Serviços
Orientações e dicas sobre o setor de serviços para micro e pequenas empresas
Dicas sobre como abrir um negócio, como se tornar um empreendedor e como atrair novos clientes. Tudo isso você encontra aqui, no site de Serviços do Sebrae, além de informações sobre o setor de serviços, como tendências e dados de pesquisas. Fique a vontade para acessá-lo e boa leitura!

Atlas Nacional de Comércio e Serviços
Comércio e Serviços são mapeados em todo o país
O Sebrae, em parceria com o MDIC, Ipea e IBGE e com o apoio da ABDI, produziu o Atlas Nacional de Comércio e Serviços, o qual constitui uma ferramenta de apoio à tomada de decisão por meio de indicadores sociais, econômicos, setoriais e de infraestrutura, todos georreferenciados, permitindo que empresários, investidores e agentes públicos entendam a dinâmica espacial da economia brasileira.
Oficinas mecânicas de Tocantins adotam Sistema de Gestão Ambiental
As oficinas mecânicas são fontes geradoras de poluição ambiental. O respeito ao meio ambiente, às pessoas e à comunidade fazem parte da cultura do Sebrae e, por isso o Sebrae de Tocantins criou em janeiro de 2011 o Projeto de Reparadores Automotivos de Araguaína-TO.

O objetivo do trabalho foi restabelecer um Sistema de Gestão Ambiental para os resíduos de oficina mecânica. O modelo adotado pelo Sebrae está baseado em parâmetros ambientais reconhecidos no mundo inteiro, que são os requisitos da ISO 14001, uma norma internacional e de escala global com aceitação e reconhecimento em mais de 140 países.

Acesse mais informações sobre o segmento automotivo em Reparação Veicular
Vaidade masculina aumenta procura por salões
Afirmar que salões de beleza são lugares exclusivamente femininos já não é uma verdade que vale para os dias atuais. Os homens estão começando a frequentar os salões por indicação da esposa, amiga ou filha. E os empresários já perceberam isso. Hoje há espaços reservados para a ala masculina e também há empresas com foco somente neste público.

Para atrair essa clientela, os empresários lançam mão de vários artifícios. Ao entrar nestes espaços exclusivos para eles, muitas vezes o que se encontra não são revistas de fofoca, comum em salões convencionais, mas um ambiente que lembra até mesmo um bar. Muitos oferecem cerveja e televisão sintonizada no futebol.

Veja outras tendências dos salões em Profissionais da Beleza
Brasileira fatura organizando festas de divórcio
Nem todo amor nem todo casamento duram para sempre, o que não significa que o divórcio não pode ser tão divertido quanto a própria união do casal. Depois de sua própria separação, em 2009, a empresária Meg Sousa descobriu, em uma busca pela internet, que casais, em outros países, celebravam o fim do casamento com grandes festanças.

Em 2009, ela conseguiu seu primeiro cliente, um empresário que produziu uma festa de divórcio no valor de R$ 23 mil. Depois disso, mais pessoas apareciam interessadas em realizar o mesmo tipo de evento. Em 2010, a empresária se juntou a uma assessoria de casamento e produz agora de duas a três festas de divórcio por mês.

Veja outras ideias de negócios em Festas e Eventos
Barreiras e melhorias para obter financiamento
Burocracia e juros altos estão entre as principais barreiras citadas pelos empreendedores pesquisados no Diagnóstico de Gestão da Micro e Pequena Indústria do Estado de Goiás (2ª edição) na hora de ter acesso a um financiamento.
O financiamento feito junto a bancos é ainda o mais contratado pela micro e pequena indústria do Estado de Goiás. Entretanto, de 2006 para 2010 houve uma redução drástica do percentual de empresas que recorreram ao financiamento para obter recursos extras, passando de 84% para 58%, respectivamente.

Veja os cuidados na hora de obter um financiamento em Acesso a Serviços Financeiros
Como criar um programa de fidelidade na sua empresa
Fidelizar é um objetivo incessante e um desafio para as empresas. Com ofertas mais diversas, tentadoras e inovadoras, a cada dia surgem novos concorrentes com produtos mais alinhados às necessidades e desejos dos consumidores, o que torna a fidelização mais difícil.

Especialista em marketing destaca as principais ações para quem deseja atrair e manter os consumidores. Ele afirma que o cliente tem que ser conquistado diariamente e dá 3 dicas para começar um programa de fidelidade

Conheça outras formas de solidificar seu negócio em Gestão e Estratégias
Pet shops apostam em baixo investimento e alta mobilidade
De olho nos clientes que estão dispostos a gastar com seus bichos de estimação, mas que também querem conveniência e rapidez nos serviços, empresas do setor lançam franquias de pet shop em formatos móveis.

Os baixos custos fixos e operacionais são as principais vantagens que atraem os empreendedores para o negócio, além da aposta na alta lucratividade.

Saiba mais sobre o setor de animais de estimação em Serviços veterinários e Pet Shops
Aproximação entre empresas cria novas perspectivas de bons negócios. Participe do Bolsa de Negócios
Milhões de brasileiros agora podem se tornar empresários legalizados, com CNPJ e alvará. Os impostos são muito menores e a burocracia também. Aproveite a oportunidade e formalize-se!
Açougue orgânico conquista clientela com carnes certificadas
As pesquisas revelam que os brasileiros estão dispostos a comprar produtos orgânicos. De acordo com as Nações Unidas, este tipo de comércio cresce em média 20% ao ano no mundo. Nada de fertilizantes, agrotóxicos, hormônios ou qualquer intervenção que possa causar danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas. Veja exemplo de como esse mercado promissor se adequa às oportunidades de negócios.

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A importância do planejamento
Entenda, neste programa, a importância de se planejar o negócio. Na história deste programa, a falta de planejamento prejudicou o negócio dos empreendedores. Talento e planejamento somam uma fórmula eficiente para transformar boas ideias em negócios lucrativos.