Rochas Ornamentais
Cartilha do MEC sobre Rochas Ornamentais
Tenha um panorama do mercado de rochas ornamentais brasileiro e da formação de mão de obra e inserção profissional no setor. Acesse Estudos e Diagnósticos leia a cartilha desenvolvida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação.
Resíduos de rochas podem ser usados para fabricação de cerâmica vermelha
img_rocha
Durante a extração e o corte de rochas ornamentais são geradas enormes quantidades de resíduos finos. Os maiores problemas enfrentados pela indústria de exploração são a poluição do meio ambiente causada por esse resíduo e os danos à saúde humana ao respirar o pó resultante do corte.

O estudo Reaproveitamento de resíduo de rocha ornamental proveniente do Noroeste Fluminense em cerâmica vermelha tem a intenção de reutilizar esse resíduo de uma forma que cause menos impactos ambientais e à saúde das pessoas. Segundo o estudo, os resultados experimentais mostraram que adições de até 20% em peso do resíduo de rocha ornamental, não promovem variações significativas na generalidade das propriedades físico-mecânicas da massa argilosa padrão.

Confira o PDF completo do estudo.
Segurança no trabalho – como manusear, armazenar e transportar pedras e rochas
O manuseio, armazenagem e transporte de mármore, granito e outras rochas pode ser perigoso se não houver regras estabelecidas para isso. Números apontam uma grande acidentalidade e uma alta taxa de mortalidade decorrente dessas atividades.

A Subcomissão Permanente Nacional do Setor de Mármore e Granito (SPNMG) criou o anexo I da Norma Regulamentadora nº 11 – Movimentação e armazenagem de chapas de mármore, granito e outras rochas. O objetivo é estabelecer regras mínimas para estes serviços.

Veja o documento completo no site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
img_rochas
Setor de rochas foi o que mais cresceu no Ceará
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) acaba de lançar, por meio do Centro Internacional de Negócios – CIN do estado, o Ceará em Comex. No relatório encontram-se os principais produtos cearenses que foram exportados e importados, além de informações sobre os diversos países de destino e origem entre outros dados.

O setor de rochas ornamentais foi o que mais cresceu no último ano. Um comparativo entre janeiro 2009 e janeiro de 2010, mostra um crescimento de 343,7% nas exportações, atingindo mais de US$ 1,8 milhão.

Confira o relatório completo no portal CIN/CE .
Rochas Ornamentais tem maior procura no mercado mundial
Autor: Renato Dias Regazzi
O segmento de rochas ornamentais experimenta aumento da produção mundial por conta da maior procura pelo mármore e granito para utilização em ornamentação
Países tradicionalmente produtores no segmento de rochas ornamentais passaram a investir no beneficiamento e exportação do mármore e do granito, ampliando a oferta desses produtos no mercado internacional e aumentando a competição entre as empresas instaladas no setor.

Cartão BNDES financia investimentos em inovação
Autor: BNDES
Fonte: BNDES
BNDES passa a financiar a contratação de serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação
O Banco Nacional do Desenvolvimento, por meio do cartão BNDES, criado em 2003, passa a financiar investimentos em inovação. Poderão ser contratados, por exemplo, a aquisição e transferência de tecnologia, prototipagem, design, ergonomia, resposta técnica de alta complexidade e avaliação da qualidade de produto e processo de software.
http://www.nemersa.com.br

Linha de polimento automático

Indústria de rochas ornamentais ocupa posição de destaque
Autor: Renato Dias Regazzi
Atividades do setor produtivo de rochas ornamentais estão distribuídas por diversos estados brasileiros, especialmente nas regiões Sudeste e Nordeste
No Brasil, as atividades de exploração, beneficiamento e comercialização de rochas ornamentais tiveram início na década de 40, quando as importações, especialmente de mármores, foram suspensas por ocasião da Segunda Guerra Mundial, propiciando o surgimento e o desenvolvimento de polos extrativistas e industriais pelo país.