INOVAÇÃO

Agentes Locais de Inovação: receba o Sebrae na sua empresa

O Projeto ALI ajuda a implantar a gestão da inovação no seu negócio.

Conhecendo o ALI

Histórico

Nos últimos 9 (nove) anos, o SEBRAE tem investido em uma ampla política de extensão tecnológica, que tem por objetivo promover a prática continuada de ações de inovação nas empresas de pequeno porte, por meio de uma orientação proativa, gratuita e personalizada, a partir da execução do Projeto Agentes Locais de Inovação - ALI.

Em 2010, com a parceria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, o Projeto ALI passou a ter abrangência nacional e foi consolidado como diferencial na estratégia de competitividade para os pequenos negócios. Por meio de bolsistas do CNPq, selecionados e capacitados pelo SEBRAE, com o objetivo de acompanhar e disseminar a cultura da inovação nas empresas. Ao longo desse período tivemos mais de 6.360 bolsistas capacitados, 4.360 bolsistas em campo, 139 orientadores acadêmicos e acompanhamos cerca de 140 mil pequenos negócios em todo País. Atualmente o Projeto passou por uma atualização no modelo de operação e de atuação, focados na gestão da inovação, com foco nas empresas com alto potencial para inovação e/ou potencial de alto impacto.

Objetivo

Possibilitar que o pequeno negócio aumente a captura de valor, por meio da criação e entrega de soluções inovadoras de maneira acelerada, promovendo a prática continuada de ações de inovação nos pequenos negócios com potencial inovador e com potencial de alto impacto, de acordo com o grau de maturidade de gestão e motivação para implantação da gestão da inovação, por meio de orientação proativa e personalizada.

Público alvo

Pequenos negócios com potencial inovador e/ou potencial de alto impacto e que tenha faturamento anual de até R$ 4.800.000,00 dos setores: Indústria, Comércio ou Serviços.

Dessa forma, empresas que estejam fora dessas características serão conduzidas a outros Projetos do SEBRAE para um atendimento mais adequado às suas necessidades, até que atinjam o grau de maturidade exigido pelo Projeto.

Características

O acompanhamento pelo ALI tem a inovação (nova solução, inovação na solução atual, inovação em modelo de negócios, inovação de processos) como meio para geração de resultados concretos para as empresas participantes, seja na forma de aumento de receita, redução de custos e/ou aumento de produtividade. Os tipos de inovação e a vinculação com os resultados podem ser vistos na figura apresentada a seguir:

 

Para entregar a proposta de valor descrita e os resultados esperados para os pequenos negócios, a metodologia prevê o trabalho conjunto e colaborativo de diferentes profissionais: o Agente Local de Inovação, o Orientador, o Consultor, o Gestor Estadual e o Ecossistema de Inovação.

 

 

Fluxo de acompanhamento

Em relação aos instrumentos e fluxo de acompanhamento, a metodologia está estruturada em 4 fases que definem os passos que uma empresa precisa executar para conceber, gerar e implementar a gestão da inovação.

Quais são os benefícios?

Acompanhamento in loco: o ALI vai até o seu negócio

Acompanhamento Continuado: o acompanhamento do ALI é, em sua essência, continuado, pois envolve diversos encontros às empresas (por um período de até 8 meses).

Acompanhamento Especializado: além da atuação do ALI, existe consultores e profissionais auxiliando-os, para garantir um acompanhamento mais fiel e coerente.

Acompanhamento Gratuito: destaca-se a não cobrança de nenhuma taxa para o acompanhamento do ALI. Compreende-se, naturalmente, que as ações decorrentes dos trabalhos ALI podem incorrer em custos para o empresário, principalmente se envolver a aquisição de novos equipamentos, serviços ou tecnologias.

O conteúdo foi útil para você?

  • Sim
  • Não

Enviado com sucesso! Agradecemos sua ajuda.


Compartilhe: