Aquicultura e Pesca
Cartilha orienta pescador a conseguir crédito
O objetivo da Cartilha do Pescador e Aquicultor elaborada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura é fornecer informações aos interessados em acessar linhas de crédito previstas no Plano Safra da Pesca e Aquicultura. O documento contém informações sobre o que é o Plano Safra de Aquicultura e Pesca, quem pode acessar, quais os bancos que disponibilizam o crédito, o que é preciso para acessar o crédito, exemplos de propostas e projetos para solicitar os recursos, além de modelos para produção.

Acesse mais conteúdos no menu Biblioteca on Line.
Acordo busca impulsionar mercado de peixes no Brasil
O Brasil tem potencial para atingir, até 2030, uma produção anual de 20 milhões de toneladas de peixe, assumindo assim um papel importante no aproveitamento do pescado mundial. Atualmente, o país contabiliza 1, 3 milhão de toneladas por ano, dado que revela não só o potencial existente como também a necessidade de mais investimentos e atenção ao setor. Focados no potencial desse segmento, o Sebrae e o Ministério da Pesca e Aquicultura assinaram um acordo de cooperação para fomentar de forma sustentável a produção de peixes e dinamizar a aquicultura e a pesca no país. A proposta é implementar projetos e programas relacionados à produção do setor, priorizando os pequenos piscicultores, pescadores artesanais e de pesca amadora, entre os demais empreendedores.

Acesse mais conteúdos no menu Cadeia Produtiva.
Pescadores do Cariri formam cooperativa e garantem vendas
Pescadores do Cariri paraibano estão se reunindo para conseguir sobreviver durante o longo e forte período de estiagem, iniciado no ano passado. A Cooperativa de Agronegócios do Cariri, em Monteiro, é responsável por um dos resultados positivos dessa união: a venda de oito toneladas de tilápias, traíras e curimatãs, durante a Semana Santa. São 17 cidades do Cariri que produzem pescados e comercializam grande parte da produção para o programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Até o final do ano, deverá ser inaugurada a Usina de Beneficiamento de Pescado, que poderá aumentar ainda mais as vendas.

Acesse mais conteúdos no menu Cadeia Produtiva
Piscicultura tem mercado promissor no Piauí
O cenário para o desenvolvimento da piscicultura no Piauí é bastante favorável. Atualmente, apenas 60% do pescado consumido no estado são oriundos de fazendas da região, sendo os outros 40% comprados da Bahia, Ceará, Pará e Maranhão. O Sebrae no Piauí é uma das instituições que desenvolvem atividades de fomento à cadeia produtiva da piscicultura no estado. Entre as ações da instituição estão consultorias, treinamentos, visitas técnicas, entre outras capacitações.

Acesse mais conteúdos no menu Mercado.
Piscicultores do Seridó se unem para vender mais
O Seridó é conhecido no Rio Grande do Norte por abrigar grandes reservatórios, como os açudes Itans e Gargalheiras, característica que favorece a atividade econômica da piscicultura. Os produtores de pescado da região estão se unindo para ganhar mais competitividade, novos mercados consumidores e para baratear os custos de produção. A proposta da Associação é ampliar a área de comercialização e logística do pescado, com a estruturação de uma Central de Distribuição e Compras, o que também minimizará um dos principais entraves para expansão da atividade: o alto valor dos insumos.

Acesse mais conteúdos no menu Notícias.
Projeto para desenvolver a piscicultura em Manaus
O Sebrae está desenvolvendo o projeto Piscicultura na Região Metropolitana de Manaus, com o objetivo de desenvolver a piscicultura de forma sustentável e melhoria da comercialização do pescado na produtividade dos cultivos e fortalecimento do associativismo. Dentre as atividades previstas estão cursos em gestão empresarial, empreendedorismo e acesso serviços financeiros, por meio de oficinas, seminários, palestras, consultorias coletivas, consultorias individuais e participação em feiras. A expectativa é de que 40 produtores e empresários do setor sejam beneficiados e participem do projeto que vai proporcionar conhecimento de novas tecnologias e informação de mercado.

Acesse mais conteúdos no menu Notícias.
O produtor rural e o Rio Grande do Norte Semiárido
Não é fácil produzir alimentos no semiárido nordestino. Com chuvas irregulares na maior parte do ano, o ambiente exige do produtor rural conhecimentos e cuidados especiais no manejo correto do solo, da água, dos rebanhos e dos vegetais. A cartilha elaborada pelo Sebrae, pretende ajudar o produtor rural que trabalha não só no Rio Grande do Norte, mas em todos os estados que sofrem com a seca. O documento contém informações sobre como aproveitar melhor os recursos na propriedade rural.
Plano Safra da Pesca e Aquicultura
O Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2012/2013/2014 é um instrumento para tornar mais efetivas as políticas econômicas e sociais do Governo Federal voltadas à cadeia produtiva da pesca e aquicultura. O objetivo é ampliar as ações governamentais e a sustentabilidade do desenvolvimento por meio de medidas de estímulo à competitividade e ao empreendedorismo.
Saiba como o governo vai disponibilizar linhas de crédito para implantar novos parques aquícolas em lagos e represas, em várias regiões do Brasil.

 

Planejamento é a chave para construção de viveiros
Os viveiros podem apresentar diversas finalidades, como manutenção de reprodutores, alevinagem e engorda. A água utilizada deve possuir qualidade e quantidade suficiente para o número de viveiros planejados, observando-se a possibilidade de aproveitar a topografia local para diminuir os custos com a movimentação de terra. O tipo de solo também deve ser avaliado, a fim de evitar problemas com infiltração ao longo do cultivo.

Acesse e saiba mais.
Educação empreendedora na piscicultura do Piauí
img_educacao_aquicultura.jpg
Jovens filhos de produtores serão capacitados para atuar nas fazendas de pescado. Técnicas repassadas no curso serão aplicadas nas fazendas de pescado da região. O Território dos Cocais envolve treze municípios, todos com potencial para a piscicultura. Continue lendo na Agência Sebrae de Notícias do Piauí

Leia outros conteúdos em Formas de Cultivo
Tire suas dúvidas sobre licenciamento ambiental na aquicultura
licenciamento ambiental da aquicultura.jpg
O Sebrae lançou uma cartilha destinada aos profissionais que atuam na área de aquicultura e licenciamento. A publicação Licenciamento Ambiental da Aquicultura explica os procedimentos e critérios, contidos na Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA nº 413/2009, e outras normas relacionadas.

A idéia é possibilitar a aplicação imediata no procedimento administrativo de licenciamento ambiental ou na adequação e planejamento de empreendimentos de aquicultura.

Saiba mais acessando o menu Legislação.
Criação de tilápia no Espírito Santo
Criação de tilápia no ES.jpg
Um projeto do Sebrae no Espírito Santo ensina um grupo de pescadores a criar tilápias. Além de gerar trabalho e renda, a experiência na área da piscicultura já abriu novas oportunidades de negócios e multiplicou a renda. Hoje, os pescadores já contam com 156 tanques-rede, com mais de 70 mil tilápias.

Confira a reportagem do programa Pequenas Empresas, Grandes Negócios.

Saiba mais sobre o tema no menu Piscicultura de Água Doce.
Rádio Sebrae

Ouça a edição do programa Sebrae Responde sobre piscicultura. O engenheiro agrônomo da Emater/DF, Renato de Lima, conta que a piscicultura pode ser uma atividade lucrativa, desde que o produtor identifique o público alvo e busque conhecimento.  

Mato Grosso busca liderança na produção de peixes
Mato Grosso se tornará, nos próximos 3 anos, líder nacional na criação de peixes. Previsão foi feita por especialistas, produtores e representantes do Poder Público. Atualmente o Estado já é o 1º na produção de peixes nativos e, no geral é o 6º colocado, com aproximadamente 35 mil toneladas por ano. A rentabilidade do negócio, que chega a ser 10 vezes maior do que a da soja, tem atraído produtores que apostam na sustentabilidade do negócio para prosperar. Especialistas são unânimes em afirmar que a burocracia é o principal desafio a ser superado para que a previsão se confirme.

Acesse mais conteúdos no menu Mercado.
Produção de peixes em cativeiro cresce e se profissionaliza
A criação de peixes em cativeio no Brasil vem crescendo ano a ano, principalmente com as espécies de água doce. Assista o vídeo do Globo Rural e saiba como os produtores do Mato Grosso estão conseguindo reproduzir peixes nativos em larga escala e sem agredir o meio ambiente.
Produtor pernambucano troca produção de laranja por criação de tilápias
Acesse o vídeo do SBT Nordeste e saiba como o Seu Orlando trocou os pés de laranjas de sua propriedade, por tanques de criação de tilápias.

 

Aviso de Licitações
Editais de licitações para contratação de consultoria na produção (engorda) e reprodução de pirarucu de cativeiro para os Estados do PA, AP, AM, RO e TO.

Faça o download do aviso de edital CONCORRENCIA N° 01 E 02- Consultoria Tecn. Projeto Pirarucu