Panificação
Gestão de pessoas em panificação e confeitaria
Autor: Sebrae Nacional; ABIP
Fonte: Como criar um empreendimento de Panificação e Confeitaria
Os colaboradores são vistos como recursos de produção, sofrem influências da ação organizacional e, por isso, precisam ser administradas
Os métodos básicos para administrar uma padaria e confeitaria não devem ser diferentes dos praticados por um executivo. Saber aonde se quer chegar, integrar essa visão com a capacidade dos recursos disponíveis e implantar um plano de ação por meio de um gerenciamento claro e consistente são alguns dos passos a serem tomados. Assim podemos destacar que, para o bom funcionamento da padaria, são necessários controles eficientes nas seguintes áreas:

- Gestão Administrativa e Financeira;
- Gestão de Pessoas;
- Gestão da Produção;
- Gestão de Marketing.

Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas significa conquistar e manter pessoas na empresa. Para se impor frente à concorrência, é preciso conhecer os limites do negócio. A realidade de mercado atual nos direciona a atitudes mais agressivas, em lugar da passividade. Para isso, temos que ter informações precisas sobre o andamento do serviço interno e de nossos ganhos de produtividade.

Um empreendedor tem a importante missão de avaliar o grau de desempenho dos setores, a fim de obter parâmetros reais para delinear metas que possam ser cumpridas.
Dentro deste princípio, deve-se ressaltar as pessoas, que hoje são vistas como recursos de produção, ao lado dos recursos financeiros e materiais. Elas precisam ser administradas, pois sofrem influências da ação organizacional.

Para isto, faz-se necessário determinar políticas e critérios a respeito de como administrar pessoas, estruturar as cadeias hierárquicas da empresa (organograma), bem como desenvolver métodos e procedimentos relacionados à Gestão de Pessoas, tais como:

- Recrutamento;
- Seleção;
- Treinamento;
- Integração;
- Avaliação;
- Motivação;
- Promover as pessoas;
- Descrever os cargos;
- Dividir as tarefas entre os funcionários.
- Gerenciar as rotinas operacionais.

Integração


É recomendável que se padronize as informações pertinentes aos direitos e deveres da empresa. Desta forma, faz-se necessário realizar treinamento de integração onde se apresenta a cultura interna da empresa, seus valores e pressupostos básicos.

Uma ferramenta indicada para facilitar a integração do funcionário à empresa é o Regulamento Interno, que deve conter tópicos como:

- Boas-vindas da empresa aos novos colaboradores;
- Breve histórico de como surgiu a padaria;
- Missão;
- Objetivos;
- Metas;
- Produtos / Serviços;
- Características dos futuros colaboradores;
- Organograma;
- Direitos (benefícios, remuneração, uniformes, férias, entre outros);
- Deveres (horário e carga horário de trabalho, registro de ponto, descrição de cargos, entre outros);
- Comportamentos gerais.

Acesse a íntegra do documento:

 Como criar um empreendimento de panificação e confeitaria