Floricultura
Mercado de flores ganha espaço na internet
À medida em que o comércio eletrônico cresce numa média de 30% ao ano, segmentos que ainda têm pequena participação nesse setor bilionário conquistam espaço com o avanço do número de e-consumidores no País. Nesse cenário, as floriculturas virtuais, que detêm quase 2% do faturamento de R$ 10,6 bilhões no ano passado, estão crescendo em ritmo acelerado.

:: Continue lendo no site do Diário do Grande ABC.
Mulheres investem no plantio flores no sertão da Paraíba
Há 13 anos, um grupo de mulheres fundaram uma cooperativa em Pilões, no agreste paraibano, marcando um recomeço de vida para elas. O negócio deu tão certo que além de abastecer o mercado interno, elas já vende para outros estados. Contando com a ajuda do Sebrae, a cooperativa emprega 30 pessoas e comercializa 4 mil flores por dia. Veja o vídeo no site da Rede Record.

 

A beleza das flores
Fonte: Meionews
Aas flores, por mais lindas que sejam, não duram para sempre, por isso, quem quer ter um vaso de flor em casa ou no escritório precisa saber cuidar dela.
O florista Tiago Martins dá dicas de como manter as flores por mais tempo nos vasos e nos canteiros e explica como mudanças de locais e regas podem afetar a vida da planta.
Flores tropicais da Amazônia podem ser negócio sustentável
Projeto discute oportunidades de negócios que podem ser explorados, desde que sejam economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente correto
A maior floresta em área contínua do Planeta atrai olhares do mundo todo. O Brasil concentra a maior parte deste patrimônio e enfrenta o desafio de criar oportunidades de negócios e estabelecer área apropriadas para exploração. Conheça cinco projetos do Sebrae que contemplam importantes setores da região.

Negócio Certo Rural
Programa criado pelo Sebrae em parceria com o Senar promove incentivo à criação de novos negócios no meio rural
Com metodologia ambientada para a atividade agrícola, o programa vai ser adotado em 24 estados da federação. Pesquisa com as cinco primeiras turmas revelam que 43% dos 114 participantes abriram novos negócios e 57% implantaram melhorias na propriedade.
Empresário do ramo de flores já atendia clientes a distância antes mesmo da internet
Sem querer ficar restrito apenas a lojas, o empresário paulista criou a venda de flores por catálogo, enquanto ainda não havia internet. Tirava fotos, imprimia e entregava na região do ABC paulista.

Quando a empresa decidiu ir para a internet, no ano 2000, já tinha experiência em fazer fotos dos arranjos, entregar as flores e receber pedidos a distância.

:: Continue lendo a história de Clovis Souza no site da Pequenas Empresas, Grandes Negócios e saiba como ele conquistou mais clientes.
Produção de flores da Paraíba é referência para comunidades rurais de outros Estados
A bem sucedida experiência dos produtores de flores do Brejo Paraibano já recebeu investimentos da Holanda e está servindo de exemplo para associações de outros estados. O Sebrae do Rio Grande do Norte promoveu uma visita técnica para um grupo de agricultores potiguares que puderam conhecer de perto a história da Cooperativa de Floricultores do Estado da Paraíba.

:: Continue lendo no blog do Sebrae Paraíba e saiba como um grupo de mulheres superarou desafios e preconceitos para conquistar o mundo dos negócios.
Sebrae auxilia produtores de flores tropicais no Tocantins
Para a produção de flores tropicais é necessário ter clima e condições favoráveis ao plantio. No estado do Tocantins as plantas são cultivadas em áreas rurais sobrevivendo a um calor de 40 graus.

Para dar apoio aos produtores da região, o Sebrae criou o projeto Flores do Tocantins. Desenvolvido em 15 propriedades rurais, o projeto tenta transformar fazendas em empresas.

:: Veja aqui vídeo do programa Pequenas Empresas Grandes Negócios e saiba como os produtores saíram do prejuízo e conquistaram clientes com arranjos de flores tropicais.
Comercialização de flores sem depender de datas comemorativa
Comercialização de flores sem depender de datas comemorativas
O mercado de flores já se estabeleceu como um setor voltado para o bem-estar e símbolo de qualidade de vida. Além de atender datas comemorativas, ornamentação para casamentos, aniversários e decoração de mesas e vasos, a floricultura vem ganhando espaço no consumo para uso próprio aproveitando a onda do bem-estar pessoal, que não pára de crescer.

:: Continue lendo no site Idéias de Novos Negócios, dicas e   informações para ganhar mais clientes.

 

Foto: Camila Gastal

Projeto de um bom negócio
Não basta ter dinheiro. O importante é planejar e ter bom relacionamento com os clientes. No ramo da floricultura não é diferente. O consultor de marketing em Flores e Plantas Ornamentais, Augusto Aki, dá dicas de como definir o nicho de mercado, classificar a concorrência e o público que se quer atingir.  

:: Confira aqui o roteiro para abrir uma floricultura
O associativismo como forma de superar dificuldades entre pequenos produtores
O artigo que você confere aqui estuda a produção de flores e sua cadeia produtiva, na região central do Rio Grande do Sul ameaçada pela abertura do mercado paulista. O trabalho Produção de Flores: um enfoque sobre formas associativas e cadeia produtiva, apresenta a metodologia, as estratégias de formação e os benefícios do cooperativismo pela visão dos pequenos negócios.
Distrito Federal desponta como pólo promissor de cultivo de flores
A floricultura é um negócio que abrange o cultivo de flores e plantas ornamentais para os mais variados fins e formas de apresentação, incluindo desde o cultivo de flores para o corte até a produção de mudas arbóreas destinadas à recomposição ambiental e ao paisagismo. Continue lendo aqui artigo dos pesquisadores da Embrapa Cerrados, Araci Molnar Alonso e José Carlos Sousa Silva, sobre a Floricultura no Distrito Federal.
Revista Sebrae Agronegócios

Leilão digital em Holambra
Experiência leva município paulista a liderar o comércio de flores brasileiro
Sistema Veiling-Holambra, responsável por aproximadamente 40% do mercado nacional, concentra a produção de cerca de 300 empresas fornecedoras e é o único no país com sistema eletrônico de leilões de flores e plantas: o Klok.
Rádio Sebrae
img_radio.jpg


Qual a melhor atitude para quem está começando a investir na sua propriedade? Como organizar o negócio na família? Como conseguir crédito na área rural? Como vender o produto sem o atravessador? Estas e outras perguntas estão no programa de rádio Sebrae Responde Rural. 

A série completa com 40 programas você acessa aqui.

Plano de Negócio, o mapa do melhor caminho
Imagine que você deseja abrir uma floricultura e não sabe por onde começar. Para isso existe o Plano de Negócios que vai ajudá-lo a organizar suas idéias e facilitar sua tomada de decisão.

O plano vai orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua idéia e na gestão da empresa.

Acesse a cartilha Como elaborar um plano de negócio e saiba o passo a passo para ter sucesso.
Agronegócio - Juntos somos fortes
Série mostra a importância do associativismo no meio rural.

Boletim
Beleza e formas dos arranjos florais

Consumo de flores torna mercado exigente

O aumento do consumo de flores e plantas ornamentais no Brasil está tornando os consumidores cada vez mais exigentes em relação à qualidade do produto e à própria beleza e durabilidade dos arranjos florais.
Novos espaços florais
Flores conquistam lugares na gastronomia, na moda e na arte
Crescimento no ramo de floricultura alavanca o uso deste produto para diferentes fins. São utilizadas, por exemplo, em apliques de roupas, bolsas e chapéus, também sendo destinadas à gastronomia. As flores tornaram-se mais presentes no paisagismo, tanto ambientes externos como internos.
Rede Empresas Sebrae
Quer vender para as grandes empresas? Conheça aqui o Rede Empresas Sebrae
Como montar uma floricultura
A venda de flores em uma floricultura pode ser considerada uma atividade artística e em alguns casos até uma atividade de mágica, já que exige dedicação e bom gosto para atrair clientes.

:: Leia no site Agronomia.net dicas e informações dos resquisitos básicos de como montar seu negócio.