreas de aterros para o descarte do lixo urbano, contaminação das águas e ar, tanto em áreas urbanas como rurais, apresenta graves efeitos nocivos pelo descarte incorreto dos resíduos e dejetos. Portanto, reduzir, reutilizar e reciclar são condições essenciais para garantir processos mais econômicos e ambientalmente sustentáveis, em áreas urbanas e rurais.

Sustentabilidade


A base do conceito de sustentabilidade do mundo moderno é transformar resíduos e dejetos em co-produtos – produzir mais com menos e ainda com menor impacto ambiental. Isso significa produzir de forma mais eficiente, com a utilização racional das matérias-primas, água e energia.

O mesmo conceito pode ser aplicado na produção agropecuária e agroextrativista, na medida em que esses processos produtivos devem ser gerenciados com maior eficiência, equacionando o binômio da racionalidade econômica e do manejo dos recursos ambientais com soluções locais e tecnologias adequadas.

A oferta de resíduos originados da diversificada produção brasileira agroextrativista e agropecuária, entendidas como biomassa, é rica e abundante e está presente em praticamente todas as propriedades rurais do território brasileiro.

Diminuir custos e impactos ambientais

Para muitas propriedades rurais, transformar os resíduos em energia elétrica e calor é uma solução necessária para o suporte delas, assim como para o desenvolvimento de novas atividades produtivas. A sustentabilidade significa diminuir custos no processo de produção, minimizar os impactos ambientais e agregar valor à produção ou, ainda, dar condições de desenvolvimento para as pequenas comunidades rurais mais isoladas.

Tecnologias para pequenos

As tecnologias mais acessíveis para transformar os resíduos e dejetos em energia são:

- gaseificação: a quente (gaseificadores) e anaeróbica (biodigestores);

- compactação de resíduos (produção de briquetes).

Os produtos energéticos derivados desses processos: gás, biogás e briquetes, substituem os combustíveis de origem fóssil com vantagens econômicas (menor preço de insumos), apresentam baixa emissão de gases de efeito estufa, reduzem os impactos ambientais em solo e água e podem suprir as necessidades de energia de uma pequena propriedade rural.