Carne
Anuário Brasileiro de Suínos e Aves 2012
Os custos da produção e a elevação nos preços dos alimentos básicos como milho e soja, provocaram fizeram a suinocultura Mesmo com a crise na primeira metade de 2012, a suinocultura conseguiu reverter os prejuízos e na virada de julho para agosto obteve recuperação nos preços pagos ao produtor de suínos. A alta do preço da soja e do milho, alimentos básicos para os porcos, contribuíram para o agravamento da crise. O governo adotou medidas de apoio ao setor, autorizando a prorrogação de operações de crédito rural de custeio, definição de preço mínimo para o suíno vivo, subvenção no quilo da carne suína e criação de linhas de crédito especiais para leitões.

Acesse o o Anuário Brasileiro de Suínos e Aves 2012 e saiba mais sobre o desempenho de produção e comércio nos setores de aves e suínos no país.
Suíno em alta incentiva criadores baianos a ampliarem criatórios
Img - Suíno em alta
O Programa Globo Rural exibiu uma importante matéria sobre aumento da tecnificação nas granjas de suínos no Nordeste e a alta na remuneração do produtor. Resultado de um trabalho intenso realizado pelo Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) nos estados da Bahia e Ceará, que contam com a parceria constante do Sebrae e das Federações da Agricultura estaduais. Em menos de um ano de atuação na região Nordeste já foram capacitados mais de 900 produtores.

:: Assista a reportagem
Doenças imunosupressoras na criação de frangos
O manejo e o ambiente na avicultura industrial têm sido focados para potencializar o crescimento e o número de ovos produzidos por ave alojada. No entanto, as condições utilizadas para garantir o máximo rendimento podem às vezes não ser as mais adequadas. Saiba como identificar em sua produção as doenças imunosupressoras e tomar a melhor decisão em relação ao tratamento e cuidado de suas aves. Acesse.
Sabores do Rio Grande - Suíno e Mel
Esta edição do livro de receitas Sabores do Rio Grande traz uma ampla mostra gastronômica, que utiliza como ingredientes principais o mel e a carne suína. São produtos gaúchos cuidadosamente selecionados, que possuem reconhecimento nacional e até internacional.

A idéia central é a apresentação de um cardápio requintado e acessível, utilizando alimentos produzidos no Rio Grande do Sul. O resultado é uma ampla combinação de diferentes sabores, aromas e cores, que têm origem na Itália, mas que ao ser levada ao Brasil, tornou-se única.

:: Livro Sabores do Rio Grande (arquivo em PDF)
Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína
A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) realizou pesquisas sobre as principais restrições ao incremento do consumo da carne suína no Brasil. A análise desses dados foi o ponto de partida para a estruturação de uma Política Nacional de Marketing para a Carne Suína, cujo principal lema é: “Um Novo Olhar Sobre a Carne Suína”. Visite o site.

 

Boas práticas na Suinocultura
Ao trabalhar de uma maneira ambientalmente sustentável, você pode e deve fazer propaganda disso. Além de ser conhecida por prestar bons serviços e produtos, a sua empresa poderá ser lembrada e escolhida por contribuir para a proteção do meio ambiente, além de obter ganhos financeiros com a aplicação correta de dejetos estabilizados em solos agrícolas. A cartilha Boas Práticas ambientais na Suinocultura fornece informações e recomendações simples, mas importantes, que vão ajudá-lo a tornar sua criação de suínos melhor.
Bem-estar animal melhora manejo de porcos
Assista o vídeo do Globo Rural e saiba como mudanças simples no tratamento aos animais, melhora a produção e criação de porcos no Mato Grosso.
Selo da Agricultura Familiar
Selo da agricultura familiar

O Selo da Agricultua Familiar é uma importante ferramenta para identificar os produtos oriundos deste setor. Acesse a cartilha (arquivo PDF).

 

Sites relacionados