Mandiocultura

A produção e importação de mandioca pelo Brasil
O Nordeste é o estado com o maior número de casas de farinha de mandioca, enquanto o Paraná é o maior produtor de fécula de mandioca
As importações e exportações de mandioca e amido de mandioca pelo Brasil entre 2000 e 2010 apresentaram grandes oscilações, em consequência da lei da oferta e demanda. Por outro lado, o setor de amido de mandioca teria melhores possibilidades de crescimento se não fosse a baixa escala de sua produção, entre outros motivos.
Chefs paraenses fazem mapeamento de farinhas nacionais
Diante da variedade de farinhas que existe no Brasil, os irmãos Felipe e Thiago Castanho, chefs de cozinha paraenses, decidiram montar um banco de farinhas nacionais. Inspirados na catalogação de ingredientes nativos realizada pela Empraba, vão identificar e mapear as versões que existem no país. Contine lendo no site da Folha de SP.

Acesse mais conteúdos no menu Alimentação e Gastronomia.
O produtor rural e o Rio Grande do Norte Semiárido
Não é fácil produzir alimentos no semiárido nordestino. Com chuvas irregulares na maior parte do ano, o ambiente exige do produtor rural conhecimentos e cuidados especiais no manejo correto do solo, da água, dos rebanhos e dos vegetais. A cartilha elaborada pelo Sebrae, pretende ajudar o produtor rural que trabalha não só no Rio Grande do Norte, mas em todos os estados que sofrem com a seca. O documento contém informações sobre como aproveitar melhor os recursos na propriedade rural.
As lucrativas raízes do Brasil
O consumo crescente em todo o país e a identificação como produto brasileiro, transformaram a mandioca em uma boa opção de negócio. Com inovação e novos processos de comercialização, a produção da mandioca ganha cada vez mais mercado. Conheça a história de produtores que investiram em melhorias de produção e se uniram para transformar o plantio da mandioca em meio de vida.

Acesse mais conteúdos no menu Inovação e Tecnologia.
Beiju colorido ganha mercado no Pará
O beiju, espécie de biscoito natural feito com a fécula da mandioca – tradicionalmente branco, ganhou tonalidades em verde, amarelo, vermelho e roxo e sabores de frutas e legumes nas mãos de produtores paraenses. Com ajuda do Sebrae, a associação fechou um convênio com uma das principais redes de supermercados do Pará, que oferece degustação do produto. Saiba como os produtores conseguiram inovar e ganhar mercado.
Mandiocultura do RN inspira produtores de Cabo Verde
O processo de modernização das casas de farinhas e a diversidade dos produtos derivados da mandioca no Rio Grande do Norte chamaram a atenção de instituições ligadas ao setor produtivo da República de Cabo Verde, um arquipélago formado por dez ilhas situadas no continente africano. Saiba como os técnicos pretendem levar conhecimento para valorizar a atividade no país africano e aumentar os postos de trabalho nesse segmento.
Pesquisa participativa no melhoramento da variedade da mandioca
A agricultura familiar responde por mais de 85% da produção de mandioca no País. Entretanto, na maioria das regiões há problemas de quantidade e qualidade na produção de mandioca por causa das variedades usadas e porque os produtores não se valem da tecnologia disponível. Utilizando a metodologia de pesquisa participativa, a Embrapa lançou a cartilha Seleção Participativa de Variedades de Mandioca na Agricultura Familiar para mostrar aos produtores que a variedade de mandioca a ser plantada pode determinar o sucesso da produção.

 

Em novas versões, tapioca chega a festas, restaurantes estrelados e até padarias
A goma extraída da mandioca - que, aquecida, dá origem a beijus rígidos e outros formatos mais flexíveis - saiu dos fogões da praia e do sertão para ganhar novos territórios, como restaurantes estrelados, padarias concorridas e menus de festas. Atingiu, enfim, o status de comida moderna e refinada. Contine lendo na matéria da Folha de S.Paulo.
Mais um herbicida para mandioca pode ser aprovado
A Câmara Setorial da Mandioca, discute a aprovação de mais um herbicida para o cultivo da mandioca. Segundo os especialistas, a cultura da mandioca já possui uma serie de produtos registrados. A maioria é de herbicidas, mas o mais usado no Brasil, o glifosato, não está autorizado para a mandioca. A idéia é que o processo envolvendo o glifosato para a mandioca entre no modelo de prioridade dos Minor crops (culturas menores) no governo federal.

Saiba mais no site da Agéncia Sebrae de Notícias de Alagoas.
Saiba como acessar a linha de crédito para Agricultura de Baixo Carbono
O governo federal está oferecendo crédito a produtores que invistam na Agricultura de Baixo Carbono. O Plano ABC, como é chamado o programa, vai destinar R$ 3,5 bilhões em financiamentos nesta safra para a adoção de práticas que contribuam com a redução da emissão gases de efeito estufa no campo.

A CNA produziu a cartilha Guia de financiamento para facilitar o acesso do benefício pelos agricultores.

APLs fortalecem cadeia produtiva da mandioca
Ao formar as aglomerações, produtores ganham escala e competitividade para enfrentar concorrentes maiores
Os Arranjos Produtivos Locais (APL) são soluções importantes para os pequenos produtores. No segmento de mandioca, já há vários deles espalhados pelo País. . No município de Paranavaí (PR), a criação de um polo possibilitou melhorias nas condições de plantio e processamento da mandioca da região.
Plano Safra 2012/2013
O Plano Safra 2012/2013 lançado pelo governo federal promete mais crédito e mais renda para os produtores rurais, além de taxas de juros atrativas e medidas de incentivo a produção. O volume de recursos disponíveis é de R$ 115,2 bilhões para o finaciamento rural representando um crescimento de 7,5% em comparação à safra passada.

Entre as propostas sugeridas estão políticas de apoio ao produtor com foco nas realidades locais, redução de custos financeiros e ampliação da cobertura do Seguro Rural.

O mercado da mandioca
Unidades familiar e empresarial resultam em dois grandes ramos: a cadeia de produção de mandioca de mesa e a de mandioca para indústria
O mercado exige, cada vez mais, estabilidade de preço e qualidade no fornecimento do produto final. A produção da mandioca, para atender às indústrias, necessita de eficiência via ganhos de escala e de um período mais longo de safra.
A identificação e o relacionamento com os fornecedores
‬Um revendedor de farinha de mandioca dá algumas dicas de como escolher fornecedores. Segundo o empreendedor, a qualidade é mais importante do que o preço.

Consumo de mandioca pode prevenir envelhecimento
Pesquisadores paranaenses de Cascavel, no oeste do estado, desenvolveram uma espécie de mandioca rica em betacaroteno, conhecida como vitamina A. Ela é mais amarelada e ajuda a prevenir o envelhecimento. A variedade chamada de Upira foi desenvolvida durante dez anos. Saiba mais no site do G1.
Tacacá é o preferido dos paraenses
Muito apreciado pelos moradores de Belém, o tacacá é um caldo de origem indígena que leva a goma de mandioca e a farinha entre os seus ingredientes principais. Assista o vídeo e saiba como é preparado o prato mais famoso da culinária paraense.
Agroindústrias movimentam pequenos negócios da Bahia
Confira na Revista Conexão Especial Agroindústria um retrato das principais ações do Sebrae Bahia no desenvolvimento da produção rural, através das agroindústrias e projetos de ovinocaprinocultura, bovinocultura de leite, suinocultura, mandiocultura, apicultura, cacauicultura, piscicultura, cafeicultura e fruticultura.

Acesse mais conteúdos no menu Biblioteca on line
Assista o vídeo Seleção Participativa de Variedades de Mandioca na Agricultura Familiar produzido pela Embrapa e saiba qual as melhores variedades de mandioca para plantar.
Calendário Agrícola
Infográfico do site RuralBR contém informações sobre as condições ideias para cada cultivo.
Sabão é alternativa para uso da manipueira
Mulheres no interior do Pará utilizam o resíduo na fabricação e apostam no produto como nova fonte de renda

Cerca de 8 mulheres da comunidade de Patauateua, localizada no município de Ourém, no Pará – a 182 km da capital, Belém – apostam na fabricação de sabão para melhorar o sustento da família.

Leia mais