Artesanato
Manual de Boas Práticas para Embalagem de Artesanato
Este manual tem o objetivo de mostrar ao artesão brasileiro as diversas formas de embalagem para que seja utilizada como diferencial competitivo, dando segurança e valor às peças artesanais.
Artesanato pernambucano é exibido em loja
img_loja_pernambuco.jpg
Uma exposição organizada pelo Sebrae PE mostra como artesanato regional pode ser usado na decoração. Veja mais exemplos de utilização em Tipologias e Categorias .
Apoio do Sebrae leva artesanato a lojas de grande porte
img_apoio_sebrae_artesanato.jpg
Conheça histórias da empresa que, com ajuda do Sebrae, conseguiram enxergar o potencial do seu produto. De uma produção de vinte peças por mês, por hobby, o artesão se transformou em empresário em tempo integral, com uma produção de mais de duas mil peças por mês.
Fibra do sisal garante renda para mulheres na BA
img_associacao_ba.jpg

Veja como o artesanato tem mudado realidade de um grupo de mulheres, no sertão da Bahia. O de produtoras rurais produz peças com o sisal e aumenta renda da família. Visite o menu cooperativas e conheça o trabalho das Mulheres de Fibra.
Projeto capacita artesãos no RS
Sindmóveis investe na capacitação de artesãos para criar uma linha de artesanato compatível com a excelência do turismo na região da Serra Gaúcha.

Conheça no menu Capacitação o que vem sendo desenvolvido no Brasil para resgate e melhoria do artesanato.
Cerâmica produzida no RJ é finalista do TOP 100 
Uma comunidade de Campo dos Goytacazes, no Rio de Janeira é  finalista do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. A oficina de cerâmica Caminho de Barro capacita mulheres de comunidades carentes com técnicas de artesanato com cerâmica, resgatando a cultura local além de gerar renda.
Saiba mais acessando o menu Identidade Cultural.
Artesã inova e produz várias peças a partir de restos da pesca

O ateliê Flor do Mar transforma o que seria lixo em artesanato. São mais de 100 tipos de delicadas bijuterias, peças de decoração e utilitários, produzidos a partir do couro de peixes autorizados pelo IBAMA, gerando renda e desenvolvimento para artesãos de Recife, em Pernambuco.

Saiba mais sobre a novidade acessando o menu Inovação e Tecnologia.

Bahia certifica artesanato

A Bahia Feita a Mão é o primeiro selo do artesanato reconhecido pelo Governo Federal. A meta é certificar 80 produtos até 2015. O objetivo é combater cópias e falsificações. Acesse Artesanato no Brasil e saiba como vai funcionar.

 

artesanato - casa das rendeiras.jpg
Rendeiras do Piauí conquistam a moda em São Paulo

O trabalho artesanal da Associação das Rendeiras dos Morros da Mariana chamou a atenção do estilista Walter Rodrigues, que firmou parceria para levar a renda do Piauí aos grandes desfiles de São Paulo. A associação já foi premiada em duas edições do prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. 

A história de sucesso da associação foi documentada pela organização A CASA - museu do objeto brasileiro.

Acesse o menu Empreendimentos Coletivos - Associação para informações adicionais.

sandálias lampião.jpg
Sandálias de Lampião ganham o mundo

Espedido Seleiro, artesão que se dedica à arte de trabalhar em couro, fazendo calçados e assessórios, teve a oportunidade de apresentar sandálias em desfile da São Paulo Fashion Week. Descendente do artesão que confeccionou sandálias para Lampião, Espedido agregou cores na nova coleção e já exportou os calçados para vários países. Confira a matéria do Portal IG sobre o assunto.

Acesse o menu Artesanato no Brasil - Região Nordeste para informações adicionais sobre o tema.  

manual para turismo.jpg
Produção Associada ao Turismo

O Sebrae e o Ministério do Turismo (Mtur) elaboraram o Manual para o Desenvolvimento e a Integração de Atividades Turísticas com foco na Produção Associada. Além do artesanato, a produção associada ao turismo também engloba as manifestações culturais e os produtos agropecuários.


Acesse o menu Mercado/Acesse para mais informações.

 

Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato

O Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato – 3ª Edição tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho realizado por artesãos de todo o País, selecionando as 100 unidades produtivas mais competitivas do Brasil. Conheça os critérios de avaliação e participe.

Acesse o menu especial sobre a premiação e saiba como participar.

Doce de Pelotas agora é certificado
Os doces artesanais de Pelotas (RS) receberam o selo de indicação geográfica, fornecido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial. Conheça como foi o processo e saiba mais sobre indicação geográfica e o que o Sebrae pode fazer pelo seu negócio nessa área.
Coopa-Roca abre loja em shopping
Cooperativa de artesãs da Rocinha abre loja em shopping da Zona Sul do Rio e passa a vender diretamente aos consumidores. Saiba mais sobre essa cooperativa e como funciona esse tipo de empreendimento coletivo.
 
Design e a renda brasileira
Mostra “Renda-se ao Brasil” foi destaque na Semana de Design de Milão 2012 – a Design Week - e levou 12 profissionais a aceitarem o desafio de criar peças exclusivas com um corte de renda.

A exposição mostrou novas formas inspiradoras de aplicação do artesanato em vários objetos. Acesse o menu Inovação e Tecnologia para saber detalhes.
Vendas virtuais no artesanato
Associação de artesanato em Carqueijo, no Ceará, abre loja virtual e coloca os tapetes de tira e a rede três panos no comércio on line.Visite o menu empreendimento coletivos e saiba como Carqueijo e outras associações estão se organizando em todo Brasil.
Sou Legal, Sou Mão de Minas
Uma campanha lançada pela Associação Mãos de Minas promete valorizar o trabalho e a legalização do artesão.
Acesse o Blog do Artesanato e fique sempre atualizado.
Artesanato do PI cresce com ajuda do Sebrae Mais
Uma empresa de tecelagem artesanal de Teresina, Piauí, encontrou soluções estratégicas para seu negócio com ajuda do Sebrae Mais. Conheça esse caso de sucesso em Mercado e saiba como melhorar suas vendas.