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Anúncios, SEO e Marketing de Influência são tendências do Digital

Anúncios, SEO e marketing de influência são tendências atuais e empreendedores devem se ater à nova realidade.

· 24/03/2020 · Atualizado em 26/07/2022
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Tudo na tecnologia avança muito rápido e com o marketing digital não seria diferente. O empreendedor tem inúmeras estratégias disponíveis para marcar sua presença digital, como a uberização, os anúncios, o marketing de influência e o SEO. Veja abaixo algumas tendências que separamos para você:

1. Marketing de indicação 

Indicar produtos e serviços para outras pessoas não é nenhuma novidade. Todos já passamos por essa situação, seja indicando ou recebendo a indicação. 

O Marketing de indicação ou Referral marketing é uma interessante estratégia para alavancar o público do seu negócio através dos clientes que já consomem seu produto ou serviço.

Criar um programa de indicação bem elaborado, onde os clientes recebam benefícios (sejam descontos ou experiências exclusivas) pode ser uma importante forma de divulgação da sua marca. 

2. Anúncios no Facebook 

Com cerca de 130 milhões de contas ativas no Brasil, o Facebook ainda é uma das principais plataformas para divulgar o seu negócio na internet. A rede social possui uma área exclusiva de marketplace, além de uma completa ferramenta de anúncio destinada aos seus usuários. 

Pensando nos pequenos e médios negócios, a plataforma também disponibiliza um canal exclusivo para que empreendedores conheçam como funciona o processo de impulsionamento de posts e conteúdos disponível no site, através deste link.

3. Aposta no Instagram 

O Brasil é segundo país no ranking de usuários de Instagram no mundo, com aproximadamente 99 milhões de pessoas conectadas na rede social, ficando atrás somente dos EUA.

Com tantas pessoas compartilhando fotos, vídeos e interesses nesse aplicativo, o Instagram surge como uma ótima opção para empreendedores divulgarem os seus negócios.

A dica é apostar em vídeos nos Stories e no Reels e no poder de divulgação dos microinfluenciadores, com até 40 mil seguidores, que possuem mais credibilidade junto às pessoas que os seguem.   

4. Marketing de influência

O aumento do uso das redes sociais dos últimos anos originou o surgimento dos influenciadores digitais, ou seja, pessoas, famosas ou não, que possuem um alto número de seguidores em seus perfis.

Seja pela admiração do estilo de vida, pela irreverência ou até mesmo pelo aparente sucesso e conhecimento sobre determinado assunto, os influenciadores conseguem deter a atenção das pessoas, e isso pode ser crucial na hora de converter uma ação em venda.

Utilizar uma ação patrocinada em um perfil de um influenciador pode gerar mais confiança sobre a sua marca, além de ser uma forma de publicidade que foge dos anúncios convencionais na internet.

5. Áudios e podcasts 

A popularização dos podcasts no Brasil em 2019 fez crescer uma outra forma de se relacionar com o público consumidor.

Áudios e podcasts são plataformas que podem ser consumidas a qualquer hora, sem a necessidade de parar uma outra tarefa para poder acompanhar com atenção. Por isso, a capacidade de interação com o público se torna mais interessante.

O fato de ser uma comunicação sonora permite explorar o imaginário e a emoção ao comunicar seu produto ou serviço ao cliente.

6. Marketing no WhatsApp 

O aplicativo de troca de mensagens WhatsApp caiu nas graças dos brasileiros e saber usá-lo como parceiro do seu negócio se tornou imprescindível.

A plataforma disponibiliza o WhatsApp Business para que o número fixo de telefone do seu empreendimento seja utilizado como canal oficial da sua marca. Existem diversos plugins que podem ser utilizados para automatizar o atendimento dos consumidores, dando a sensação de imediatismo na resposta ao cliente. 

7. Lei Geral de Proteção de Dados

A Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Nº 13.709), que discorre sobre os dados pessoais na internet, ainda não tem data para entrar em vigor no país, mas as empresas precisam trabalhar de acordo com essa futura realidade.

Assim, os empreendedores precisam respeitar e resguardar a privacidade dos dados coletados nos cadastros solicitados pelas empresas aos clientes. Adequar-se à nova lei é demonstrar preocupação e cuidado com seus consumidores.

8. SEO

Se você quer anunciar na internet, você precisa entender um pouco de SEO (Search Engine Optimization). Ele é a ferramenta de otimização das pesquisas de busca na internet e, por meio dele, é possível segmentar o serviço e o produto que você oferece para o público que o está procurando. Isso melhora o posicionamento da sua marca nos rankings de pesquisa e, consequentemente, pode gerar mais vendas e aumentar o seu público.

9. Uberização

As empresas precisam entender o fenômeno de uberização das relações trabalhistas e saber extrair os benefícios que podem ser causados por esse modelo.

A uberização permite que pessoas comuns atuem de forma autônoma na prestação de serviço para empresas, com horários flexíveis e retorno imediato para todos os envolvidos. Mas é preciso ter cuidado para que as relações não extrapolem os limites dos direitos individuais e se tornem uma forma de exploração dos colaboradores. 

10. Marketing de conteúdo 

Produzir conteúdo relevante na internet é uma ótima forma de atrair e fidelizar clientes, além de trazer ganhos de confiança da marca na internet e ser uma medida que otimiza as ferramentas de SEO para a sua empresa. 

Seja na forma de texto para blog, vídeo ou podcast, produzir conteúdo aumenta as oportunidades de interação com o seu público e é uma ótima aposta de estratégia para o seu negócio.

Escrito por Lucio Silva Pires Junior, colaborador do Sebrae Nacional.

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Como conquistar mais clientes para o seu e-commerce com SEO


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