Ovinocaprinocultura
Produzir queijo de leite de cabra gera renda no semiárido
Em tempos de estiagem, os caprinos são uma excelente alternativa para os empreendedores do semiárido potiguar que desejam incrementar os negócios. Para muní-los de informação e conhecimento, o Sebrae no Rio Grande do Norte capacita empresários e profissionais do setor de laticínios de Currais Novos. O curso é fruto do projeto Aprisco Nordeste, que tem como propósito introduzir inovações tecnológicas, gerenciais e comerciais nas cadeias produtivas da ovinocaprinocultura, beneficiando produtores rurais e empresas locais.

Acesse mais conteúdos no menu Notícias.
Produtores de caprinos e ovinos do norte da Bahia recebem orientações técnicas
O Programa Bioma Caatinga Programa de Inclusão Produtiva da Ovinocaprinocultura do Semiárido da Bahia, realiza um trabalho de orientação técnica no campo para produtores de caprinos e ovinos. O programa envolve 40 Agentes de Desenvolvimento Rural Sustentável que trabalham em cinco municípios baianos e já beneficiou 1,2 mil produtores. A ação começou em janeiro, quando os agentes fizeram as primeiras visitas, identificaram produtores e lideranças comunitárias e elaboraram diagnósticos das propriedades.
O produtor rural e o Rio Grande do Norte Semiárido
Não é fácil produzir alimentos no semiárido nordestino. Com chuvas irregulares na maior parte do ano, o ambiente exige do produtor rural conhecimentos e cuidados especiais no manejo correto do solo, da água, dos rebanhos e dos vegetais. A cartilha elaborada pelo Sebrae, pretende ajudar o produtor rural que trabalha não só no Rio Grande do Norte, mas em todos os estados que sofrem com a seca. O documento contém informações sobre como aproveitar melhor os recursos na propriedade rural.
Missão conhece a produção e comercialização da ovinocultura no RS
missão ovino.jpg
A missão técnica ao Pampa visitou quatro municípios e cinco empreendimentos do setor de ovinocultura do Rio Grande do Sul visando conhecer a cadeia da ovinocultura existente no Estado, observando aspectos produtivos e de comercialização. 

Acesse a Biblioteca online para saber mais sobre a missão e outros conteúdos.
cabra.jpg
Estudo analisa a cadeia produtiva de ovinos e caprinos no RN

A cadeia produtiva da ovinocaprinocultura no Estado do Rio Grande do Norte é promissora, porém, enfrenta problemas nos fluxos financeiros e de produtos. É o que aponta um estudo feito por estudantes da Universidade Federal de Pernambuco e da Faculdade de Olinda que analisou as regiões central e oeste do Estado do Rio Grande do Norte.

 Saiba mais sobre esse tema acessando o menu Cadeia Produtiva.

img - Setor de ovino ganha inovações tecnológicas
Setor de ovino e caprino ganha inovações tecnológicas

A Embrapa lançou duas novas tecnologias para coleta de embrião em caprinos e ovinos. O circuito e a sonda tornarão mais eficaz a coleta de embriões pela via transcervical. Neste método, os animais não passam por intervenção cirúrgica, o que ocorre nos métodos tradicionais.

Conheça mais sobre o tema  no menu Inovação e Tecnologia.

 

Plano Safra 2012/2013
O Plano Safra 2012/2013 lançado pelo governo federal promete mais crédito e mais renda para os produtores rurais, além de taxas de juros atrativas e medidas de incentivo a produção. O volume de recursos disponíveis é de R$ 115,2 bilhões para o finaciamento rural representando um crescimento de 7,5% em comparação à safra passada.

Entre as propostas sugeridas estão políticas de apoio ao produtor com foco nas realidades locais, redução de custos financeiros e ampliação da cobertura do Seguro Rural.
Criação de cabras na Serra da Mantiqueira rende queijos sofisticados
Assista o vídeo e saiba como.