Turismo

 

Copa 2014

FAT Turismo libera R$ 500 milhões para micro e pequenos empr
Micro e pequenos empresários com negócios ligados a eventos esportivos contarão com nova linha de financiamento do Banco do Brasil
A Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo FIFA 2014 impulsionaram o governo a liberar uma linha de financiamento para micro e pequenos empresários, com taxas de juros a partir de 4,5% ao ano.
BNDES e a Copa do Mundo FIFA 2014
Apoio do BNDES se dá por meio de financiamentos a projetos, aquisição de equipamentos e exportação de bens e serviços
Medidas que vem sendo implantadas por instituições financeiras visam atender todos os segmentos explorados pelo micro e pequeno empreendedor, para que as MPEs possam aproveitar todas as oportunidades geradas pelos eventos esportivos.

Copa Verde: oportunidades de negócio para MPE sustentável
A sustentabilidade pode ser um diferencial competitivo e gerar negócios para as MPE durante a Copa do Mundo 2014
Em Seridó (RN), o APL da Bonelaria aposta na fabricação de bonés ecológicos para conquistar os torcedores da Copa do Mundo 2014. Os bonés ecologicamente corretos são feitos com tecido orgânico, plástico reciclável e aplicação de tecnologia contra raios ultravioleta e linhas sem corantes artificiais.
Boletim Brasil: competitividade e turismo de negócios
Por meio da Matriz de Competitividade criada pelo Sebrae, a empresa avalia sua gestão e tem em mãos um plano de desenvolvimento empresarial para se tornar mais competitiva.

O Boletim Brasil de junho aborda ainda os investimentos em infraestrutura por ocasião da Copa do Mundo Fifa 2014 que trarão novas oportunidades para o turismo de negócios.
Pronatec Copa oferece cursos de capacitação para a Copa 2014
O Ministério do Turismo se uniu ao Ministério da Educação para levar o Pronatec Copa ao segmento turístico.

As vagas serão abertas para as 12 cidades-sede da Copa de 2014, entorno e destinos de visibilidade internacional. O objetivo é oferecer cursos gratuitos para capacitar quem já trabalha com turismo e também quem pretende se profissionalizar no setor.

Preparar os trabalhadores para atender com qualidade e competência aos visitantes é o que fortalecerá a imagem do país como destino turístico ideal para todos os públicos.

Com uma mão de obra qualificada, a Copa de 2014 já tem um vencedor: o turismo brasileiro.
Governo espera 600 mil estrangeiros e 1 milhão de brasileiros viajando pelo país
O governo federal espera que o país receba 600 mil turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo de 2014

Ainda segundo o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, 1,1 milhão de brasileiros viajarão pelo país ao longo do torneio. No total, a Copa do Mundo será responsável por 5,9 milhões de viagens, acredita o ministério.
Copa 2014 - Oportunidades e desafios

Boletim Oportunidades e Negócios elaborado pelo Sebrae Nacional mostra como a Copa do Mundo de 2014 pode proporcionar uma chance ímpar de promoção e atração de investimentos, podendo alavancar significativamente a economia brasileira.

O documento apresenta as dificuldades e os desafios que micro e pequenos empresários poderão enfrentar. O objetivo é elaborar um planejamento com foco na excelência em serviços, com o aproveitamento eficaz das oportunidades que surgirão antes, durante e após a Copa.
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Bairro de Salvador (BA) se prepara para a Copa
Foi iniciada a parceria entre o Sebrae Bahia e a Associação Pracatum Ação Social para o projeto Território Candeal 2014.

Entre as ações previstas estão a capacitação empreendedora e o apoio à gestão de negócios.

Saiba mais na Revista Conexão.
Ari Azevedo

Mapa de oportunidades para micro e pequenas empresas nas cidades-sede

Copa do Mundo traz oportunidades para pequenas empresas
Empresários de micro e pequenas empresas de vários setores podem se beneficiar
Estudo aponta mapa de oportunidades de negócios e desenvolvimento empresarial para micro e pequenas empresas nos setores: Construção civil, Tecnologia da informação, Turismo e Produção associada ao turismo.
Sebrae planeja ações focadas na Copa 2014
O Programa Nacional do Sistema Sebrae vai abrigar projetos estaduais e projetos nacionais, seminário, estudos e debates. O Sebrae vai investir, até 2012, R$ 3 milhões em cada unidade da Federação escolhida cidade-sede da Copa 2014.

O público-alvo será o segmento das micro e pequenas empresas (MPE), empreendedores individuais e potenciais empreendedores ligados, principalmente, aos setores de turismo, indústria e tecnologia da informação.


Saiba mais sobre o programa no site da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
A Copa de 2014 já começou!
Os benefícios e os resultados que o Campeonato Mundial de Futebol trará para o Brasil estão destacados em dois sites exclusivamente dedicados à esta questão:

A página Copa 2014, disponibilizada pelo Ministério do Turismo, oferece uma série de informações sobre a relação entre o turismo e a Copa, eventos, pesquisas e depoimentos.

Já o Portal 2014 é uma iniciativa da Editora Mandarim e do Sinaenco (Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia), para estimular e divulgar todas as ações que levem ao sucesso da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil.

 

Organização turística para a Copa de 2014

Tendo em vista a necessidade de planejamento estratégico e organização da gestão pública, com a finalidade de maximizar os resultados para o Brasil, o Ministério do Turismo, por meio do caderno Proposta Estratégica de Organização Turística Copa do Mundo 2014 Brasil, sugere a estruturação de um modelo de ações para investimento e integração entre as cidades‑sede dos jogos.

Com foco nas propostas geradas para o desenvolvimento turístico, que envolve áreas como infraestrutura, integração regional, marketing, qualificação, serviços e sustentabilidade geral do turismo.

 

 

 

Impactos Socioeconômicos da Copa do Mundo 2014
Levantamento realizado pela empresa Ernst & Young indica que a Copa do Mundo 2014 irá quintuplicar os investimentos diretos realizados no País, injetando R$ 142,39 bilhões na economia brasileira até 2014.

As 12 cidades-sede receberão investimentos de infraestrutura da ordem de R$ 14,54 bilhões, que vão muito além da construção e/ou modernização dos estádios, com significativo impacto sobre os PIBs municipais. Só na reurbanização e embelezamento das cidades, os gastos estão estimados em R$ 2,84 bilhões.

Há ainda investimentos representativos na base de tecnologia de informação em cada cidade, em mídia e publicidade, segurança pública, na expansão e adequação de complexos hoteleiros e soluções de mobilidade urbana, entre outros.
Turismo no Brasil 2011 - 2014
Levantamento realizado pelo Ministério do Turismo discorre sobre o dinamismo do setor dentro do ambiente econômico nacional e internacional e se antecipa aos principais desafios que as iniciativas pública e privada terão para preparar o turismo brasileiro para a Copa do Mundo de 2014.

O estudo estima que os desembarques domésticos saltem dos 56 milhões, registrados em 2009, para 73 milhões, em 2014. Projeta também a geração de 2 milhões de empregos formais e informais de 2010 a 2014. A entrada de divisas internacionais deverá crescer 55%, no mesmo período, subindo de R$ 6,3 bilhões para R$ 8,9 bilhões no ano de realização da Copa no Brasil.

A íntegra do documento está disponível no site do Ministério do Turismo.
Capacitação é fundamental para receber Copa do Mundo 2014
Expectativa é de que com a Copa do Mundo sejam criados mais de 3 milhões de novos postos de trabalho, com destaque para o Turismo
Realizar uma Copa do Mundo requer uma rede capaz de atender a demanda que o evento vai exigir. É necessário investir na capacitação de áreas como, idiomas, gastronomia, transporte, segurança, hotelaria, entre outros. O Sebrae é uma das instituições que presta este serviço de capacitação aos empresários.
Pesquisa do IBGE aponta expansão nos leitos para Copa 2014
Os grandes eventos internacionais que serão realizados no Brasil, como a Copa das Confederações, em 2013, e a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, trazem a perspectiva de um incremento no turismo nacional. Pensando no aumento dessa demanda, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou, em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), uma Pesquisa de Serviços de Hospedagem.

O objetivo dessa pesquisa foi quantificar os estabelecimentos de hospedagem existentes nos municípios brasileiros para subsidiar políticas voltadas para a melhoria e ampliação do setor.
Taxista Nota 10 vai qualificar atendimento a turistas
Cerca de 80 mil motoristas de táxi de todo o País poderão se qualificar em idioma estrangeiro, gestão e empreendedorismo para atender os milhares de turistas que virão ao Brasil assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2014. A meta para 2012 e 2013 é do projeto Taxista Nota 10, iniciativa do Sebrae em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), Serviço Social do Transporte (Sest) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat)
Profissional Bom de Copa
O Ministério do Turismo e a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, no âmbito do projeto Bem Receber Copa, lançaram o site Profissional Bom de Copa. A página oferece informações importantes para profissionais que terão atuação estratégica no atendimento aos turistas que visitarem o Brasil por ocasião da Copa do Mundo de 2014. No site também há espaço para compartilhar e trocar informações e idéias.
Desenvolvimento e integração de atividades turísticas
Para ajudar gestores de cidades próximas a grandes pontos turísticos a fortalecerem a identidade local e aumentarem seus atrativos, o Sebrae lancou, em parceria com o Ministério do Turismo, o Manual para Desenvolvimento de Atividades Turísticas com Foco na Produção Associada. O guia aborda as principais formas de produção que podem ser associadas ao turismo, como artesanato, gastronomia típica, manifestações culturais e artigos agropecuários.
Quem é o turista da Copa
Levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) identificou o perfil do turista da Copa do Mundo de 2010, ocorrida na África do Sul. O documento apresenta o percentual dos visitantes por continente, o principal financiador da viagem, gênero, estado civil, escolaridade, dentre outras características dos turista.
Representação oficial
A Match Services é a empresa selecionada pela FIFA (Federação Internacional de Futebol) para oferecer ingressos, acomodações e informações sobre a Copa do Mundo de 2014.

:: Saiba mais no site da agência (em inglês).
Mercado do futebol
A Soccerex é uma empresa internacional focada em levar o negócio do futebol por todo o mundo. A instituição realiza uma série de eventos em todo o mundo, além de oferecer consultoria de negócios, apresentação pessoal e recrutamento do negócio dos esportes. Conheça o site (em inglês) e veja a agenda dos próximos eventos.