Comércio Varejista
Biblioteca Online Cenário e Tendência
Clique no título para fazer o download do documento.

Fonte: Sebrae/NA
Autor: Paulo Thiago Nunes Bezerra de Melo

Buscando entender a qualidade na prestação de serviços, Parasuraman, Zeithaml e Berry desenvolveram o modelo da Lacuna do Cliente, o qual identifica a diferença entre o serviço esperado e o serviço percebido pelos clientes. Este estudo buscou aplicar e testar o modelo da Lacuna do Cliente no Centrode Documentação e Informação (CDI) do SEBRAE Pernambuco. O teste do modelo foi realizado por meio da análise de correlações entre as variáveis que geram a Lacuna do Cliente. Foram realizadas entrevistas e aplicação de questionário. Observou-se que as variáveis da lacuna do cliente assumem comportamento de acordo com o previsto pelo modelo e que o desempenho percebido se relaciona de forma mais intensa com a lacuna do cliente.

Publicação: 2012/06/11 00:00:00 GMT+0
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 413407

Fonte: SEBRAE/NA
Autor: SEBRAE/NA

O objetivo do estudo “A Competitividade nos Setores de Comércio, de Serviços e do Turismo no Brasil: Perspectivas até 2015” é traçar uma agenda de propostas e ações para esses setores, de tal forma que possam ter uma inserção econômica competitiva nos ambientes doméstico e internacional, assim como contribuir efetivamente para o desenvolvimento equilibrado do País. Esta agenda de ações tem como objetivo gerar ações que permitam sanar os entraves e problemas com que as empresas do setor terciário se defrontam, bem como atuar de forma antecipada em desafios e problemas que deverão surgir nos próximos anos. Além da Agenda de Propostas outros documentos fazem parte do Estudo como: Cenários Econômicos, Monitoramento de Indicadores, Tendências e Diagnósticos e o Relatório Executivo.

Publicação: 2008/10/21 00:00:00 GMT+0
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 4984606

Fonte: SEBRAE/NA
Autor: SEBRAE/NA

O objetivo do estudo “A Competitividade nos Setores de Comércio, de Serviços e do Turismo no Brasil: Perspectivas até 2015” é traçar uma agenda de propostas e ações para esses setores, de tal forma que possam ter uma inserção econômica competitiva nos ambientes doméstico e internacional, assim como contribuir efetivamente para o desenvolvimento equilibrado do País. Este relatório tem como objetivo apresentar o cenário que consideramos mais provável para o desempenho da economia brasileira e suas conseqüências para os setores de comércio e serviços nos próximos anos. Constituem a base para a elaboração da agenda de ações e metas para o setor terciários até 2015. Além dos Cenários Econômicos outros documentos fazem parte do Estudo como: Agenda de Propostas e ações, Monitoramento de Indicadores, Tendências e diagnósticos e o Relatório Executivo.

Publicação: 2008/10/21 00:00:00 GMT+0
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 1992009

Fonte: SEBRAE/NA
Autor: SEBRAE/NA

O objetivo do estudo “A Competitividade nos Setores de Comércio, de Serviços e do Turismo no Brasil: Perspectivas até 2015” é traçar uma agenda de propostas e ações para esses setores, de tal forma que possam ter uma inserção econômica competitiva nos ambientes doméstico e internacional, assim como contribuir efetivamente para o desenvolvimento equilibrado do País. Para cada conjunto de entraves identificados no Estudo, com suas respectivas propostas e ações a serem implementadas nos próximos anos, forma definidas metas para indicadores que refletem a evolução das condições associadas a esses entraves. Os indicadores são formas mensuráveis dos efeitos das ações, essenciais no controle das políticas públicas por parte da sociedade. Além do Monitoramento de indicadores outros documentos fazem parte do Estudo como: Agenda de Propostas e ações, Cenários Econômicos, Tendências e diagnósticos e o Relatório Executivo.

Publicação: 2008/10/21 00:00:00 GMT+0
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 1368070

Fonte: SEBRAE/NA
Autor: SEBRAE/NA

O objetivo do estudo “A Competitividade nos Setores de Comércio, de Serviços e do Turismo no Brasil: Perspectivas até 2015” é traçar uma agenda de propostas e ações para esses setores, de tal forma que possam ter uma inserção econômica competitiva nos ambientes doméstico e internacional, assim como contribuir efetivamente para o desenvolvimento equilibrado do País. Este documento é um resumo executivo de todo o Estudo realizado. Além do Relatório Executivo outros documentos fazem parte do Estudo como: Agenda de Propostas e ações, Cenários Econômicos, Tendências e diagnósticos e o Monitoramento de indicadores.

Publicação: 2008/10/21 00:00:00 GMT+0
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 527303

Fonte: SEBRAE/NA
Autor: SEBRAE/NA

O objetivo do estudo “A Competitividade nos Setores de Comércio, de Serviços e do Turismo no Brasil: Perspectivas até 2015” é traçar uma agenda de propostas e ações para esses setores, de tal forma que possam ter uma inserção econômica competitiva nos ambientes doméstico e internacional, assim como contribuir efetivamente para o desenvolvimento equilibrado do País. Este relatório está dividido em duas partes. A primeira, a partir da seleção dos subsetores mais relevantes do setor terciário, busca compreender e sistematizar não apenas a importância destes segmentos em termos de geração de riqueza econômica, mas também suas particularidades, problemas e capacidade de integração com outras atividades. A segunda parte do relatório concentra-se na discussão sobre os condicionantes do sucesso das MPEs,sua dinâmica atual, os principais problemas enfrentados e possíveis contribuições para seu desenvolvimento, principalmente no que se refere às micro e pequenas empresas dos setores de comércio e serviços. Além das Tendências e diagnósticos outros documentos fazem parte do Estudo como: Agenda de Propostas e ações, Cenários Econômicos, Monitoramento de indicadores e o Relatório Executivo.

Publicação: 2008/10/21 00:00:00 GMT+0
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 2680195

Fonte: SEBRAE/NA
Autor: SEBRAE/NA

O objetivo desta cartilha é sensibilizar os empresários de pequenas empresas para a importância da Gestão do Conhecimento, desmistificando este termo, ao mostrar que o conhecimento é um recurso chave para a competitividade de qualquer negócio, através da apresentação de algumas práticas possíveis de serem implantadas em uma pequena empresa.

Publicação: 2010/10/01 00:00:00 GMT+0
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 560641

Fonte: Tese de doutorado (PhD) - University of Bradford School of Management
Autor: Raissa Rossiter

Este estudo representa um avanço no conhecimento sobre a internacionalização de empresas, examinada como um processo de mão dupla, compreendendo operações de exportação e importação. Foi desenvolvido e testado um modelo conceitual integrado, tendo como principal fundamento analítico a abordagem de redes junto a 148 empresas brasileiras do setor de software e serviços correlatos. Os resultados da pesquisa nacional apontam para a existência de fatores determinantes em quatro dimensões distintas – contextual, organizacional, de redes, e empreendedora – que impactam, de forma diferenciada, a internacionalização de grandes e pequenas empresas

Publicação: 2011/05/05 00:00:00 GMT+0
Idioma: Inglês
Formato: PDF
Tamanho: 9136410

Fonte: SEBRAE
Autor: SEBRAE

Publicação com orientações sobre como se tornar conhecido na internet e dicas e cuidados importantes ao fazer negócios na internet.

Publicação: 2010/11/19 00:00:00 GMT+0
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 255055

Fonte: Braga, Antonio P. B.
Autor: Antonio de Pádua Brauna Braga

É comum ouvir-se de muitos vendedores que gostariam de agir com mais profissionalismo, mas por pressão das altas metas de vendas impostas por suas empresas são obrigados a vender de qualquer jeito. Reconhecem que não estão agindo corretamente, vendendo às vezes produtos conscientes de que não são os mais adequados para o cliente, mas infelizmente têm de cumprir ordens senão perdem o emprego. Aí, perguntam: O que fazer. Por outro lado, há líderes que dizem que a função do vendedor é vender, pois por ocasião da contratação desse profissional já fica clara a sua tarefa. Portanto, não aceitam desculpas e choradeiras pelas dificuldades de vendas e o não cumprimento das metas.

Publicação: 2005/07/30 00:00:00 GMT+0
Idioma: Portugues
Formato: PDF
Tamanho: 35498