Têxtil e Confecções

 

Mercado


Modelo da grife Clara Rosa

Moda evangélica em alta
Fonte: G1
Destinado a um segmento com milhões de adeptas, a moda evangélica conquista no mercado nacional
A população de evangélicos no País ultrapassa a marca dos 25 milhões de adeptos. Empresários do setor têxtil identificaram as necessidades das mulheres evangélicas, que querem se sentir bonitas, mas ao mesmo tempo manter as tradições da religião. Foi aí que surgiu a moda evangélica.
Programa do Sebrae mostra como vender mais
O programa de Acesso a Mercado do Sebrae ajuda 12 confecções de Novo Horizonte, no interior de São Paulo, a vender mais e aumentar a clientela. O segredo é descobrir a necessidade dos consumidores. Assista ao vídeo do Pequenas Empresas, Grandes Negócios para entender como funciona o programa do Sebrae.
Aprenda a exportar
Confira o aplicativo setorial Aprendendo a Exportar Confecções. Este é um produto de aprendizado interativo sobre comércio exterior, com enfoque no processo exportador de confecções, desenvolvido pelo MDIC/SECEX, em parceria com a APEX - BRASIL, o SENAI e a ABIT. O objetivo é difundir a cultura exportadora por meio da sistematização das informações do setor, contribuindo para a expansão da base exportadora.
Vestuário: tendências de venda pela Internet
Autor: Martha Mendes
Fonte: Sebrae Nacional
Portal do Google lança novo conceito de comércio on line
As vendas pela internet do setor de confecção devem aumentar com a entrada no mercado de portais específicos, que funcionam como rede social voltada à moda. A presença no mercado virtual é estratégica para as Micro Pequenas Empresas.
Saiba como implantar a ISO 9002 em uma empresa têxtil
Autor: Martha Mendes
Fonte: Revista Eletrônica Casos em Engenharia de Produção
Estudo mostra o passo-a-passo para adquirir a certificação reconhecida internacionalmente
Usada para garantir a utilização de procedimentos de qualidade no sistema produtivo da empresa, a aquisição de um sistema da qualidade é fundamental para quem objetiva o acesso a mercados internacionais. No entanto, o processo de implantação de normas deve ser bem planejado, considerando benefícios e dificuldades que a certificação trará para empresa.
A Copa do Mundo e as oportunidades para o setor têxtil
O PIB do setor têxtil brasileiro deverá crescer 3,12% em virtude da realização da Copa do Mundo de 2014. O impacto estimado é de R$ 580,47 milhões, sendo o setor que mais se beneficiará com o evento no universo das micro e pequenas empresas. Esse é um dos resultados das análises publicadas na série Brasil Sustentável, resultado de parceria da Ernst & Young com a Fundação Getulio Vargas (FGV), que traz como tema os Impactos Socioeconômicos da Copa do Mundo 2014.

O estudo mostra os efeitos nos PIBs setoriais de mais de 30 áreas da macro e microeconomia e traz um desenho do ambiente no País que se vislumbra com a Copa do Mundo e que poderá proporcionar, com preparo adequado do poder público e da iniciativa privada, inúmeras oportunidades de crescimento.

 

Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa - ID-MPE
O IBQP e o SEBRAE/PR desenvolveram a metodologia do Índice de Desenvolvimento Municipal da Micro e Pequena Empresa – ID-MPE. O índice capta e mede o ambiente de negócios dos Municípios, com um índice sintético, que visa subsidiar as estratégias e ações programas de desenvolvimento local com base na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.

O objetivo é que o ID-MPE torne-se também um referencial para o poder público municipal na elaboração e acompanhamento de políticas de apoio às MPEs.

Saiba mais sobre o ID-MPE

Veja também Relatório sobre o ID-MPE
Internacionalização das micro e pequenas empresas
O Sebrae elaborou publicação sobre o Programa de Internacionalização das micro e pequenas empresas (MPEs). Por meio desta ação, a entidade fomenta o comércio exterior e apóia as MPE no acesso a mercados externos. Baixe o termo de referência sobre a internacionalização das MPEs.

Acesse outros conteúdos do menu Publicações/Do Sebrae.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mercado determina preço de venda
Autor: Joaquim José Fagundes da Rocha
Fonte: Formação de preços : setor têxtil-confecções
Para atuar em setores concorridos, como o têxtil, empresário precisa saber a faixa de preço em que pode situar seu produto, cobrindo custos e obtendo lucro
Apesar do mercado ser o real formador de preços de venda de produtos e serviços, o empresário tem que saber a verdadeira dimensão dos custos. Esse conhecimento vai possibilitar à empresa trabalhar em uma faixa de preços que lhe permita praticar preços de mercado e ainda cobrir custos e obter lucro.

Cadeia produtiva do setor têxtil no Brasil
Fonte: ESPM
Conheça os principais estágios da produção brasileira.
Há três segmentos industriais no setor: o segmento fornecedor de fibras e filamentos químicos, as indústrias do setor de manufaturados têxteis e da confecção de bens acabados.
Principais regiões produtoras de têxteis no país
A indústria têxtil nacional
A região Sudeste, por concentrar o maior número de consumidores e também as maiores redes de distribuição de artigos têxteis confeccionados, continua detendo a maior parcela da produção nacional, embora venha perdendo participação para outras regiões do país.

Conheça o Procompi
Programa do Sebrae e CNI estimula cooperação entre empresas para aumentar competitividade
Desde 2000, 341 projetos receberam apoio do Procompi – programa voltado para o fortalecimento das micro e pequenas empresas por meio de ações coletivas. Desses, 60% das empresas aumentaram o faturamento, 25% reduziram o consumo de energia, 20 setores industriais foram beneficiados em atendimento a mais de 7.400 empresas. Veja como funciona.
Sebrae ajuda tecelagem no Piauí a lucrar mais
Com algumas mudanças estratégicas, uma empresa de tecelagem artesanal de Teresina (PI) corrigiu seus próprios erros e impulsionou seus negócios adotando ações que envolveram a contratação de uma designer e parcerias com arquitetos. Esse caso de sucesso, que teve a ajuda do Sebrae Mais, foi destaque do programa Pequenas Empresas Grandes Negócios, apresentado nas manhãs de domingo na TV Globo.

Faça o plano de marketing do seu negócio
O Click Marketing é uma ferramenta on line para construção e acompanhamento de plano de marketing. Foi desenvolvido para as necessidades das pequenas empresas, dicas e exemplos em todo o roteiro, até tutoria à distância. Basta fazer um cadastro para obter acesso ao sistema. É gratuito.
Exporta Fácil dos Correios
É o conjunto de serviços dos Correios que oferece facilidades para empresas e pessoas físicas (artesãos, agricultores, etc.) que desejam exportar seus produtos de maneira mais simples. 

Quem exporta pelo Exporta Fácil não precisa obter antecipadamente o registro de Importador/Exportador, nem aguardar a emissão da Declaração Simplificada de Exportação.
Gestão ambiental na indústria têxtil e o consumo consciente
Autor: Martha Mendes
Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina
Mudança nos processos produtivos e linhas ecológicas garantem vantagem competitiva no mercado internacional
Saiba como a Buettner, empresa do segmento têxtil de cama, mesa e banho, de Brusque (SC), aproveitou-se de uma oportunidade de mercado e inovou sua linha de produtos, buscando diferenciação por meio da aplicação do marketing verde.
Análise comparativa das etapas de produção
Fonte: ESPM
Estágios industriais da cadeia têxtil
Diversas empresas de economia informal estão concentradas no final da cadeia produtiva do Brasil. O texto a seguir analisa a atuação de atacadistas e varejistas no mercado internacional.