Comércio Varejista

 

Papelaria


papelaria.jpg
Mercado de Papelarias na Baixada (RJ)
O Sebrae/RJ, em parceria com a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e a Fundação Getúlio Vargas, realizou o Diagnóstico Estratégico do Segmento de Papelarias e Materiais de Escritório da Baixada Fluminense, disponibilizando ao empresariado do setor uma análise global do mercado para o desenvolvimento de projetos bem estruturados na área.
Scrapbooking é opção para ampliar clientela
A arte que consiste em decorar e personalizar páginas de álbuns de foto, além de convites, lembrancinhas, caixas e demais itens, conhecida como scrapbooking, vem pouco a pouco se disseminando entre os brasileiros, levando às papelarias novos perfis de clientes. Para o lojista a grande vantagem em ter produtos relacionados ao scrapbooking é que ele estará atraindo para a sua loja um consumidor bastante especializado, além de aumentar sua margem com a venda de produtos de valor agregado. Essa categoria de produto foi destaque na edição da Revista Papelaria e Negócios.
sério primeiros passos.jpg
Primeiro Passo - Papelaria

A publicação Primeiro Passo - Papelaria apresenta um esboço do que você precisa saber e praticar para melhorar suas chances de sucesso. Considere todas estas informações como ponto de partida e busque, começando por este manual, o conhecimento necessário para uma exploração competente deste negócio. A série Primeiro Passo é uma produção do Sebrae no Rio de Janeiro e apresenta quais são os principais cuidados ao abrir uma empresa, como aspectos legais e investimento inicial.

 

 

Para abrir uma papelaria

 

O Sebrae Santa Catarina elaborou conteúdo com as principais informações sobre como abrir uma papelaria. Você pode se informar sobre a localização ideal, como fazer a divulgação da sua loja, que equipamentos comprar e quem contratar.

 

Veja no site do Sebrae Santa Catarina.

Fita adesiva: vale a pena apostar nelas
Vendidas o ano inteiro, em diferentes modelos e materiais, as fitas adesivas devem estar entre os produtos de destaque em uma papelaria. Não é à toa que, em determinadas lojas, as fitas adesivas chegam a obter 8% do faturamento e que o produto é um dos carros-chefes da multinacional 3M, que investe em tecnologia nos seus produtos. Confira, então, dicas e experiências de quem aposta nesse produto.

 

 

Estilista do papel


Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios

Apaixonada por design, a empresária carioca Maria Eliza Araújo mudou o perfil das papelarias no Brasil ao transformar a Papel Craft em butique. São 13 lojas que movimentam R$ 13 milhões por ano

Clique aqui e confira essa história.

 

 

 

 

 

 

Inovações simples deixam papelaria competitiva


Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios

A Papelaria Arco Íris enfrenta os concorrentes maiores em pé de igualdade. Isso é possível porque o negócio investe em várias inovações simples.

As inovações começam a partir do ponto comercial. A fachada do prédio de esquina é atraente e colorida. Outras medidas simples também contribuem para o sucesso da papelaria. As funcionárias são uniformizadas. As formas de pagamento também atraem a clientela. Mas a papelaria nem sempre foi assim! As coisas mudaram depois que os empreendedores receberam a visita de um consultor.

Leia mais.

 

 

Img_saiba mais

Confira o site do Sebrae para o segmento de Livros e Impressos
Diferenciais competitivos para papelarias
Um plano de negócios elaborado por um grupo de alunos de Administração da Faculdade Jorge Amado, na Bahia, destaca como as papelarias podem trabalhar novos segmentos como os suprimentos de informática, presentes, entre outros. E ainda como outros negócios e serviços podem oferecer diferenciais competitivos.
História de sucesso
Depois de alguns insucessos e decepções, a empresária Gilsane Aparecida Fortes de Moraes teve a ideia de montar uma papelaria em Cuiabá. Para dar conta do recado, participou dos mais variados cursos e consultorias do Sebrae: atendimento, negociação, liderança, vendas, planejamento, custos, relacionamento interpessoal, motivação etc. 

Sua palelaria foi registrada com o nome Papel Nobre para significar nobreza de qualidade no atendimento ao cliente, no valor da empresa, das pessoas envolvidas e também a nobreza do próprio papel.

Com a consultoria do Sebrae e muita determinação, Gilsane saiu vencedora. Leia a história completa em publicação produzida pelo Sebrae (PDF, disponível apenas para Internet Explorer)