Derivados de Cana
Estudo indica fragilidade nos setores de flores e cachaça
img_not_derivados.jpg
Sebrae propõe capacitação e consultorias com foco na Copa do Mundo FIFA 2014

Cerca de 11,5% das empresas do Rio Grande do Norte que atuam nas cadeias produtivas de flores e plantas ornamentais e de cachaças de alambique possuem nível de gestão avançado, e outros 4,2% têm planos e estratégias associados ao gerenciamento do negócio. Os dois segmentos têm potencial para aumentar a lucratividade até a Copa do Mundo FIFA 2014, mas a fragilidade na parte estratégica pode atrapalhar os negócios.

Leia mais
Cachaça atrai consumidores exigentes
Ela deixou de ser bebida das classes mais baixas para conquistar um público diferenciado. Segundo o Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), em 2009 foram exportados mais de 10 milhões de litros da cachaça do Brasil. Assista a reportagem produzida pelo Correio Notícias.
Evento Regional

Sebrae apoia mercado para cachaça certificada

Instituição realiza na próxima terça-feira (13) encontro para apresentar bebida produzida artesanalmente a empresários do setor de gastronomia

Mais Informes:

Cachaças de alambique vencem concurso durante a ExpoCachaça
Cachaças vencedoras apoiadas Sebrae

Três cachaças venceram um concurso realizado durante a feira ExpoCachaça Dose Dupla, realizada entre 6 e 11 de setembro em São Paulo. A cachaça Pedra Branca ganhou o 1° lugar na categoria de cachaças envelhecidas e a Velho Alambique conquistou o 3° lugar na mesma categoria. Já a Casa Bucco ganhou 1º lugar no concurso de cachaças brancas. Participaram mais de 60 marcas da bebida e as vencedoras estão no ranking Top 10.  Este é mais um reconhecimento do alto nível técnico e da qualidade das cachaças de alambique que tiveram apoio do Sebrae para participar da feira.

Eventos esportivos dos próximos anos são oportunidades
Img - Palestra Vicente

O setor de cachaça possui oportunidades de negócios importantes como a indicação geográfica, mercado de exportação e os grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de 2014. Este e outros pontos foram destacados pelo presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Cachaça, Vicente Bastos, em palestra magna durante o encontro ‘Pequenas Doses e Grandes Oportunidades’, realizado no dia 13/9, em Brasília.

:: Confira a matéria sobre o evento e as oportunidades.

:: Acesse a palestra Cachaça: cultura, prazer, mercado e oportunidades (formato pdf).

Porto Alegre sedia reunião dos gestores da cadeia de derivados
 Reuniao gestores 2011

 
Entre os dias 1° a 3 de setembro, aconteceu em Porto Alegre (RS) a Reunião Nacional dos Gestores de Projetos de Derivados de Cana. Durante o evento, foram realizadas palestras com a participação de representantes do Sebrae, da Câmara Setorial da Cachaça, do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), produtores de cachaça, entre outros. Além disso, foram realizadas visitas técnicas aos alambiques Weber House e Harmonie Schnaps (foto).

Confira a galeria de fotos do evento:
- Foto 1: Palestra
- Foto 2: Visita técnica ao Alambique Weber House
- Foto 3:  Estande do Sebrae

Anuário brasileiro da cana
Anuário Brasileiro da cana-de-açúcar


A cana-de-açúcar impulsiona a economia de várias regiões do Brasil. A importância estratégica do etanol para o abastecimento da frota nacional de carros flex e também nas exportações, além das potencialidades no mercado internacional de açúcar e da participação crescente do segmento na geração de energia, atraem investimentos internos e externos a essa atividade.

Confira na edição o panorama completo e atualizado de produção, mercado, pesquisa e tecnologia, com o perfil regional.


 

 

Cartilha ensina agricultores familiares a fornecerem produtos para a alimentação escolar
Cartilha da alimentação escolar
Agricultores familiares de todo o país têm a oportunidade de vender seus produtos para a merenda nas escolas. Para saber como participar, acesse a cartilha O Encontro da Agricultura Familiar com a Alimentação Escolar (arquivo PDF).

 

Cachaça invade bares e restaurantes chiques
A bebida mais famosa dos botecos brasileiros invadiu bares e restaurantes chiques e ganhou também o paladar das mulheres. Veja a reportagem produzida pelo Jornal do SBT.

 

 

Assista em tamanho maior

 

 

 

Revista Conhecer Agronegócio ganha edição sobre gestão
Revista conhecer.jpg
A Revista Conhecer Sebrae Agronegócios - Gestão faz uma viagem por esse Brasil rural que dá certo,   mostrando iniciativas de gestão que ajudaram a ampliar a lucratividade nas pequenas propriedades.

A publicação mostra alguns casos de sucesso em gestão e dá dicas importantes aos produtores rurais de micro e pequeno porte.

Leia a revista na íntegra. Confira outras publicações no menu Biblioteca on line.
Sebrae apoia os alambiques gaúchos
cana.jpg

Um estudo realizado no Rio Grando Sul mostra as vantagens de investir na cachaça de alambique no estado. O Brasil exporta 10 milhões de litros de cachaça por ano, porém a cachaça artesanal representa apenas 1% desse montante. De olho no crescimento desse produto tipicamente brasileiro, o Sebrae oferece consultorias, cursos e palestras para os alambiqueiros. Confira informações adicionais sobre o estudo.  

Cooperar para crescer
Produtor de cana.jpg

A Bahia é a segunda maior produtora de cachaça de alambique do Brasil, ficando atrás apenas de Minas Gerais, porém as dificuldades históricas do setor são acentuadas devido seu extenso território. A solução para o problema está na cooperação. Pelo menos é isso que demonstra um estudo elaborado pelo especialista em políticas públicas da Secretaria de Planejamento da Bahia.

 

 Confira outros conteúdos no menu Produção.

Derivados da cana-de-açúcar: alternativa para a agricultura familiar
img - agricultura familiar
A partir de estudo realizado por acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), identificou-se que a produção de derivados da cana-de-açúcar é alternativa factível para a agricultura familiar. Além de agregar renda ao produto, a cultura valoriza o saber do grupo e estreita os laços sociais entre as famílias de agricultores, possibilitando assim a sua permanência no campo.

Acesse outros conteúdos do menu Produção.
Utilização de vinhaça em terras de plantio de cana-de-açúcar
img_vinhaça
A vinhaça é um líquido residual obtido na destilação do licor de fermentação do álcool de cana-de-açúcar. De acordo com os agrônomos Camillo Giachini e Marcos Ferraz, a sua utilização pode beneficiar terras onde ocorre o cultivo da cana-de-açúcar. O emprego desse subproduto favorece o desenvolvimento de microrganismos que atuam nas reações químicas do solo; aumenta a produtividade em solos pobres e em regiões mais secas, economizando fertilizantes; e eleva o pH do solo após sua aplicação. Leia texto sobre a vinhaça.

Confira outros conteúdos do menu Melado.
Rapadura ganha sabor de jaca
img_rapadura de jaca
No norte do Ceará, abril é época da jaca. E para aproveitar a estação, a fruta foi misturada à rapadura. A inovação já conquistou mercado. Assista à reportagem do Globo Rural e aprenda a fazer o doce.

Confira mais conteúdos do menu Rapadura.

 

 

 

 
Cultivo da cana-de-açúcar forrageira
img_cana
A cana-de-açúcar é uma cultura perene e que produz de quatro a seis anos. É fácil de ser implantada e manejada, tem baixo custo e pode render mais de 120 t/ha/ano de massa verde. Como a maturação se dá durante o período seco – quando a forragem das pastagens é bastante limitada ao consumo animal –, a formação de um canavial é uma medida para suplementação alimentar do gado, nesta época. Leia as recomendações técnicas de Claudio Ramalho Townsend, da Embrapa Rondônia, para o cultivo da cana-de-açúcar forrageira. Acesse outros conteúdos do menu Produção.
Cachaçaria
O interesse pela cachaça não para de aumentar, sobretudo a cachaça de alambique ou artesanal. As cachaçarias surgem, então, como locais especializados na venda da bebida e espaço para os apreciadores da bebida escolherem e saborearem a sua cachaça favorita, dentre as diversas marcas artesanais e industriais. É possível ainda montar um bar e oferecer drinks à base de cachaça e servir petiscos. Saiba mais sobre as cachaçarias.

Leia outros conteúdos do menu Mercado/No Brasil.
Produtores podem renegociar dívidas até dia 30
Com novo acerto, agricultores podem tomar novos créditos para custeio da produção e investimentos em infraestrutura

Pequenos produtores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) ou beneficiários do programa público de crédito fundiário, têm até 30 de setembro para solicitar a renegociação de dívidas em atraso. Para isso, eles devem comunicar a intenção formalmente à instituição financeira que lhes concedeu o crédito.

Leia mais
Cartilha do Pronaf ensina como obter crédito rural
Img - Cartilha Acesso Pronaf 2011
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) oferece linhas de crédito rural adequadas à realidade dos produtores familiares, com as taxas mais baixas de juros, que variam entre 0,5% a 4,5% ao ano.

As condições são válidas até 30 de junho de 2012.

:: Acesse a cartilha e saiba mais (arquivo em PDF)

 

Governo lança Plano Safra 2011/2012

O Plano Agrícola e Pecuário 2011/2012 contará com recursos de R$ 107,21 bilhões. Um aumento de 7,2% em relação à safra passada. Também forami aperfeiçoadas as ações referentes ao uso de tecnologias direcionadas à sustentabilidade da produção agropecuária, consolidando o Programa ABC, lançado no ano passado.

Confira a apresentação do coordenador-geral de Estudos e Informações Agropecuárias do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),  que foi apresentada aos gestores do Sebrae em uma videoconferência realizada em agosto.

Sebrae apoia a certificação da cachaça de alambique
Fonte: Sebrae
Conheça a atuação da Unidade de Agronegócios
Para melhorar a produção da cachaça de alambique, a Unidade de Agronegócios do Sebrae Nacional (Uagro) trabalha em parceria com as unidades estaduais, as organizações dos produtores e com instituições de setores público e privado.
Água Doce Cachaçaria
Os desafios de uma cachaçaria
Evento do Agronegócio gera conhecimento.jpg
Relatório traz destaques da Semana do Agronegócio

Para difusão de conhecimento e troca de experiências entre todos os envolvidos nas atividades e pesquisas do segmento, o Sebrae organizou, em maio, a Semana Sebrae do Agronegócio 2010. Conheça – ou relembre – os principais momentos dessa semana lendo o relatório do evento.

 

 

Sistema de produção orgânico
img_acucar
Pesquisadores paulistas desenvolveram, para a agricultura familiar, um sistema de produção orgânico de cana-de-açúcar, açúcar mascavo, melaço e rapadura. A experiência utiliza o conceito de multifuncionalidade, com isso os produtores podem diversificar sua fonte de renda. Os estudiosos são da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Leia o artigo e aprenda a implantar o sistema de produção orgânico na sua propriedade.

Leia outros conteúdos do menu Melado.