Artesanato
Como me formalizar > Microempreendedor Individual

Empreendedor individual
O Microempreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um microempreendedor individual, é necessário faturar, no máximo, até R$ 36.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.

Nesta página, você encontra mais informações sobre o Microempreendedor Individual.

 

 

Conheça o programa gratuito que ajuda a controlar as finanças
Fonte: Sebrae/DF

Coloque as contas do seu negócio em dia com o AcompanhEI (versão 21/01/11), uma ferramenta para Microempreendedores Individuais disponibilizada gratuitamente pelo Sebrae/DF. O software ajuda no domínio de receitas e despesas, facilitando a entrega da declaração anual do imposto de renda e ampliando a visão dos recursos disponíveis para investimentos.

 

Microempreendedor Individual: benefícios e vantagens
Autor: Sebrae Nacional
Fonte: Portal do Empreendedor
Benefícios e vantagens adquiridos pelo Microempreendedor Individual
O Sebrae apoia os Microempreendedores Individuais (MEI) orientando-os com cursos e planejamentos de negócios, tornando-os mais aptos a manterem e desenvolverem as suas aptidões. Além disso, o Microempreendedor Individual conta com cobertura previdenciária, isenção de taxas, entre outros benefícios.
O Microempreendedor Individual pode contratar empregado?
O Microempreendedor Individual pode ter um empregado ganhando um salário mínimo ou o piso salarial da profissão
A figura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI), criada pela Lei complementar nº 128/2008, permite ao profissional registrar até um empregado, pagando um salário mínimo ou o piso da categoria. Para contratar um funcionário, o empreendedor deve observar as leis trabalhistas.
Cartilha para o MEI artesão
Publicação produzida pelo Sebrae apresenta, de forma didática, orientações sobre como o artesão pode se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) e relação de ocupações artesanais que são contempladas.

Programa Microempreendedor Individual – Artesanato (arquivo em pdf.).

 

Inscrição no MEI
Para realizar sua inscrição no Microempreendedor Individual, acesse diretamente o Portal do Empreendedor. No site, você também vai obter mais informações o tema.
Orientação ao Microempreendedor Individual
O analista da Unidade de Políticas Públicas do SEBRAE Nacional André Spinola explica o que é e quem pode se tornar um Microempreendedor Individual.

Assista em tamanho maior
Por dentro da lei
Acesse informações sobre as leis relacionadas ao Microempreendedor Individual pelo site do Sebrae em São Paulo.
Microempreendedor individual

Tire todas as suas dúvidas sobre a Lei que criou a figura do Microempreendedor individual.

Saiba se você pode aderir e as vantagens da formalização. São perguntas e respostas de fácil entendimento elaboradas pelo Sebrae no Rio de Janeiro.