Madeira e Móveis
Projeto capacita artesãos no RS
img_serra_gaucha.jpg

Sindmóveis investe na capacitação de artesãos para criar uma linha de artesanato compatível com a excelência do turismo na região da Serra Gaúcha. Conheça no menu Design de Móveis o que vem sendo desenvolvido no Brasil para agregar valor aos produtos advindo da madeira.
madeira sintética.jpg
Madeira sintética chega ao mercado

A madeira sintética tem várias semelhanças com a madeira natural, porém tem várias vantagens, além de ser uma solução para preservar o meio ambiente e gerar bons lucros. Esse material não absorve umidade, nem retém fungos ou cupins. Apesar de ser tendência no mundo afetado pelo aquecimento global, poucas indústrias brasileiras fabricam a madeira a partir do plástico reciclado.

Saiba mais sobre o assunto acessando o menu Inovação e Tecnologia.
 

Resíduos de árvores mortas viram móveis e artesanato no Ceará.jpg
Resíduos de árvores centenárias viram móveis e artesanato no Ceará

Quando árvores centenárias estão condenadas, elas ganham uma importância diferente no município de Ubajara, no Ceará. A madeira representa arte e sustento para artesãos, que com a técnica e o talento transformam o que estava morto em belas peças rústicas. Nas mãos do marceneiro Antonio dos Anjos, cedros, jaqueiras e louros se transformam em móveis históricos.   

Assista ao vídeo produzido pelo programa Nordeste Rural, da TV Verdes Mares, associada da Rede Globo.

Acesse o menu Manejo da Madeira para informações adicionais.

Pragas em madeira é mais comum na primavera

Na primavera, período que vai de 23 de setembro a 21 de dezembro, os cuidados com móveis de madeira têm que ser redobrados. Isso porque os cupins estão em período de acasalamento, e procuram a celulose para se alimentar. Essa substância é encontrada em papel, tecidos e principalmente na madeira.

Assista ao vídeo produzido pela RJTV para saber quais as dicas para evitar os estragos causados por esses insetos.

 

 

 

Sustentabilidade em móveis de design
Conheça o processo criativo de uma dos maiores designer de móveis do Brasil. Fernando Jaeger conta na coluna Fazendo Arte, do Jornal das Dez da Globonews, como se inspira para desenvolver suas criações e mostra sua preocupação com a sustentabilidade na produção de suas peças.

No menu Design de Móveis você ainda confere outras interferências do design na produção moveleira.
Governo lança medidas para estimular a indústria brasileira
O Plano Brasil Maior foi lançado visando defender o mercado interno e promover a inovação para avançar no mercado internacional. A intenção é fortalecer a indústria, setor que é prejudicado com a valorização cambial, desencadeada devido à crise econômica mundial.

Acesse o menu Créditos para mais informações.
Projeto Estruturante de Madeira e Móveis da Amazônia
 
Img - Projeto Estruturante O Sebrae desenvolveu nos sete Estados da Região Norte o Projeto Estruturante de Madeira e Móveis da Amazônia, a fim de contribuir com as políticas de desenvolvimento sustentável e gerar conhecimento e informação sobre a cadeia produtiva de madeira e móveis.

Essas informações serão utilizadas para aumentar a competitividade e a participação das empresas no mercado interno e externo, por meio da oferta sustentável de matéria-prima e agregação de valor aos seus produtos.

Acesse os estudos. Eles são inéditos e poderão direcionar os investimentos dos órgãos públicos e privados com base na sustentabilidade ambiental, profissionalização do setor e acesso a novos mercados. 

 

Móveis personalizados fabricados pela Triarte

Moveleira de Chapecó reformula preços de venda
Fonte: Sebrae/SC
Relatório de inteligência do SIS ajuda empresa a agregar valor aos produtos e garantir lucro
Conheça o caso de sucesso de uma empresa de móveis do oeste de Santa Catarina, que através do Serviço de Inteligência Competitiva (SIS) conseguiu reorganizar o planejamento de despesas e receitas da empresa.

O importante é aprender para crescer
Fonte: Sebrae/PR
Conheça a história de João Amarildo, conhecido como o “Rei do Beliche”
O empresário aprendeu na prática como produzir móveis. Mas ao conhecer novas técnicas de gestão no Sebrae/PR, sua empresa teve aumento na qualidade dos produtos oferecidos ao mercado e passou a atender a pedidos permanentes.
Coleções Setoriais de Normas Técnicas
Fonte: Sebrae/SP
Cadastre sua empresa e obtenha as normas com descontos
As empresas do setor de madeira e móveis têm a oportunidade de inovarem e tornarem-se mais competitivas com a coleção das normas focadas no produto e processo. Saiba como acessar essa vantagem no texto a seguir.

Luidy e Liliane Ribeiro, da Oficina de Móveis Rústicos

Móveis rústicos, gestão avançada
Fonte: Sebrae-MG
Casas demolidas emprestam seus pedaços para novas criações nas empresas de Passos
O Programa de Alavancagem Tecnológica do Sebrae vem aumentando a produtividade de empresários do setor moveleiro de Passos (MG). O programa estimula a criação e a sustentação dos pequenos negócios, por meio de ações continuadas em gestão industrial e em capacitação empresarial.
Características do mercado da madeira de reflorestamento no Brasil
Artigo produzido pelo Centro de Inteligência em Florestas apresenta a evolução da comercialização de madeira no Brasil, a política de incentivos fiscais e o crescimento de empresas florestais. Além disso, mostra as principais tendências do setor florestal brasileiro, que se mostra cada vez mais competitivo no mercado internacional, com perspectivas de crescimento das exportações e do consumo interno no Brasil. Conheça as tendências:

- Características do mercado da madeira de reflorestamento no Brasil (artigo em PDF)
Espaço Moveleiro

 
espaço moveleiro.jpg

Confira as notícias do setor de móveis divulgadas no jornal Espaço Moveleiro edição 24, publicado em julho de 2011 pelo Sindicato das Indústrias de Madeiras em Geral do Estado do Espírito Santo.


Móveis sem desperdício
Inovar é antes de mais nada atitude. E atitude não faltou para a Leandro Souza Ambientes, do Distrito Federal. A empresa inovou na maneira de produzir móveis, passou a economizar madeira, a agredir menos o meio ambiente e melhorou a qualidade de trabalho dos funcionários. Prepare-se para ver de perto uma inovação atrás da outra.

Assista em tamanho maior

O design dos móveis como fator competitivo
Fonte: Remade
Incremento do design poderá promover o móvel brasileiro no exterior
O atual ambiente competitivo caracterizado por imensas mudanças tecnológicas, comunicação rápida, abertura econômica, competição global e os altos índices de inadimplência obrigam as empresas a reverem seus modelos de competição.

Móveis de Capão