Fruticultura

 

Gestão Empresarial


Medidas Legais da Indústria

O GPS da Indústria: Medidas Legais é um boletim editado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI.

O conteúdo é fruto de monitoramento diário de todas as medidas legais que impactam a economia – mais precisamente a indústria, o agronegócio e os serviços – editadas pelo Governo Federal, pelos poderes executivo e legislativo.


:: Acesse aqui o arquivo em pdf.

 

Aprovada isenção de ICMS para agricultores familiares
Os agricultores familiares que vendem ou pretendem vender sua produção para os municípios incluírem na merenda escolar ficarão isentos de pagar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e deve entrar em vigor em poucos dias, após tramitação na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

:: Continue lendo no site da Seagri de Alagoas.
Agricultura familiar ganha bônus do governo
Agricultores familiares que cultivam algodão em caroço, arroz, amêndoa, borracha, café, castanha de caju, castanha-do-Brasil, feijão, girassol, leite, mamona, milho, pequi, piaçava, mandioca, sisal, sorgo, tomate, trigo e triticale contam com o bônus do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar, PGPAF, para os financiamentos dessas 22 culturas.

:: Saiba mais no site do Portal do Agronegócio.

:: Saiba mais sobre o programa no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Talentos do Brasil Rural incentiva produtos da Agricultura Familiar
O projeto ‘Talentos do Brasil: turismo e agricultura familiar’ vai classificar e selecionar empreendimentos constituídos por agricultores familiares que trabalham com cosméticos, produtos decorativos, artesanato, alimentos e bebidas nas cinco regiões brasileiras. O objetivo da chamada é inserir essa produção no mercado turístico.

:: Saiba como participar no site do MDA.

Negócio Certo Rural
Programa criado pelo Sebrae em parceria com o Senar promove incentivo à criação de novos negócios no meio rural
Com metodologia ambientada para a atividade agrícola, o programa vai ser adotado em 24 estados da federação. Pesquisa com as cinco primeiras turmas revelam que 43% dos 114 participantes abriram novos negócios e 57% implantaram melhorias na propriedade.
Fruticultura no Piauí: o futuro é aqui
Os vários projetos de fruticultura irrigada atualmente em atividade no Piauí possibilitam o contínuo crescimento da economia no setor primário, resultado da firme decisão do governo de reduzir as desigualdades econômicas e sociais no campo, por meio do estímulo, da atração e da realização de investimentos diretos, que se traduz em efetiva melhoria da qualidade de vida do sertanejo que ali vive, trabalha e produz.

:: Continue lendo artigo no site da Revista Produz sobre o cultivo de frutas no estado.

 

Exportar pode ser um bom negócio para pequeno empresário
Além de garantir mais vantagens no mercado interno, apostar na exportação, garante melhor utilização das instalações, redução nos custos e ganhos na margem de lucro.

Estas e outras informações estão no site Aprendendo a Exportar Alimentos, desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior. O objetivo é estimular a participação dos pequenos e médios empresários rumo ao mercado internacional. Aqui você tira dúvidas sobre como exportar, dados econômicos e onde buscar apoio.
Agricultores familiares contam com seguro para operações de investimento
A partir da safra 2010/2011, os agricultores familiares que acessam o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, Pronaf, contam com uma nova modalidade do Seguro da Agricultura Familiar, voltada para as operações de investimento.


:: Saiba mais no site da Secretaria da Agricultura Familiar.
Para garantir lucros, controle na ponta do lápis
Saber quanto se deve gastar numa propriedade para compra de insumos e pagamento de despesas é fundamental. A maioria dos agricultores não tem uma administração organizada e por isso perdem dinheiro.

:: Confira aqui a matéria da revista Dinheiro Rural e saiba as dicas dos especialistas para as contas da fazenda em dia.
Diversidade e produtividade são as marcas das frutas de Lapa
Autor: Sebrae/BA
Em Bom Jesus da Lapa, interior da Bahia, a banana, a melancia, o melão e a atemoia são cultivadas pelos pequenos produtores
Os fruticultores realizam investimentos em capacitação e na infraestrutura de produção e pós-colheita, que em conjunto fazem do seu produto uma referência de qualidade. O trabalho dos produtores é apoiado por um conjunto de instituições parceiras.
Cultivo de frutas nativas pode ser isento de ITR
O produtor rural que cultiva como atividade principal as frutas nativas da sua região poderá ficar isento do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural e ainda ganhar incentivos especiais. A proposição, que espera aprovação do Senado, abrange benefícios previstos na Lei Agrícola aos produtores, como a prioridade na obtenção de crédito rural, financiamento e seguro agrícola oficial; benefícios de infraestrutura como irrigação, energia e telefonia; e preferência nos serviços oficiais de assistência técnica.

:: Continue lendo no site da Agência Senado.
Ivan Cruz

Produção precisa seguir normas de regulamentação

Seis polos baianos de fruticultura têm apoio do Sebrae
Estímulo à competitividade e preocupação ecológica são diretrizes das ações desenvolvidas
As regiões, espécies e agricultores beneficiados pelo Projeto de Fruticultura do Sebrae foram selecionados com base na importância estratégica para o segmento na Bahia, na relevância da produção local - existente e potencial - e no porte dos produtores que se dedicam à atividade.
Welton Araújo

O cultivo de mangas tem a maior área plantada da região

Vale do São Francisco: maior polo de frutas tropicais
Conheça mais sobre a produção de frutas na região
No submédio do São Francisco além da manga e da uva, o coco, a banana, a goiaba, a melancia, o melão, a acerola, o maracujá, o mamão e até a atemóia são cultivados. Esse Arranjo Produtivo Local concentra produtores, empresas e instituições que geram capacidade de inovação e conhecimento, o que tem favorecido a construção e a manutenção de vantagens competitivas.
Consultas sobre importação e exportação têm novas regras
A realização de consultas técnicas sobre importação e exportação de animais, vegetais, seus produtos e subprodutos, bem como de insumos agropecuários, ficou mais ágil. Pelas novas regras determinadas pelo Mapa, os pedidos devem ser protocolados nas unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional, Vigiagro, em portos, aeroportos, postos de fronteira ou aduanas mais próximas do demandante, capazes de produzir respostas mais rápidas.

:: Consulte aqui as regras publicadas no Diário Oficial da União.
Diferencial dos frutos do Cerrado atrai consumidores
Produtos são gerados a partir de conhecimentos e práticas tradicionais, que lhes conferem características peculiares e especial valor simbólico
O mercado de polpas de frutas é extremamente disputado, mas a ideia do projeto “Frutos do Cerrado”, baseado na parceria entre índios e pequenos produtores do Maranhão e do Tocantins, é fornecer produtos com origem social e ambiental diferenciada. Os frutos são coletados em áreas extrativistas e de plantio, onde o manejo é orgânico e livre de agrotóxicos. No beneficiamento, não recebem nenhum aditivo químico ou conservante.
Plano de Negócio, o mapa do melhor caminho
Imagine que você deseja abrir uma floricultura e não sabe por onde começar. Para isso existe o Plano de Negócios que vai ajudá-lo a organizar suas idéias e facilitar sua tomada de decisão.

O plano vai orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua idéia e na gestão da empresa.

Acesse a cartilha Como elaborar um plano de negócio e saiba o passo a passo para ter sucesso.
TV Sebrae
Agroecologia muda realidade de produtores paulistas

 

 

Como fazer para preservar o meio ambiente e ao mesmo estabelecer o desenvolvimento sustentável?

 

Conheça aqui pela TV Sebrae, como a Cooperativa Agropecuária de Produtos Sustentáveis do Guapiruvu está regenerando a beira de um rio degragado pela poluição, mudando a consciência da comunidade e utilizando o comércio justo e solidário como forma de obter renda e autonomia.
Circuito empreendedor auxilia futuros e atuais empresários
 Empresários e empreendedores que ainda planejam começar seus próprios negócios têm até o fim do ano para participar do Circuito Empreendedor 2010. O programa do Sebrae no DF oferece palestras, consultorias, oficinas e cursos gratuitos ou com preços acessíveis para desenvolver habilidades gerenciais e comportamentais dos participantes.

:: Saiba mais na Agência Sebrae de Notícias do DF.

Leia também: Capacitação beneficia empresas de Tecnologia da Informação
Informe Setorial

Pesquisa mostra preferências do consumidor

Pesquisa sobre hábitos de clientes mostra que a proximidade e o preço são os principais fatores levados em conta, na hora de fazer compras. Atitudes que podem beneficiar o pequeno negócio.
Missão Técnica Internacional
O Sebrae Bahia realizou Missão Técnica Internacional em três países: Holanda, Alemanha e Inglaterra. O objetivo foi conhecer novas formas de apresentação de frutas frescas, conservação de máquinas e equipamentos e o alto padrão de profissionalismo no processamento de frutas no mercado internacional. Aqui você confere tudo o que ocorreu nesta troca de experiâncias na apresentação da supervisora de agronegócios do Sebrae Bahia, Célia Márcia Fernandes.
Fruticultura no Espírito Santo
Capacitação técnica, gerencial e acesso a mercados são ações do Sebrae/ES para essa atividade.
A fruticultura capixaba ocupa uma área de 85 mil hectares, gerando cerca de 50 mil empregos diretos, com uma produção anual da ordem de 1,2 milhão de toneladas, proporcionando uma renda superior a R$ 450 milhões/ano. É, portanto, uma atividade de grande benefício social e econômico, gerando empregos e oportunidades de negócios.