Comércio Varejista

 

Crédito


MPMEs receberam 36% dos repasses do BNDES em 2011
Total liberado e o número de operações foram recorde
Os desembolsos do BNDES em 2011 somam R$ 139,7 bilhões, com o maior número de operações da história da instituição. Foram 896 mil financiamentos, uma alta de 47% em relação a 2010, ampliando o acesso ao crédito do Banco, especialmente para as micro, pequenas e médias empresas (MPMEs).
uasf.jpg
Site de Acesso a Serviços Financeiros orienta micro e pequenos empresários

O site do Sebrae de Acesso a Serviços Financeiros visa disponibilizar informações aos pequenos negócios, ampliando o acesso ao crédito. A falta de informações é uma das dificuldades que as empresas de pequeno porte enfrentam para ter acesso a recursos.


O site orienta o empreendedor em 36 segmentos de pequenos negócios, com links para os agentes financeiros. Além direcionar o empreendedor à linha de crédito que melhor atende suas necessidades, o site dá dicas e orientações para as empresas realizarem a gestão financeira de forma eficiente.

Acesse a Agência Sebrae de Notícias para saber mais sobre as novidades do site Acesso a Serviços Financeiros.

 

Crescer baixa juros do microcrédito para milhões de empreendedores
O Crescer foi lançado em 2011 para fornecer crédito a juros mais baixos a microempreendedores individuais e microempresas. Até o final de 2013, a meta é atender 3,4 milhões de clientes.

O Crescer terá juros de 8% ao ano, bem abaixo das taxas atualmente praticadas no microcrédito, que chegam até a 60% ao ano. A Taxa de Abertura de Crédito (TAC) também teve redução, passando de 3% sobre o valor financiado para 1% sobre o valor do crédito.

A carteira ativa do programa poderá alcançar R$ 3 bilhões e será operada inicialmente pelo Banco do Nordeste (BNB), a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Banco da Amazônia (Basa).

Confira apresentação do Ministério da Fazenda sobre o Crescer.

Acesse outros conteúdos do menu Microcrédito Produtivo.
conhecer - sgc.jpg
Revista Conhecer tem edição especial sobre crédito

As Sociedades Garantidoras de Crédito (SGC) são instituições de caráter privado que têm como objetivo complementar as garantias exigidas aos seus associados nas operações de créito contratadas junto a instituições financeiras.

A revista Conhecer Sebrae traz uma edição especial sobre essas instituições e como o Sebrae tem auxiliado as micro e pequenas empresas na obtenção de crédito.

 

Identificação da necessidade de financiamento
Fonte: Sebrae
Medidas como o desenvolvimento de um Plano de Negócios podem ajudar na decisão de tomar ou não um empréstimo
O empresário deve avaliar se realmente precisa, de quanto precisa e se vai conseguir pagar, antes de optar por tomar um empréstimo junto aos agentes financeiros.
Principais operações das Cooperativas de Crédito
Fonte: SEBRAE
Entenda como as cooperativas atendem os seus associados
As Cooperativas de Crédito são instituições aptas a realizar, diversas atividades, tais como: empréstimos pessoais, trabalhar com taxas menores e prazos mais longos, cheques especiais, cartões de crédito/débito, entre outras. Saiba mais sobre as principais operações das CC.