Leite e Derivados

 

Gestão


Readequação dos processos beneficia laticínio
Empresa de Propiá (SE) conseguiu reduzir tempo na produção com uma das inovações implantadas
O Laticínio Ponta Verde realizou algumas modificações no empreendimento e obteve ótimos resultados. Entre as inovações estão a modificação no processo da produção e a implementação de boas práticas. A redução do tempo e o aumento do faturamento foram benefícios conquistados.
A importância da dieta bovina na produção de leite
O documento Dieta Econômica para bovinos leiteiros foi resultado de uma parceria entre Sebrae, Senar e Embrapa e propõe a viabilização das pequenas propriedades de leite no Estado do Rio de Janeiro. O estudo aborda ações de pesquisa agropecuária, difusão e transferência de tecnologia, formação profissional, assistência técnica e extensão rural para aumentar a produtividade e reformular o sistema de pastagem, visando à sustentabilidade da atividade.

Nessa publicação, o produtor irá conhecer a importância dos nutrientes do solo, a formação de pastagens e como fazer o manejo intensivo de pastagens.
Leite Eficiente rende R$ 1,5 mi/mês no Sertão paraibano
Contrariando o previsível no setor leiteiro brasileiro, sua instabilidade econômica, o projeto Fazenda Eficiente tem base na sustentabilidade ecológica e está dando certo no Sertão paraibano.

Os números se mantêm animadores desde 2003, quando o Sebrae Paraíba instalou o projeto com algumas criações bovinas leiteiras. A atividade injeta R$ 1,5 milhão mensal na cidade de Sousa, onde o projeto foi instalado.

:: Continue lendo matéria da Agência Sebrae de Notícias da Paraíba.

:: Saiba mais sobre os projetos do Sebrae desenvolvidos no estado da Paraíba.

Negócio Certo Rural
Programa criado pelo Sebrae em parceria com o Senar promove incentivo à criação de novos negócios no meio rural
Com metodologia ambientada para a atividade agrícola, o programa vai ser adotado em 24 estados da federação. Pesquisa com as cinco primeiras turmas revelam que 43% dos 114 participantes abriram novos negócios e 57% implantaram melhorias na propriedade.
Vídeo ensina Boas Práticas na Ordenha
 fonte: Youtube, LIPOA


O leite é uma importante fonte de renda para os pequenos proprietários rurais, porém o manejo errado pode trazer contaminações prejudicando a qualidade do produto e seus derivados.
Conheça as Boas Práticas na Ordenha, produzida pela Universidade Estadual de Londrina em parceria com o Laboratório de Inspeção de Produtos de Origem Animal - LIPOA.

O vídeo tem aproximadamente sete minutos de duração.
Assista o vídeo

Guia para uma alimentação segura
Você sabia que alimentos refrigerados e congelados devem ser comprados por último e logo levados para casa ? E que para um alimento causar doença, ele não precisa estar com aparência ou cheiro de estragado. Estas e outras questões estão no Guia para uma alimentação segura que oferece informações sobre como escolher, transportar, preparar, conservar e consumir os alimentos, de forma a evitar danos a saúde.
Amigo da pequena empresa
Informação é a chave do sucesso. E parceria também. Preocupado em aumentar o índice de sobrevivência das pequenas empresas, o Sebrae desenvolveu a cartilha Amigo da Pequena Empresa com o objetivo de esclarecer e capcitar os contabilistas no atendimento ao empresário de pequeno porte.

A publicação enfoca as principais dúvidas dos empresários sobre o gerenciamento do seu negócio.
Circuito empreendedor auxilia futuros e atuais empresários
 Empresários e empreendedores que ainda planejam começar seus próprios negócios têm até o fim do ano para participar do Circuito Empreendedor 2010. O programa do Sebrae no DF oferece palestras, consultorias, oficinas e cursos gratuitos ou com preços acessíveis para desenvolver habilidades gerenciais e comportamentais dos participantes.

:: Saiba mais na Agência Sebrae de Notícias do DF.

Leia também: Capacitação beneficia empresas de Tecnologia da Informação
Plano de Negócio, o mapa do melhor caminho
Imagine que você deseja abrir uma floricultura e não sabe por onde começar. Para isso existe o Plano de Negócios que vai ajudá-lo a organizar suas idéias e facilitar sua tomada de decisão.

O plano vai orientá-lo na busca de informações detalhadas sobre o seu ramo, os produtos e serviços que irá oferecer, seus clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do seu negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua idéia e na gestão da empresa.

Acesse a cartilha Como elaborar um plano de negócio e saiba o passo a passo para ter sucesso.
Informe Setorial

Projeto Educampo

Produtores da Região Central de Minas comemoram 2 anos de parceria com Sebrae. Projeto Educampo contabiliza resultados e melhora produtividade do rebanho.
Produtores de leite recebem orientação do Sebrae no DF
Uso de tecnologias baratas garantem o aumento da produtividade com qualidade
Unidades de pecuária leiteira oferecem novas práticas de manejo e gestão da produção leiteira, promovendo a aumento da renda em propriedades rurais. Confira.
Projeto Balde Cheio amplia atividades com parceria da Embrapa.
:: Saiba mais no blog Agropecuária de Pequeno Porte como os produtores de leite podem se beneficiar desta iniciativa.

 

Projeto Balde Cheio moderniza pecuária no Tocantins
Adotado por 65 fazendas no Tocantins, o projeto Balde Cheio tem o apoio do Sebrae que leva para o campo práticas de gestão com sucesso garantido. O projeto ensino sistemas de manejo, alimentação e higiene para aumentar a produção de leite. Continue vendo aqui reportagem do programa Pequenas Empresas Grandes Negócios.

:: Veja aqui porque o Sebrae é parceiro do Projeto Balde Cheio

:: Saiba Mais.
Projeto promove o desenvolvimento da pecuária leiteira
Conheça as tecnologias simples e de baixo custo disponíveis aos produtores de leite do DF
Saiba como participar do Projeto Piloto de Transferência e Difusão de Tecnologias para a Pecuária Leiteira do Distrito Federal, que oferece oficinas técnicas, cursos de capacitação rural, entre outros benefícios.
Vamos administrar juntos

 

Série mostra a importância do associativismo no meio rural

 

Assista em tamanho maior
Rede Empresas Sebrae
Quer vender para as grandes empresas? Conheça aqui o Rede Empresas Sebrae