PROCESSOS PLANEJADOS

Saiba o que é e como funciona a metodologia PDCA

Entenda as etapas necessárias para administrar problemas na gestão de processos com o ciclo PDCA e promova o crescimento do seu negócio.

Gestão de processo
  • O que é o ciclo PDCA?

Você sabe definir o que é processo de trabalho? Que tal começar falando sobre a qualidade do produto? A qualidade de um produto ou serviço só é alcançada quando a empresa consegue administrar todo o sistema de processos, e não apenas verificar os resultados.

O conhecimento e a administração do sistema são fundamentais para a empresa alcançar seus objetivos e, consequentemente, o sucesso.

Até porque o exame apenas separa o bom do ruim, o acerto do erro, mas não garante a qualidade. Assim, o processo é formado por vários fatores interligados que geram o efeito-produto, que é um bem ou serviço que a empresa oferece.

Em uma empresa, existem muitos processos. A rede formada por eles constitui um sistema. O conhecimento e a administração do sistema são fundamentais para que a empresa alcance seus objetivos e, consequentemente, o sucesso.

Então, como gerir um processo?

No gerenciamento de um processo, não basta apenas reconhecer e identificar todas as fases que o compõem, é preciso administrar os fatores. Que fatores são esses?

  • Mão de obra
  • Máquina
  • Método
  • Meio ambiente
  • Medidas
  • Materiais

Todos esses fatores interferem nesse processo para que se tenha o controle completo do resultado final. Por isso, a administração dos fatores requer uma forma planejada, disciplinada, que obedeça a uma sequência adequada. E isso é possível com o ciclo PDCA.

O que é o ciclo PDCA?
  • Gestão de processo
  • Execução dos serviços

É uma metodologia de gerenciamento que pode ser utilizada em qualquer situação e por qualquer pessoa. 

As quatro etapas do PDCA são:

Planejar

Antes de se executar o processo é preciso planejar as atividades, definir a meta e os métodos.

Implementar/executar

É a execução das tarefas de acordo com o que for estipulado no plano, inclui também a coleta de dados para o controle do processo. O treinamento é requisito para a execução das tarefas.

Verificar

É a fase de monitoramento, medição e avaliação. Os resultados da execução são comparados ao planejamento e os problemas são registrados. Se os resultados forem favoráveis, as tarefas são mantidas, se ocorrer problema, deve-se:

Agir

Fase em que se apontam soluções para os problemas encontrados.

Agir apropriadamente

Nesta fase, há duas situações: alcance e não alcance do resultado esperado. Se o resultado foi alcançado, pode-se adotar o método de trabalho à rotina do processo.

O método servirá como referência para todos da empresa. Se o resultado não alcançou as expectativas, deve-se verificar se o padrão foi obedecido, as causas do problema e adotar o ciclo PDCA novamente. 

Execução dos serviços
  • O que é o ciclo PDCA?

Você sabia que, no gerenciamento de processos, há dois modelos que podem ser utilizados?

  • Gerenciamento da rotina
  • Gerenciamento para melhoria

Conheça, agora, cada um.

O gerenciamento de rotina é um método para padronizar os processos da empresa, para que eles funcionem em harmonia. A padronização faz com que as atividades sejam executadas sempre da mesma maneira, permitindo a estabilidade do processo.

O gerenciamento para melhoria é o oposto do de rotina. Oferece condições para que a empresa fuja dos processos padronizados e não seja ultrapassada pela concorrência de mercado.

Ao se estabelecer melhorias, a empresa obtém um resultado final que atenda e supere as expectativas do cliente.

Mas fique atento: ao gerenciar processos é preciso, antes de tudo, conhecê-los, administrar as variáveis, motivar as pessoas, trabalhar com técnicas e métodos, previsibilidade e competitividade.

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