Aquicultura e Pesca

 

Brasil


Pesca no Brasil cresce nos últimos anos

Aquicultura e pesca aumenta 25% a produção em 8 anos
Fonte: Ministério da Pesca
A criação de tilápia chegou a 132 mil toneladas/ano sendo o carro chefe da produção aquícola e representa 39% do total de pescado cultivado.
Nos últimos anos o setor cresceu mais de 15% impulsionado pela aquicultura, que produziu 415 mil toneladas por ano, e a piscultura, que cresceu 60,2% nos anos de 2009 e 2008, comparado a 2007.
Potencialidades do Brasil para pesca e aquicultura
No país existem mais de 11 mil rios, riachos e córregos catalogados na Agência Nacional de Águas
Devido as suas características climáticas e geográficas, o Brasil é um país muito propício para o desenvolvimento de atividades de pesca e aquicultura. São mais de dois milhões de hectares de áreas que podem ser destinadas para esse fim.
Potencial para crescimento de aquicultura e pesca no Brasil
Detentor da maior reserva de água doce do mundo, o Brasil tem condições para se tornar uma das maiores potências em produção de pescado
Apesar de as condições naturais do país serem favoráveis, a prática da aquicultura ainda é pequena quando comparada a outros países.
História da aquicultura no Brasil
Fonte: Sebrae Nacional
Aspectos evolutivos e modelo de desenvolvimento da aquicultura brasileira
A evolução da produção pesqueira nacional teve início na década de 1960, incentivada por ações do governo. Mas a aquicultura já existe no país desde a colonização holandesa.
A produção brasileira na pesca e na aqüicultura
Fonte: ESPM
Análise da participação dos estados
No Brasil, tanto a água marinha como a água doce apresentam fauna e flora bastante diversificadas, o que desperta o interesse de grandes empresas especializadas na exploração comercial da pesca e da aqüicultura.
Distribuição de peixes no Brasil
Fonte: ESPM
O país apresenta formas variadas de canais de venda no setor
Informações sobre os canais de venda e as características do atacado e do varejo são fundamentais para os empreendedores.