Comércio Varejista

 

Vendas


Procure outros canais de distribuição
Fonte: Blog Faça diferente

Proprietário de uma pequena fábrica de massas congeladas, em Santa Catarina, pergunta aos consultores do Sebrae como poderia aumentar as vendas durante a baixa temporada. A loja atende principalmente turistas e moradores do bairro. Especialista em mercados do Sebrae indica o que o empresário deve fazer para obter outros canais de distribuição.
Conheça bem a concorrência
Fonte: Site Varejista

Aprender tudo o que puder sobre quem está competindo com você pelo consumidor é essencial para obter sucesso nas vendas. Pesquisar os concorrentes, pedir catálogos, falar com pessoas que tenham comprado seus produtos, fazer visitas às outras lojas e ler anúncios publicitários são algumas maneiras de conhecer o mercado em que se está atuando. Confira outras dicas.
Mulheres tendem a ser melhores vendedoras
O instinto materno e a atenção aos detalhes fazem das mulheres mais flexíveis quando lidam com perfis diferentes de clientes

As mulheres tendem a ser mais eficazes quando atuam como profissionais de vendas, segundo especialista. Os motivos são as características naturais da mulher que, mesmo que possam também estar presentes em homens, são mais comuns entre os indivíduos do sexo feminino. Entenda mais as diferenças e qualidades dos gêneros que podem ser aproveitadas nesta profissão.
Procon-SP informa sobre as regras para troca de produtos
Substituição só é obrigatória em caso de defeito

Apesar de ser uma prática comum, o comerciante não é obrigado a efetuar a troca de produtos se não houver defeitos. No entanto, é comum que a procura pela substituição de um produto por outro seja aceita e acordos sejam estabelecidos entre clientes e comerciantes. Saiba o que é facultativo e o que é obrigatório em relação a troca de produtos.
Quais responsabilidades o Código do Consumidor prevê para produtores
Aos fornecedores de produtos de consumo não duráveis ou duráveis, como a maioria dos artesanatos, o Código de Defesa do Consumidor brasileiro prevê responsabilidade dos mesmos em caso de defeitos ou inadequação do produto. No entanto, várias são as alternativas de negociação do produtor com o consumidor para que seja realizada a reparação necessária. Confira o que diz a lei.
Embalagem para transporte de produtos
São várias as variáveis que devem ser analisadas na hora de elaborar uma embalagem

Ao desenvolver o projeto de uma embalagem para transporte, é importante lembrar que ela será carregada, armazenada em prateleiras, acomodada nos diversos meios de transporte para a distribuição do produto e ser exposta nas lojas. Por isso, se quiser que seu produto chegue intacto ao cliente, é necessário que o desenvolvimento do projeto tenha conhecimento de toda a cadeia de distribuição.

 

Exportação ao alcance de pequenas e médias empresas
Fonte: Blog Pensando Grande

Exportar é um desafio para pequenas e médias empresas, mas quando superado traz muitos ganhos. Confira a história de uma marca brasileira de Fight Wear (roupa para lutadores) que ganhou o mundo com as exportações. O coordenador do Projeto Extensão Industrial Exportadora, da Apex-Brasil, agência brasileira de promoção de exportação também dá dicas para começar a exportar.

 

 

 

Pense fora da caixa para vender mais
Profissional de vendas conta a idéia inovadora que teve para aumentar as vendas em um supermercado

O segredo que faz uma empresa vender mais do que outra pode estar nas diferentes alternativas encontradas por seus vendedores para criar situações de negócios. Conheça, então, a experiência relatada por um profissional da área de vendas que montou um projeto inovador para impulsionar as vendas na empresa em que trabalhava.
Cadastro de clientes em dia: a porta de entrada para bons negócios na pequena e média empresa
Confira o artigo de Roseli Garcia, superintendente de produtos e serviços da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Ela fala da importância de ter um banco de dados de clientes atualizado. Determinar para quais propósitos o cadastro de clientes será utilizado também é fundamental para especificar quais informações serão pedidas.
Análise da concorrência
Com as mudanças que ocorrem ocasionalmente no mercado é preciso identificar quem realmente são os concorrentes - nem todas as empresas atuantes em nosso segmento de mercado podem ser consideradas concorrentes - e agir a partir dessa análise.
Ruptura no varejo: saiba como evitar
Fonte: www.administradores.com.br

Quem já não chegou a um supermercado e se deparou com a falta do produto procurado? Essa sensação de frustração e perda de tempo gera uma série de prejuízos que hoje podem ser evitados. Essa falta do produto na gôndola é o que se dá o nome de ruptura no varejo, o ocasiona que o cliente procure outro produto ou outra loja. Saiba como evitar esse tipo de problema e mantenha a fidelidade do cliente.

Aberta a temporada de liquidações
Fonte: Sebrae/SP
Conheça as boas estratégias para promoções no início do ano
O início de ano é a época das liquidações no comércio varejista. Nesta época, tanto os consumidores como os comerciantes se preparam para a queima dos estoques que não foram vendidos nas festividades de final de ano.
Vinte dicas para vender para a classe média
Conquiste essa fatia do mercado que representa mais da metade da população brasileira
Técnicas de vendas, investimentos em comunicação, qualidade e ambiente são fundamentais para conquistar o público da classe média.
Estratégias para elevar as vendas
Empresa pode procurar novos usos para o produto que já fabrica, apostar nos lançamentos ou procurar outros mercados ainda pouco explorados
Os administradores podem perseguir várias estratégias de crescimento: aumentar as vendas no próprio mercado em que atua; descobrir novos usos para os produtos que já fabrica; desenvolver novos produtos para o mesmo mercado; ou criar novos produtos para um novo mercado – a mais arriscada delas.

Como estabelecer uma política de preços
Saiba como calcular o preço dos produtos
Definir o preço de uma mercadoria é somar os custos de produção com o lucro, limitado pelo valor que os consumidores estão dispostos a pagar por ela.
Como escolher sua oferta de promoção
Defina o produto e faça um planejamento objetivando cativar os clientes por meio de bons preços, pontualidade na entrega e liquidações
A primeira dica para o sucesso de uma oferta de promoção é analisar cuidadosamente o mercado-alvo e definir uma oferta que seja capaz de superar a inércia do cliente potencial, com base nos quatros "Ps" do marketing (produto, preço, ponto e promoção). Isso é feito para obter o valor máximo de interesse por parte desse mercado.
Campanhas promocionais do Sr. Casquinha
Distribuição de ímãs de geladeira, entrega em domicílio gratuita e raspadinhas são ferramentas que podem conquistar a fidelidade dos clientes
O proprietário da Sorveteria Casquinha de Mel planejou várias ações para cativar seus clientes. A “Campanha mala-direta”, por exemplo, visa a implantação de um sistema de correspondências em datas festivas (dia do médico, professor, comerciante, Natal, etc.). Além de divulgar a marca e os pontos fortes da sorveteria, servirá de convite aos moradores do bairro para uma deliciosa degustação aos domingos.
Assistência técnica influencia na decisão do cliente
Autor: Sebrae/SP
Fonte: Assistência técnica influencia na decisão de compra...
Serviços dessa natureza são percebidos pelos consumidores como um atributo do produto, tanto quanto a qualidade, o preço, o design e seu rendimento
Ao implementar um serviço de assistência técnica, procure considerar as seguintes dicas: esteja sempre pronto para ouvir o cliente e compreender suas dificuldades e reclamações; estabeleça canais de comunicação direta para uso do cliente (uma pessoa, um telefone, um e-mail, um site na Internet); mantenha o cliente informado sobre o andamento do conserto de seu produto.

Avaliar as expectativas dos clientes aumenta as vendas
Fatores que contribuem para o aumento das vendas
O empreendedor deve atentar-se a uma série de fatores que contribuem para o aumento das vendas, como a escolha de mercadorias com maior potencial de resultado e a identificação das necessidades do cliente para o oferecimento de um atendimento direcionado.
Equipamentos e instalações influenciam no atendimento
Autor: Sebrae/SP
Fonte: Influência de equipamentos e instalações no atendimento...
O cliente ficará mais satisfeito se a empresa lhe oferecer uma boa estrutura, em perfeito funcionamento, ambiente limpo e confortável
As condições de utilização dos equipamentos e instalações são imprescindíveis para manter a qualidade do atendimento ao cliente. Confira a seguir algumas dicas importantes em relação a este assunto.
A influência do preço na escolha do tipo do pagamento
A forma de pagamento a prazo que mais cresce no mercado é a utilização de cartões, pois, dentre outras vantagens, apresentam crédito pré-aprovado
Se você é empresário, deve saber que as formas de pagamento a prazo (cartões, cheques pré, crediário) podem ser facilitadores das condições de venda. Algumas ações podem melhorar o desempenho das “contas a receber”, no que diz respeito à rentabilidade, inadimplência e prazos de recebimento, bem como propiciar ao cliente uma sensação de equilíbrio entre o valor (produto e serviço) recebido e o preço pago.
O desenvolvimento do plano de promoção
Autor: Mauro Venício Silva Filho
Fonte: Como elaborar campanhas promocionais
A compra só será efetivada se o empresário conquistar a atenção, o interesse e o desejo do cliente
Conheça os sete passos que o ajudarão a desenvolver o Plano de Promoção. Começa identificando o público-alvo e termina com o gerenciamento e coordenação da comunicação integrada.
O calendário promocional
Trata-se de um plano anual formalizado com todas as promoções e eventos promocionais de uma marca ou empresa
O Calendário Promocional funciona como norteador para o desenvolvimento dos projetos que deverão ser detalhados individualmente. É necessário,também, um plano que estimule internamente e que envolva também o público externo, resultando em ganhos e lucros para a empresa. É importante identificar e selecionar as datas oportunas, que realmente justifique o investimento da ação.
Técnicas de promoções
Brindes, concursos, jogos ou sorteios são algumas ações que podem ser dirigidas diretamente ao consumidor final
Promoção de Vendas é uma atividade realizada com o objetivo de induzir as compras para estimular as vendas. O comprador pode ser o consumidor final, um intermediário ou a própria equipe interna da empresa.
Classificação dos clientes orienta as negociações
Além de demonstrar a qualidade das vendas a prazo, esse sistema permite que o empresário promova ações de marketing e de flexibilização aos bons pagadores
Uma das formas mais simples e eficazes de classificar os clientes é por meio da pontualidade dos pagamentos, por exemplo, separando-os por quantidade de dias de atraso.
Dicas para conquistar clientes
Existem maneiras para estimular positivamente ou motivar o seu cliente por meio das mensagens de venda
São apresentadas dicas para ajudar o empreendedor a incentivar o consumo e motivar o cliente. Por meio de questionamentos e informações as empresas poderão identificar falhas que podem atrapalhar a credibilidade do consumidor.
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Estratégias para escolher o melhor canal de relacionamento

O relacionamento entre a empresa e seus clientes deve ser feita de forma completa, a fim de evitar que o concorrente conquiste sua clientela com melhores estratégias. A escolha do melhor canal de relacionamento é uma questão importante para as micro e pequenas empresas do comércio varejista, que precisam avaliar a possibilidade de desenvolverem estratégias de multicanais. Saiba mais acessando o Boletim Oportunidade & Negócios - Edição Novembro de 2011.

Saiba como uma promoção bem feita aumenta os ganhos acessando  Boletim Oportunidades & Negócios – Edição Outubro de 2011.  

Saiba como fidelizar seus clientes acessando Boletim Oportunidades & Negócios – Varejo - Perfil do profissional de relacionamento.

Saiba quais as táticas de sobrevivência para micro e pequenas empresas do varejo acessando o Boletim Oportunidades & Negócios – Varejo.

 

Aumente suas vendas com criatividade
Fonte: marketing.com.br

“Criatividade é a capacidade de encontrar várias soluções para um mesmo problema. É não se satisfazer com o convencional. É se permitir perceber de forma diferente”. É o que afirma a consultora Soeli de Oliveira, que acrescenta que esse processo pode ser sim convertido em vendas. Confira o que a autora fala sobre criatividade e os cinco caminhos para usá-la nas vendas.
Como elaborar uma estratégia de comercialização
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O manual Como Elaborar Estratégia de Comercialização ajuda o pequeno negócio da cadeia varejista a se tornar eficaz e obter resultados efetivos. Orienta os empresários a melhorar a gestão da empresa (desde as compras até a entrega do produto ao consumidor final) e traçar estratégias para enfrentar a concorrência e conquistar a clientela. 

Saiba mais informações no site Acesso a Mercados.

 

 


Custos e preço de venda dos produtos

Quem são meus clientes?
Mercado determina preço de venda
Para atuar em setores concorridos, como o têxtil, empresário precisa saber a faixa de preço em que pode situar seu produto, cobrindo custos e obtendo lucro
Apesar do mercado ser o real formador de preços de venda de produtos e serviços, o empresário tem que saber a verdadeira dimensão dos custos. Esse conhecimento vai possibilitar à empresa trabalhar em uma faixa de preços que lhe permita praticar preços de mercado e ainda cobrir custos e obter lucro.
Márcia Gouthier/ASN

Maria do Socorro Rodrigues Aires, em seu estande na Feira do Empreendedor

Dicas para surpreender os clientes
Para conquistar o cliente é preciso ultrapassar as expectativas dele
O empreendedor deve lançar mão de todas as estratégias que estiverem ao alcance para superar as expectativas do cliente. Para isso, precisa oferecer um atendimento respeitoso e cortês, analisar a postura da concorrência, criar um layout e uma identidade visual adequadas ao perfil do cliente e simplificar o sistema de concessão de crédito.
Promoções devem estimular compras
Seja na venda direta ao cliente ou em campanhas publicitárias, objetivo é atrair o consumidor, elevar as vendas e consolidar a marca
As promoções servem para estimular a procura dos consumidores pelos produtos ou serviços da empresa. As informações de uma campanha de promoção devem ir ao encontro das necessidades dos clientes pelos corretos canais de comunicação. A chave do sucesso está em atrair e reter a atenção do consumidor. Os objetivos são informar os clientes sobre as vantagens dos produtos e serviços e onde eles podem ser encontrados.
Márcia Gouthier/ASN

Empresários recebem consultoria empresarial do consultor Aderson Fonseca

Técnicas de atendimento ao cliente
Formas de abordar o cliente, motivação e comprometimento de pessoal
A abordagem do cliente é tão importante quanto a venda em si. Por isso, o departamento de vendas tem de estar comprometido e familiarizado com os objetivos da empresa. O vendedor deve estar motivado e bem treinado para realizar a abordagem corretamente.
Quem define se o produto é bom ou ruim é o cliente
Produtos ou serviços só serão aprovados se atenderem às necessidades e satisfizerem a expectativa do usuário
A satisfação total de um cliente não é obtida apenas na hora da venda de um produto ou da prestação de um serviço, mas ao longo do tempo, nas atitudes pessoais e nas atividades da sua empresa.
Márcia Gouthier/Agência Sebrae

Oferecer qualidade e saber ouvir o cliente são fatores essenciais

Forme a equipe para ser rápida e solícita com o cliente
Fonte: Sebrae Paraná
O atendimento ao cliente é vital para a concretização do negócio e sucesso da empresa
A empresa deve estabelecer a cultura de bom atendimento ao cliente, com serviços de alto nível em toda a equipe de vendas.
Fidelizar clientes resulta em aumento das vendas
Conheça as ferramentas mais utilizadas pelo mercado para garantir a presença do cliente na empresa
A criação de um programa de fidelização exige entender as necessidades, os desejos e os valores do cliente. Desta forma, a empresa poderá traçar um plano adequado e utilizar as ferramentas disponíveis.
Mensagens e ofertas devem ser atraentes
As promoções devem chamar a atenção do consumidor, ação que exige dos empresários planejamentos criativos e inovadores
O marketing desafia a promoção de vendas a atingir objetivos quantificáveis, entregar uma programação estratégica, concentrar-se em alvos precisos, colocar em foco os pontos de distribuição, criar programas sedimentados, promover compras e melhoria da imagem. O texto abordará cada um desses itens.