Artesanato

 

Associação


Artesanato solidário em Minas
Fonte: Sebrae Nacional
Jovens artesãos geram emprego e renda em 10 fabriquetas de pura arte
A Dedo de Gente, cooperativa de artesanato do Vale do Jequitinhonha e norte de Minas Gerais, é resultado do aprendizado e do trabalho de jovens locais que se dedicam às 10 unidades de produção solidária – as "fabriquetas" – do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD).
artesanato - casa das rendeiras.jpg
Artesãs do Piauí conquistam o mundo da moda de São Paulo

A Associação das Rendeiras dos Morros da Mariana, do município de Ilha Grande, no Piauí, foi criada em 1992, por 22 artesãs e o apoio do Sebrae. O trabalho das rendeiras chamou atenção do estilista Walter Rodrigues, que firmou parceria para aliar o artesanato do Piauí ao mundo da moda de São Paulo. A associação já foi premiada em duas edições do prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato.


Confira a história de sucesso da associação Casa das Rendeiras contada em um documentário produzido pela organização A CASA – museu do objeto brasileiro, dividida em quatro partes.

Parte 1: Casa das rendeiras

Parte 2: Dona Zezé

Parte 3: Fátima

Parte 4: Maria da Graça  

Associação: Série Empreendimentos Coletivos
Consciente da importância da cooperação para o sucesso no cenário atual, o Sebrae prioriza a cultura da cooperação e investe em soluções que possam promovê-la. E para disseminar conhecimentos sobre as possibilidades que a cooperação gera, esta publicação tem o objetivo de ser uma ferramenta básica para quem deseja saber mais sobre associações, como organizá-las e suas principais características (arquivo em pdf).
Tipos de Associação
União em defesa dos interesses de um determinado grupo de pessoas
De modo geral, as organizações não têm a atividade econômica como seu objetivo principal, mas a defesa dos interesses de um grupo, que encontrou na união de esforços a melhor solução para determinados problemas.
Diferenças entre Associação e Cooperativa
A primeira categoria une-se em prol de objetivos sociais e a segunda em prol de objetivos econômicos
A diferença essencial entre associações e cooperativas está na natureza dos dois processos: as associações têm por finalidade a promoção de assistência social, educacional, cultural, representação política, defesa de interesses de classe, filantropia; já as cooperativas têm finalidade essencialmente econômica e o principal objetivo é viabilizar o negócio produtivo dos associados junto ao mercado.
Orientações para organizar uma associação
Grupo deve realizar estudo de viabilidade econômica para formular as estratégias para captação de recursos financeiros
O fundamento essencial do processo associativo é a soma de esforços. É essencial que os integrantes da associação tenham certeza do que desejam pessoalmente com o processo e quais benefícios a união do grupo pode gerar.
Roteiro para criar uma associação
O grupo interessado deve estar ciente das responsabilidades individuais e coletivas, bem como da legislação e do funcionamento do novo negócio
O texto apresenta sugestão de roteiro para organizar associações. A 1ª Fase é de sensibilização e inclui o contato inicial com os interessados e o levantamento de dados sobre a futura associação. A 2ª Fase é de constituição formal da associação, quando será feito o registro. A 3ª Fase é de estruturação física. A 4ª Fase é operacional, quando a associação passa a funcionar efetivamente.

Artesanato de Carqueijo (CE) ganha loja virtual
Fonte: Sebrae Nacional
Associação se organiza e coloca sua tecelagem na grande rede
A Associação dos Artesãos de Carqueijo, em Mucambo, no Ceará, lançou, com o apoio do Sebrae/CE a primeira loja virtual de artesanato comunitário. Ao todo, 15 famílias da localidade produzem diariamente 25 tipos de peças artesanais em tecelagem a base de fio de algodão e fibras naturais e conquistaram, por dois anos consecutivos, o Prêmio Top 100 do Artesanato no Sebrae Nacional.
Associativismo: juntos somos mais fortes - programa 15
No programa de hoje, um técnico do Sebrae explica as vantagens de montar uma associação, as facilidades entre abrir uma associação ao invés de uma cooperativa e muito mais. Confira, também, como funciona na prática uma associação.

 



Parcerias e associativismo
Ouça o programa de rádio e assista ao capítulo que relata a história da Associação dos Artesãos da Lomba do Pinheiro. Juntos, os empreendedores, após consultoria do Sebrae e formação de uma associação começaram a comprar matéria prima mais barata e conquistar a clientela.