Leite e Derivados
Ministério da Agricultura recebe protocolo de produção do queijo marajoara
O queijo do Marajó é o primeiro produto artesanal a ter um protocolo próprio de produção, que servirá de guia para os produtores que desejarem comercializar o laticínio. O documento, concluído em dezembro do ano passado, foi entregue para análise e aprovação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mapa, no início de março. Há anos os queijeiros marajoaras lutam pela certificação do produto que tem valor histórico, econômico, social e cultural para a região. O protocolo de produção do queijo do Marajó foi elaborado por uma equipe técnica sob responsabilidade do Sebrae no Pará, Sagri e Adepará.

Acesse mais conteúdos no menu Queijo.
vacas leiteiras.jpg
O impacto da IN 51 para os produtores de leite

A Instrução Normativa nº 51 entra em vigor em julho de 2012 e pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul pesquisaram como duas empresas estão se adequando às novas normas. O estado é um dos maiores produtores de leite do Brasil, com uma representatividade de 17% de todo o leite produzido no País.

Acesse o menu Legislação para saber mais sobre a IN nº 51 e outras leis.

 

 

leite1.jpg
Consumo de leite em alta

O mundo deverá beber mais leite nos próximos anos. Uma pesquisa constatou que o consumo mundial de leite e de seus derivados líquidos deve crescer 30% até 2020. A urbanização, o desenvolvimento econômico dos países emergentes e principalmente o aumento da classe média na Ásia são alguns dos fatores que justificam o aumento.

Saiba mais acessando o menu Mercado - Consumo.

 

leite.jpg
Programas promovem a qualidade do leite e aumento da produtividade

Governo federal lança agenda estratégica visando a melhoria da qualidade do leite brasileiro. O documento tem 11 itens e aborda temas como assistência técnica, programas de qualidade, defesa agropecuária, entre outros.

Acesse o menu Produção para outras informações sobre o assunto. 

Projeto Geraleite leva tecnologia e inovação para produtores baianos
O programa Geraleite foi desenvolvido para apoiar os produtores de leite da Bahia para melhorar a qualidade do produto e a gestão de suas propriedades.
Os técnicos oferecem assistência técnica e gerencial, com foco na cadeia produtiva do leite, trabalhando a produção e agroindústria. Os produtores recebem noções de gerenciamento da propriedade, além de orientações técnicas para melhorar a produtividade.

:: Continue lendo na Agência de Notícias da Bahia.

:: Acesse outros conteúdo no menu Gestão
Pecuaristas alagoanos conhecem metodologia do Balde Cheio

Desenvolvido pela Embrapa e contando com o apoio do Sebrae, o projeto Balde Cheio pode elevar a produtividade leiteira em mais de 20 vezes. A metodologia vai ser apresentada aos participantes do Proleite, evento paralelo a Expoagro em Maceió, que em todas as edições promove atividades como seminários, palestras e cursos com foco no desenvolvimento da pecuária no estado. Entre os temas abordados estão tecnologia, mercado, qualidade e tendências.

:: Saiba mais no site de notícias do Sebrae Alagoas.

Programa aprimora qualidade na cadeia de leite e derivados
Tornar a produção leiteira mais competitiva, por meio do aumento da segurança e da qualidade do leite produzido. Esse é o objetivo do Programa PAS Leite, desenvolvido e executado pela Embrapa com apoio do Sebrae, Senar e Senai. O programa encontra-se em fase de implantação piloto nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Alagoas e Ceará, mas será levado a todo o País. Estão sendo capacitados produtores, laticínios e transportadores de leite.
Aprovada isenção de ICMS para agricultores familiares
Os agricultores familiares que vendem ou pretendem vender sua produção para os municípios incluírem na merenda escolar ficarão isentos de pagar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A medida foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e deve entrar em vigor em poucos dias, após tramitação na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).

:: Continue lendo no site da Seagri de Alagoas.
Leite 2.jpg
Leite no cardápio em todas as faixas etárias

Uma pesquisa feita em uma universidade do Canadá apontou que em certas faixas etárias o leite é mais eficaz do que água para hidratar o organismo.

Confira o vídeo do Jornal Hoje que explica quantos copos de leite cada faixa etária precisa tomar.

 

Projeto Balde Cheio no Globo Rural

 

Boletim do Leite

Confira aqui o Boletim do Leite.

Uma publicação do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada e saiba as últimas novidades do setor.
Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária