Carne

 

Produção


Castração imunológica na suinocultura moderna
Estudo mostra vantagens desta técnica
Conheça a castração imunológica com anti-GnRH, que é um procedimento que poderá substituir a castração cirúrgica de suínos machos.

Produção de suínos em lotes com vazio sanitário
Método previne a transmissão de doenças entre animais
A produção de suínos em lotes visa criar os animais em grupos com idades semelhantes. Para isso, a granja precisa dispor de salas com entrada e saída exclusivas nas diversas fases de produção. A finalidade do vazio sanitário é completar a ação da desinfecção das salas.

Produtor conseguiu diminuir prejuízos depois que implantou biodigestores

Desenvolvimento limpo na suinocultura
Uso de biodigestores aumenta lucros e preserva ambiente
Sistema de produção limpa na suinocultura trouxe para propriedade localizada em distrito de Campo Grande mais tranquilidade aos animais que somam um plantel com mais de 25 mil cabeças.
Síndrome do estresse em suínos
Em situações de estresse ou ainda em decorrência da administração de anestésicos voláteis, os suínos podem apresentar algumas manifestações clínicas como tremores musculares, manchas avermelhadas, aumento da temperatura corporal, entre outros sintomas que podem levá-los à morte. É a Síndrome do Estresse em Suínos, doença que pode ser controlada pelos produtores. Saiba como acessando o estudo abaixo.

- Síndrome do Estresse em Suínos - Relato de dois Casos (arquivo pdf)

Sebrae participa do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS)

 

O gerente da Unidade de Atendimento Coletivo de Agronegócios do Sebrae, Paulo Alvim, falou sobre como será a participação do Sebrae no Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS), uma parceria entre a Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e o Sebrae. Lançado no dia 21 de outubro, o PNDS tem como objetivo aumentar em 2kg o consumo de carne suína em três anos de trabalho. O vídeo possui aproximadamente quatro minutos de duração. O programa foi exibido no Canal Rural em 2009.

 

Assista o vídeo

 

O planejamento da produção de porcos
Cuidados nas instalações previnem doenças
Método divulgado pela Embrapa ensina produtores a planejarem o ambiente de criação de porcos.
A nutrição correta de suínos
Dicas para os produtores de porcos
A cartilha Clínicas Tecnológicas, desenvolvida pelo Sebrae, responde a diversas perguntas relacionadas à alimentação de porcos. Confira.
Porco light vira opção para produtor buscar novos mercados
Preocupação maior da população com a saúde abre caminho para versão de suíno com pouca gordura sem risco de doenças
O texto traz dicas sobre corte e preparo da carne suína, esclarecendo que, diferentemente do que acontecia há algumas décadas, o porco industrializado atual não come resíduos alimentares e não oferece alto teor de gordura, nem riscos de doenças. O chamado suíno light alimenta-se de ração e é criado em lugares limpos – garantindo carne magra e diminuindo o risco de contaminação.

Fígura 1

Entenda a cadeia produtiva da suinocultura
Saiba quais as funções de cada etapa do trabalho, desde o produtor até o consumidor final
A cadeia produtiva da suinocultura envolve, basicamente, fornecedores, empresas rurais, indústrias de primeira e segunda transformação, atacadistas, varejistas, empresas de alimentação e, por fim, os consumidores. Os sistemas de produção são intensivos ou extensivos, podendo envolver todo o ciclo (da reprodução ao suíno terminado) ou apenas parte dele.
Boas práticas na Suinocultura
Ao trabalhar de uma maneira ambientalmente sustentável, você pode e deve fazer propaganda disso. Além de ser conhecida por prestar bons serviços e produtos, a sua empresa poderá ser lembrada e escolhida por contribuir para a proteção do meio ambiente, além de obter ganhos financeiros com a aplicação correta de dejetos estabilizados em solos agrícolas. A cartilha Boas Práticas ambientais na Suinocultura fornece informações e recomendações simples, mas importantes, que vão ajudá-lo a tornar sua criação de suínos melhor.
A cadeia produtiva de suínos
Conheça as fases da cadeia do setor
Uma cadeia produtiva é um conjunto de atividades econômicas que se articulam progressivamente, desde a elaboração de um produto até seu consumo.
Qualidade genética de suínos promove aumento na produção
O desempenho de uma raça ou linhagem é fruto de sua constituição genética somada ao meio ambiente em que é criada.
Região Sul tem maior destaque na criação de suínos no Brasil
Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina concentram indústrias do setor, que utilizam muita tecnologia de ponta.Sudeste e Centro-Oeste também se destacam
O rebanho suíno brasileiro está concentrado na região Sul , onde um número expressivo de indústrias do setor utiliza tecnologia de ponta e aquece a economia.
Sintonia é fundamental para o trabalho da cadeia produtiva
Qualidade dos produtos finais depende da integração dos agentes envolvidos nas etapas de produção, indústria e processamento
A cadeia produtiva da suinocultura pode ser dividida, basicamente, nas seguintes etapas: criação dos suínos, transferência, atividades de corte, armazenamento e transporte, ações de venda de carne in natura e de embutidos, consumo. Para que o produto final seja de qualidade, os agentes que atuam em cada uma dessas etapas devem trabalhar em sintonia.