Horticultura

 

Produção e comercialização


Site incentiva consumo de hortaliças e ensina a reduzir desperdício
A Embrapa lançou o site Hortaliças na Web. O objetivo é contribuir para o aumento do consumo de hortaliças pela população brasileira, oferecendo diversas opções de preparo desses alimentos, com receitas nutritivas, práticas e baratas. Acesse e saiba como escolher, preparar e conservar estes alimentos.
Núcleo internet

Etapas da produção de hortaliças minimamente processadas
Conheça as recomendações técnicas de manuseio dos produtos antes e depois do processamento mínimo
As principais recomendações higiênico-sanitárias em cada etapa da produção de hortaliças minimamente processadas são discutidas a seguir.
Márcia Goulthier / ASN

O uso de embalagens com atmosfera modificada na horticultura
Método ajuda a manter hortaliças frescas por mais tempo
A embalagem é um importante fator para assegurar a qualidade de frutas e hortaliças minimamente processadas, garantindo que esses produtos sejam entregues nos pontos de venda prontos para o consumo. Conheça os benefícios de embalagens com atmosfera modificada.
A comercialização de hortaliças minimamente processadas
Saiba quais estratégias são usadas para atender os consumidores mais exigentes
As hortaliças minimamente processadas surgiram como uma interessante alternativa para o consumidor que não tem tempo de preparar sua refeição ou mesmo não gosta de fazê-lo. Saiba quais são as características do mercado mundial.

Figura 1

Conheça os segmentos de Food Service atraentes para os PMP
Fast food, hotelaria, restaurantes e lanchonetes, entrega e refeições coletivas constituem grande mercado para colocação de minimamente processados
Os produtos minimamente processados têm um grande canal de colocação de sua produção no mercado por meio do setor de Food Service. Vamos conhecer alguns números do setor, vendo detalhadamente cada segmento que o compõe.
HMP leva vantagem sobre alimentos in natura pela praticidade
Porém, consumidores ainda preferem produtos in natura
Convencer o consumidor a adquirir pacotes de Hortaliças Minimamente Processadas (HMP) ainda vai exigir muita propaganda, além de um diferencial menor de preço entre a HMP e os produtos in natura.
Hortaliças são os PMP mais vendidos no mundo
As hortaliças ainda são os produtos minimamente processados (PMP) mais vendidos em vários países do mundo, inclusive no Brasil.
As principais matérias-primas podem ser divididas em quatro grupos de hortaliças: Folhosas, Raízes, Frutos e Inflorescências.
Matéria-prima de qualidade é fundamental para produzir PMP
Qualidade depende de práticas de produção mais adequadas que as dos processados e melhores que as dos produtos vendidos in natura
A qualidade da matéria-prima é fundamental para o sucesso dos produtos minimamente processados. Essa qualidade depende de práticas de produção mais adequadas que as dos produtos processados e melhores ainda que as dos próprios produtos comercializados in natura, principalmente no que diz respeito à utilização de agrotóxicos e fertilizantes. Vamos conhecer algumas dessas práticas.
Conheça algumas marcas e tipos de PMP comercializados em SP
Loja de venda via internet e entrega em domicílio tem diversas opções de produtos minimamente processados
O texto apresenta uma lista de produtos que podem ser comprados via internet, no site de uma grande rede de varejo nacional. É importante porque mostra a variedade de produtos que podem ser oferecidos às redes.
Embalagens ajudam a desenvolver mercado de PMP
Embalagens inteligentes promovem trocas de gases com o exterior, protegem o produto e retardam o envelhecimento da hortaliça
O mercado de hortaliças minimamente processadas só começou a crescer a partir do desenvolvimento de embalagens adequadas, que aumentam a vida útil dos produtos.
A comercialização de hortaliças minimamente processadas
Saiba quais estratégias são usadas para atender os consumidores mais exigentes
As hortaliças minimamente processadas surgiram como uma interessante alternativa para o consumidor que não tem tempo de preparar sua refeição ou mesmo não gosta de fazê-lo. Saiba quais são as características do mercado mundial.
Tendências do mercado de hortaliças minimamente processadas
A previsão é de crescimento deste empreendimento no Brasil
O texto seguinte avalia os novos cenários no mercado brasileiro de frutas e hortaliças minimamente processadas.
Indústria contribuiu para formar cadeia produtiva de PMP
Formação da cadeia de Produtos Minimamente Processados teve grande contribuição da indústria
Setor industrial coordenou a cadeia de produção de Produtos Minimamente Processados (PMP), no início do desenvolvimento do setor no Brasil, promovendo ações que impulsionaram a atividade.
Mercado mundial para PMP é promissor
Consumo de produtos minimamente processados cresce em todo o mundo
Estudo demonstra que de dezembro de 2005 a dezembro de 2006, o mercado de hortaliças minimamente processadas vendeu US$ 4,7 bilhões apenas em mercados e supermercados norte-americanos.

Figura 1

Conheça as etapas de produção no processamento mínimo
Atividades mudam conforme a matéria-prima a ser utilizada ou o tipo de produto que se pretende obter
O processamento mínimo segue uma sequência de etapas – mostradas em um diagrama chamado de fluxograma –, com procedimentos técnicos e industriais que podem mudar conforme as diferentes matérias-primas (alface, rabanete, minicenoura, abóbora, melão, maçã, batata, etc) e diferentes produtos.
O produtor de HMP e as parcerias com complementadores
Parceiros ajudam a fortalecer o uso de Hortaliças Minimamente Processadas
Quando um produto é mais valorizado quando está acompanhado de outro do que isoladamente, este segundo produto pode ser considerado complementador do primeiro.