Planejamento estratégico, análise de mercado e avaliações competitivas são requisitos básicos para implantar um franchising.
Análise de viabilidade
O crescimento por meio do franchising tem se mostrado uma estratégia viável para um grande número de empresas. Mas, os casos de sucesso relatam um trabalho minucioso de planejamento e de avaliação do próprio negócio e do modelo que se pretende franquear antes da implementação de qualquer plano de expansão.
É fundamental que a empresa conheça o mercado onde já atua e que identifique aqueles onde pretende atuar, considerando suas vantagens competitivas, suas chances de crescimento e os riscos a serem minimizados - o que deve ser feito antes de escolher qual será o melhor canal de distribuição para seus produtos e serviços.
Após a análise e o estabelecimento de estratégias para o próprio negócio, a empresa precisará estudar a viabilidade do modelo de negócio que pretende franquear. Por essa razão, toda formatação de franquia inicia-se com a análise de franqueabilidade do negócio, seguida da elaboração de um plano de negócios para a unidade franqueada, verificando, assim, se o modelo se sustenta.
Antes de negociar o direito de uso de marca com terceiros, o empreendedor deve ter certeza de que o negócio é replicável, ou seja, franqueável. A análise de franqueabilidade avalia se a empresa dispõe das condições necessárias para ser formatada em unidades de franquia.
Definir e compartilhar a missão, a visão e os valores da empresa também é fundamental para a compreensão e a manutenção do seu modelo.
O sistema de franchising requer uma visão de longo prazo, com monitoramento e inovação constantes para adequação da sua estratégia aos desafios do mercado.
Plano de marketing
O primeiro cliente a ser conquistado por uma franquia é o seu franqueado. Será ele que, uma vez convencido do valor da marca, irá primeiramente divulgá-la nos mercados onde for atuar.
O plano de marketing elaborado pela franquia contará, e muito, com o engajamento do franqueado para que as ações planejadas alcancem o resultado esperado. Muitos são os relatos de franqueadores que desenvolveram campanhas inteiras, acreditando estar fazendo o melhor pela rede, mas que não conseguiram motivar seus franqueados a colocá-las em prática porque faltou comunicar a eles os objetivos a que o plano se propunha. Os melhores planos são aqueles que unem a visão do franqueador à experiência exercida pelo franqueado.
De fato, agradar a todos é uma tarefa praticamente impossível, mas uma vez que os planos de marketing utilizarão os recursos provenientes do fundo de propaganda, para o qual todo franqueado contribui com parte do seu faturamento, é razoável compreender que ele queira participar com opiniões sobre as ações que serão propostas.
Nesse sentido, para tornar a gestão de marketing mais efetiva, a rede deve contar com a motivação de seus franqueados. E, para ampliar o alcance das ações de marketing da franquia, a solução que se apresenta é a criação de um conselho onde haja a participação de representantes dos franqueados, mesmo que ele seja consultivo e não deliberativo.
O sistema operacional da rede
O sistema operacional da franquia envolve a definição de todos os processos de compra e venda de insumos, produtos, serviços e equipamentos. E, de acordo com cada modelo de negócio, também estão no sistema as relações entre franqueadores, franqueados, fornecedores e clientes da rede.
Um sistema operacional sólido é aquele que permite a satisfação do cliente e a rentabilização para franqueadores e franqueados, por isso é importante definir como ocorreram essas relações e quais serviços serão oferecidos. Será fundamental, por exemplo, que o franqueador decida se será fornecedor dos produtos ou se haverá uma central de compras ou fornecedores homologados que serão contatados diretamente pelo franqueado. Além disso, é essencial que o franqueado saiba onde, como e quanto comprar e de que forma esses produtos serão distribuídos e entregues aos clientes.
Ter um sistema operacional bem definido ajuda tanto o franqueador quanto o franqueado na gestão dos negócios. Por essa razão, os franqueadores incluem diversos serviços em seus sistemas, como análise e escolha do ponto, abertura da empresa, treinamento pré-operacional, assistência para a inauguração da unidade, suporte em gestão e todo o apoio necessário durante a vigência do contrato.
Quanto mais experiência adquirir, mais o franqueador aprimora seu sistema operacional, incluindo novos serviços e treinamentos que auxiliarão na gestão das franquias e, ao mesmo tempo, na supervisão para a manutenção dos padrões por ele definidos.
Unidades próprias e unidades franqueadas
A existência de unidades próprias de uma franquia justifica-se para que, por meio delas, o franqueador tenha condições de avaliar a operação e os resultados que podem ser obtidos com o modelo e para que possa utilizá-las como teste para as inovações que serão posteriormente disponibilizadas para todos os franqueados.
Mantendo uma operação própria, o franqueador saberá avaliar como o mercado reage às estratégias estabelecidas pela franquia, conhecerá a demanda por seus produtos e serviços e poderá verificar a rentabilidade alcançada.
Essas unidades podem ser abertas para desenvolver novos mercados sem que o franqueador recorra a franqueados para isso. Essa tem sido uma estratégia adotada por várias franquias ao iniciar seu processo de internacionalização.
Muito diferente desse posicionamento é aquele em que unidades próprias concorrem diretamente com unidades franqueadas, disputando o mesmo mercado ou oferecendo produtos e serviços que os franqueados são impossibilitados de disponibilizar.
Nesse sentido, é válido ressaltar que unidades próprias não devem existir para canibalizar o sistema. Para que a coexistência de unidades próprias e franqueadas não se caracterize como uma concorrência desleal, é imperioso manter a mesma política de preços, de promoções e de marketing para toda a rede.
O conflito no relacionamento entre franqueadores e franqueados tem sido avaliado como o principal problema para a gestão de franquias. Mesmo que não possam ser todos eliminados, esse, ao menos, pode ser evitado.
Logística de distribuição
A logística de distribuição é um dos fatores críticos de sucesso de uma franquia por impactar o preço final dos produtos e a confiabilidade quanto ao suprimento dos estoques das unidades franqueadas.
Um grande desafio para o franqueador é estabelecer um sistema de logística de distribuição de produtos para a rede que tenha um nível ótimo de eficiência e eficácia, uma vez que os custos logísticos podem tanto estimular quanto inviabilizar a operação da franquia.
Na prática, o nível de serviço logístico varia de uma franquia para outra, mas o principal objetivo sempre será a satisfação do cliente. Para algumas, o diferencial estará no prazo de entrega; para outras, na disponibilidade de estoque. Em ambos os casos, o nível será medido da recepção do pedido até a entrega do produto ao cliente, não esquecendo que exigências legais ou necessidade de atendimento ao cliente podem exigir um serviço de apoio posterior à venda ou de logística reversa.
Muitas vezes, a opção pela distribuição dos produtos deve-se à manutenção do segredo do negócio ou do padrão de qualidade exigido na elaboração dos produtos, mas as condições estabelecidas pela franquia para a distribuição precisarão levar em conta a viabilidade do negócio para o franqueado.
Posicionamento da marca
No sistema de franquias, uma empresa terá o direito de utilizar a marca de outra e de comercializar seus produtos e serviços, gerando no consumidor a expectativa de ver o mesmo modelo de negócio nos diversos locais onde ele se deparar com aquela marca. Mas, quando pensamos nas redes de franquias espalhadas por todo o território nacional, e até mesmo no exterior, logo percebemos que a manutenção do posicionamento da marca não é tarefa fácil.
Mesmo que pensemos numa expansão para apenas alguns estados, as diferenças socioculturais e de mercado exigirão um grande esforço do franqueador para que a identidade da marca não se perca.
Na gestão da rede, deve-se avaliar até que ponto poderão ser feitas adequações ao modelo sem que ele se descaracterize. Também é presico estabelecer como será feito o controle sobre o uso da marca para que ela continue sendo percebida como única, independentemente do local onde suas unidades estejam instaladas e de ações pontuais de marketing criadas para atender a necessidades específicas de alguns mercados.
Torna-se fundamental, portanto, o planejamento estratégico de marketing e de comunicação integrada em toda a rede para que a marca não sofra agressões a ponto de prejudicar sua imagem. Isso não implica desconsiderar as observações feitas pelos franqueados nem ignorar as diferenças dos mercados locais, mas exige o estabelecimento de uma comunicação padronizada para a rede, com valores, missão e visão comuns a todos.
Estrutura interna para gestão da rede
Inicialmente, enquanto houver um número reduzido de franqueados, a estrutura interna da franqueadora preparada para atender à rede será pequena, bastando ser composta por profissionais com perfil multidisciplinar, que conheçam a operação e que sejam capacitados para atuar dentro do sistema de franchising.
Mas, desde o primeiro momento, a gestão de uma rede de franquias tem necessidades distintas da operação própria do franqueador, de modo que sua estrutura interna precise ter algumas áreas fundamentais para atendimento aos franqueados, como: operações, marketing e vendas, administração e setor financeiro.
Mesmo havendo a contratação de consultoria especializada para a formatação da franquia, caberá ao franqueador e à sua equipe todo o trabalho de gestão da rede, incluindo a captação e a seleção de franqueados.
O sistema de franquias envolve a oferta, ao franqueado, de um grande número de serviços presenciais ou a distância. Não basta conhecer a operação do negócio. O suporte à rede inclui atividades que a operação própria não exige, como os que envolvem o treinamento do franqueado e sua equipe, a implantação, o monitoramento e o suporte à unidade franqueada.
Algumas dessas funções poderão ser realizadas pelo franqueador e por funcionários que atuem na unidade própria da franquia, mas a estrutura interna deverá aumentar de acordo com o crescimento da rede e a necessidade de manutenção da qualidade no atendimento aos franqueados e clientes.
Gestão de pessoas
Onde há pessoas existe a chance de conflitos. Essa parece uma frase simplesmente pessimista, mas seu objetivo é ressaltar a importância que deve ser dada à gestão de pessoas nas redes de franquias.
Os conflitos podem até ser encarados como fatores que estimulam as mudanças, mas devem ser administrados para que a crítica não se torne um empecilho à gestão e à motivação dos franqueados. Desse modo, parte-se do princípio de que todo problema requer uma solução.
O franqueador precisará exercer sua liderança e envolver-se diretamente no relacionamento com seus franqueados, já que ele é o modelo de sucesso no qual os franqueados desejam espelhar-se.
Com o crescimento no número de unidades, sua presença será mais pontual e haverá a participação mais intensa dos consultores de campo. Ainda assim, suas diretrizes precisarão continuar a ser sentidas pelos integrantes do canal.
Se, inicialmente, pertencer a uma rede é um fator determinante para a compra da franquia, com o passar do tempo, seguir os padrões e as determinações da franquia pode ser motivo de insatisfação do franqueado por ele considerar-se apto a resolver sozinho todas as questões, mas ser impedido de promover as mudanças que deseja.
Cabe ao franqueador, então, saber ouvir e manter uma boa comunicação com todos os franqueados, sendo proativo e se antecipando para solucionar os problemas apontados pelos consultores de campo e pelos próprios franqueados.
Saiba mais
Como elaborar um plano de marketing
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Escolha o melhor marketplace para seu negócio
O marketplace é um mercado virtual em que o seller (vendedor) expõe seus produtos em plataformas mantidas por empresas gigantes no varejo. Entre outras, destacam-se Mercado Livre, Americanas, Amazon, Magazine Luiza, Shopee, OLX. Muitas são as vantagens dessa parceria. Nesse sentido, fazer parte do portal de uma grande marca ajuda o pequeno empreendedor a estar em uma grande vitrine digital, ter visibilidade para o grande público e, consequentemente, aumentar o seu potencial de vendas. Afinal, quais são as vantagens do marketplace para o empreendedor? É praticamente impossível pensar em empreender no comércio sem ter uma versão digital de sua loja. O e-commerce brasileiro registrou faturamento de R$ 161 bilhões em 2021, crescimento de 27% em comparação com o ano anterior. Esse resultado foi recorde segundo dados da Neotrust, empresa que monitora o setor. Todavia, criar estrutura digital para suas vendas, manter atualizado um site e elaborar mecanismos de pagamento e entrega demandam muitos cuidados – e custos. Por isso, “terceirizar” boa parte dessa engrenagem para o modelo de marketplace é a melhor opção para o empreendedor. Vejas as principais vantagens: Custos: a considerar todas as facilidades e a despreocupação com a estrutura contratada, as comissões, por volta de até 1%, podem ser consideradas razoáveis e justas. Visibilidade: grande parte dos grandes sites de marketplaces investem em SEO (Search Engine Optimization), técnicas que ajudam a ranquear melhor o site nas buscas do Google. Quando você cria corretamente seu anúncio, tem mais chance de surfar essa onda e se destacar, especialmente quando usa palavras-chave comuns a nichos específicos de mercado. Quanto mais se especializar na criação de anúncios, maiores as chances de se diferenciar. Faturamento: estar em marketplace é uma oportunidade de aumentar as vendas e o chamado ticket médio da sua empresa, visto que o sistema costuma ofertar outros produtos da mesma marca. Marketing e publicidade: principalmente para o microempreendedor que não dispõe de muito dinheiro para gastar com anúncios, está cada vez mais fácil criar lojas virtuais próprias, no marketplace, com ferramentas que permitem customizá-las. Meios de pagamento: as maiores lojas oferecem opções antifraude e de pagamento, seja como subadquirente (intermediador do pagamento), seja como gateway (responsável pela solução que processa o pagamento on-line, a exemplo do PagSeguro). Responsividade (mobile): o comerciante não precisa se preocupar se a visualização da página ficará confortável caso o cliente a acesse por celular ou tablet, por exemplo. A plataforma investe para que o conteúdo fique claro e organizado independentemente do dispositivo dos clientes. Suporte: em caso de problemas ou dúvidas com navegação ou transações, o marketplace oferece o atendimento direto ao cliente – um ponto a menos para o fornecedor do produto se preocupar. Qual marketplace é o melhor? A pergunta pode ser completada por “qual marketplace é o melhor para o meu negócio?”. Um dos pontos é avaliar o nicho de mercado em que o empreendedor atua para oferecer seus produtos com maior possibilidade de encontrar compradores. Outro detalhe é checar a reputação das plataformas e entender como elas funcionam. Da mesma forma que nenhuma delas deseja trabalhar com um parceiro problemático, que não entrega o que é prometido – forçando a responsabilização do marketplace pela negociação frustrada –, do mesmo modo o microempreendedor cuidadoso não deve ficar refém de um marketplace ruim, que falha com o cliente – em problema técnico, por exemplo – e que prejudica os seus negócios, quando não impede a recomendação dos clientes e novas vendas, por exemplo. Dicas para manter o negócio saudável no mundo off-line para vender no on-line Fluxo de caixa >>> mantenha o controle >>> evite antecipar recebíveis e pagar juros; Demanda >>> estude e otimize >>> não deixe sobrar e nem faltar produtos; Reputação >>> conquiste competitividade >>> atenda bem >>> respeite prazos; Jornada do consumidor >>> estude comportamentos de compra >>> aumente prazos de pagamento >>> ofereça opções de menor preço; Custos >>> otimize gastos >>> verifique despesas fixas >>> negocie novos fornecedores ou matérias-primas; Estoque >>> planeje o volume >>> melhore o fluxo de caixa conforme as compras e vendas >>> otimize custos de coleta, armazenagem e retirada.
Wed Apr 17 10:02:16 BRT 2024
Planeje suas ações de marketing digital para o Dia das Mães
O Dia das Mães está entre as datas mais importantes para o comércio brasileiro. Preparar ações de marketing digital para o Dia das Mães é importante porque permite ampliar o alcance da sua empresa e atrair novos clientes. Além disso, é uma oportunidade de criar relacionamentos mais próximos com os clientes atuais e fidelizá-los, aumentando as chances de repetir negócios. Por isso, você já deve se preparar e fazer um bom planejamento para o Dia das Mães. Essa é uma data que pode alavancar os seus negócios, porque as pessoas querem presentear e homenagear suas mães. Aproveite a oportunidade e comece desde já o seu plano de ações de marketing digital com os dez passos que separamos para você: Aproveite os diferentes formatos de conteúdos que as redes sociais oferecem para promover seus produtos ou serviços no Dia das Mães. Com um planejamento bem estruturado, você pode aumentar suas vendas e conseguir mais clientes. Para saber mais, leia os textos a seguir: 5 dicas para vender mais em datas comemorativas Venda melhor nas datas comemorativas e temáticas
Tue Apr 16 14:41:59 BRT 2024
Como posso vender mais no Dia das Mães?
Além de produtos com excelente qualidade, o segredo é investir em estratégias para se destacar dos concorrentes, garantindo uma data repleta de vendas. O Dia das Mães é conhecido no varejo como o segundo Natal porque a venda é certa! Mas será que é possível vender ainda mais nesta época do ano? Para vender mais não é necessário ter mais clientes. Mais importante do que isso é saber explorar a venda de forma correta para aqueles clientes que já são seus ou aqueles que estão entrando na sua loja. Não é necessário vender mais, é preciso saber vender melhor. Por isso, uma preparação para impulsionar suas vendas nesse período é mais que necessária para melhorar os resultados. Seja no comércio, indústria ou serviços, antecipar o ciclo de vendas e se diferenciar é fundamental para que sua ação tenha sucesso. Segundo o consultor empresarial Sérgio Dal Sasso, para se organizar e ter bons resultados nessa época, o lojista precisa ter a "percepção contemporânea dos desejos e gostos". Ou seja, é importante que o varejista saiba exatamente o que é importante e valoroso para o seu cliente.
Tue Apr 16 14:41:53 BRT 2024
Diversidade na beleza impulsiona o mercado e incentiva novos produtos
O setor da beleza se transforma e se adapta. Atualmente, se fala muito em diversidade e representatividade. Se antes havia sempre uma tendência a ser seguida, agora a moda é ter sua própria personalidade na estética visual. Movimentos como o body positive (corpo positivo) têm influenciado pessoas a questionarem os padrões de estética impostos por muito tempo pela sociedade. As marcas também foram atingidas por essa geração que busca aceitação, de modo que a diversidade na beleza aparece em forma de produtos, nos cuidados na comunicação, no marketing de grandes empresas do ramo e em muitos outros aspectos. Com todas essas transformações, ainda vale pontuar que as pessoas querem ter um consumo consciente e com propósito. Essa expectativa muda o jogo do mercado, pois sai na frente quem está acompanhando esse movimento, relacionando seus produtos com autoaceitação e apostando em um posicionamento mais inclusivo. De acordo com uma pesquisa realizada pela Mintel com mulheres de 16 a 24 anos, 47% afirmaram que a promoção da igualdade é um indicador importante de uma marca ética. Já em uma pesquisa do Instituto Locomotiva, 76% dos brasileiros acreditam que é papel de marcas e empresas apoiar a diversidade. Na prática, o que é diversidade na beleza? Quando se fala em diversidade e inclusão, o primeiro passo é compreender que existem pessoas com os mais diversos corpos, cabelos, tons de pele e estilos. Um grande exemplo de diversidade na beleza é como as mulheres com fios crespos ou cacheados têm deixado o liso para assumir seu cabelo natural, com orgulho e com produtos que nasceram para suprir essa demanda. Como o mundo está se tornando mais consciente, os empreendedores precisam entender essa mudança para encontrar formas de entrar nesse mercado aquecido e que incentiva novos produtos. Confira alguns exemplos de diversidade na beleza: Produtos para cabelos crespos e encaracolados. Propagandas com diferentes tons de pele e com pessoas com vitiligo. Maquiagens que contemplam diferentes tons de pele. Representatividade de corpos magros, curvilíneos e plus size. Aceitação dos cabelos grisalhos e dicas para cuidar desses fios. Salões de beleza que apostam em vários produtos que atendem diferentes públicos. Está na moda se sentir bem, independentemente do tipo de cabelo ou corpo de cada um, e trazer essa consciência para o seu negócio do setor da beleza significa conquistar públicos diversos. Lembre-se de que não seguir um único padrão permite liberdade no trabalho, menos pressão estética para os clientes e um ambiente mais leve. Viva essa transformação! Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo Beleza inclusiva como motor para o futuro!
Mon Apr 01 12:42:34 BRT 2024
Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups
As empresas hoje enfrentam um ambiente altamente competitivo e dinâmico, com a necessidade de inovar e utilizar soluções tecnológicas, que são essenciais para a sobrevivência dos negócios. Nesse contexto, as startups surgem como vetores de inovação, beneficiando grandes e pequenas empresas. Neste vídeo, Eduardo de Oliveira Pinto, sócio fundador da Cotidiano Aceledora de Startup conta como funciona e quais as perspectivas para esse tipo de negócio. Aborda ainda os desafios para obtenção de investidor anjo e fazer com que uma startup se torne um unicórnio, nesse mercado que chegou a girar US$ 9,8 bilhões de investimentos no Brasil. Eduardo de Oliveira Pinto, é publicitário, designer e empreendedor, sócio fundador da Cotidiano Aceleradora de Startups. Tem mais de 25 anos de experiência em empresas de TI e agências de comunicação tradicionais, e participou diretamente da aceleração de 61 startups e de times corporativos. Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups, com Eduardo de Oliveira Pinto – Parte 1 Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups, com Eduardo de Oliveira Pinto – Parte 2 Entenda o cenário e perspectivas do mercado de startups, com Eduardo de Oliveira Pinto – Parte 3
Thu Mar 28 11:51:41 BRT 2024
Prepare-se para lucrar com as vendas de ovos de Páscoa
Fevereiro mal terminou e já vemos ovos de chocolate nas gôndolas dos mercados. Mas, muitos confeiteiros também já estão se preparando para a data comemorativa que aquece o mercado meses antes do domingo de Páscoa. A venda de ovos de chocolate é uma importante oportunidade para pequenos empreendedores brasileiros lucrarem com as vendas de Páscoa. Já faz anos que a produção de ovos de Páscoa caseiros e artesanais tem ganhado espaço no mercado, principalmente por tratar-se de uma alternativa aos tradicionais ovos de Páscoa das grandes marcas. Além de ter um preço mais acessível e apresentação diferenciada, quem ganha um ovo de Páscoa artesanal tem a sensação de estar recebendo um presente de verdade. Aproveitar a época da Páscoa para produzir ovos de chocolate é opção para muitas pessoas que desejam ganhar um dinheiro extra e, muitas vezes, torna-se a porta de entrada para um trabalho contínuo e que provê uma renda fixa durante todo o ano. Aprendendo a precificar Constante desafio para os empreendedores, a formulação correta do preço de venda é a chave do sucesso do seu negócio e está diretamente ligada ao lucro ou prejuízo nas vendas de ovos de chocolate na Páscoa. Estas são variáveis importantes que você deve considerar na hora de precificar: Qual é meu custo? Este cálculo inclui o custo dos insumos, tendo como base as fichas técnicas e a padronização das receitas de cada ovo ou chocolate, o tempo de produção de cada unidade e o custo de distribuição da mão de obra; Quais são meus gastos fixos? São gastos que existem se você vender ou não os ovos, como, por exemplo, energia elétrica, água, funcionários, aluguel, telefone. Lembre-se de incluir qual será o seu salário como dono (a) do negócio; Qual é minha margem de lucro? Defina a margem de lucro desejada por produto ou calcule um percentual único; Quanto o mercado cobra? Pesquise como posicionar seu produto no mercado: se será mais popular ou mais sofisticado. Isso faz parte da sua estratégia; Qual é a percepção de valor do cliente? Todos os clientes querem levar o maior valor pelo menor custo. Por isso, avalie quem é o seu cliente, qual é sua expectativa, no que ele enxerga valor. Entender por qual motivo ele prefere comprar um produto caseiro ou artesanal pode te ajudar a definir seu preço; Qual é meu preço final? Após seguir todas as etapas anteriores, você terá encontrado seu preço de venda. Uma lista de preço bem-feita, com um design profissional, aumenta suas chances de venda, pois o seu cliente já vê a qualidade e o capricho do seu trabalho antes de comprar. Também procure produzir ovos de qualidade a um preço acessível e busque ingredientes e embalagens em lojas de confiança. Também considere oferecer diferentes meios de pagamento: hoje, aceitar pagamento via cartão de crédito ou débito e PIX é crucial para a sobrevivência de qualquer negócio. O importante é vender e lucrar, então, faça produtos que irão chamar a atenção do seu público-alvo. Ovos de chocolate artesanais são muito valorizados por toda a técnica e dedicação à produção e personalização, de acordo com o gosto do cliente, diferentemente dos produtos industrializados. Siga as dicas e aproveite a janela de negócios que a Páscoa irá te proporcionar! Saiba mais: Quer saber sobre formação de preço para o seu tipo de negócio? Veja este curso on-line do Sebrae. E se precisar de mais informações, busque auxílio na unidade do Sebrae mais próxima ou entre em contato com a central de relacionamento pelo 0800 570 0800!
Wed Mar 13 12:12:17 BRT 2024
10 Ideias de posts para a sua confeitaria aumentar as vendas na Páscoa
A Páscoa está chegando e para o empreendedor do ramo de chocolates, confeitarias e doces é uma das melhores épocas do ano para aumentar as vendas. Em 2023, o faturamento na Páscoa aumentou cerca de 4,6% em comparação com o ano anterior. Com a retomada da economia, a expectativa é que o setor cresça ainda mais neste ano. Por isso, é importante se planejar com antecedência para preparar seu estoque e suas ações de marketing digital. Criar conteúdo sobre a Páscoa pode preparar e motivar o consumidor a comprar o seu produto. Além disso, aumenta o seu alcance, sendo uma forma de divulgação do seu negócio. As redes sociais são excelentes canais para suas ações de marketing digital na Páscoa. Isso porque a maior parte dos consumidores está nessas plataformas e faz pesquisas diariamente nelas. Publicações sobre a Páscoa podem aumentar a visibilidade de confeitarias e empreendedores que fazem bolos e doces. É uma maneira de atrair novos seguidores e clientes. Além disso, é o momento para: Demonstrar seu conhecimento e a paixão pelo negócio e produtos, fortalecendo sua autoridade digital. Criar uma conexão emocional com os seus clientes e fidelizá-los. Melhorar o SEO do seu perfil e fazer com que novos consumidores encontrem o seu negócio por meio de pesquisas na internet. Interagir com o seu público, receber feedbacks para melhorar a experiência do cliente. Compartilhar promoções, descontos e ofertas especiais. Como você pode ver, a Páscoa é um momento excelente para alavancar seu negócio. Aproveite para disponibilizar um espaço de compartilhamento de histórias e tradições relacionadas à Páscoa. Essa é uma data que quase todos querem presentear chocolates e celebrar em família. Essas histórias podem gerar mais conexão do seu negócio com o seu cliente. Separamos mais dez dicas de temas para suas publicações no Instagram. Confira e utilize essas ideias na sua estratégia de marketing digital! Por fim, pense em alternativas para o famoso ovo de Páscoa. Claro que ele não pode faltar, mas pense em um mix de produtos, em outras opções de presentes de Páscoa, como bolos, biscoitos, doces, kits de confeitaria para as crianças. Enfim, use sua criatividade para conquistar seus clientes! Para saber mais, leia os textos a seguir: Ideias de como aproveitar a Páscoa para vender mais 5 dicas para bombar suas vendas na Páscoa
Tue Mar 12 13:40:08 BRT 2024
Turismo no inverno: aproveite o charme da estação para ter renda extra
O inverno é uma época de ouro para incrementar ou começar um negócio de produtos ou serviços nas inúmeras localidades Brasil afora procuradas por turistas; em especial no mês de julho, que também é um período de férias escolares. Aproveite a estação mais fria do ano para gerar renda! Basta, para isso, usar a criatividade e colocar a mão na massa. Ajudamos você com algumas boas ideias já postas em prática, com sucesso, por vários empreendedores. Há oportunidades em vários setores. Procure enfatizar produtos e serviços que são ainda mais procurados pelos visitantes nesta época de baixas temperaturas. Conquiste uma renda extra, seja em Gramado e Canela (RS), São Joaquim (SC), Campos do Jordão (SP), Petrópolis e Visconde de Mauá (RJ), São Lourenço (MG), Baturité e Guaramiranga (CE) ou em outras tantas cidades brasileiras. Lembre-se: turistas estão sempre ávidos para experimentar, comprar, consumir e gastar! Cafeterias, chocolaterias, queijarias, lojinhas que vendem produtos locais (mel, própolis e biscoitos), serviço de guias e passeios turísticos, aluguel de carros; tudo isso pode gerar bons lucros se você oferecer produtos e serviços de qualidade ou mesmo ítens diferenciados, inovadores, como por exemplo, aquele chocolate quente com rum ou Chá Latte em sua cafeteria ou lanchonete. Outra ideia lucrativa: se a sua casa é grande, que tal transformá-la em um charmoso restaurante nos finais de semana, oferecendo pratos típicos da região? Ou abrir uma glamourosa pousada em uma área bonita da cidade, tendo como atrativo um farto café da manhã com produtos de sua terra? E, se mora no campo, você pode investir também no turismo rural, agendando visitas guiadas à sua propriedade. Dá para atrair todo tipo de turista, dos mais abonados à classe média. Pense na possibilidade de oferecer algo para eles. Exemplos não faltam. Muitos vêm aumentando seus lucros abrindo as porteiras de seus sítios e fazendas e oferecendo uma infraestrutura completa de lazer. Outras propriedades, mais modestas, não ficam atrás. Se é o seu caso, saiba que já existem proprietários oferecendo aos turistas ótimas experiências da vida no campo, com visitas à pastagens, galinheiros, viveiros de pássaros e que também oferecerem degustação de queijos, compotas e/ou refeição com alimentos da própria horta, servidos no fogão a lenha. Tudo isso atrai visitantes. Dá para ganhar dinheiro também em diversos outros setores que se beneficiam do clima frio. Veja só: - Venda de sopas, caldos, massas, canjicas, doces regionais: Para incrementar o lucro de seu bar ou restaurante, que tal incluir no cardápio sopinhas e cremes saborosos para aquecer o estômago e o coração dos clientes? Se você ainda não tem seu próprio negócio, já pode se animar! Quem resiste a um caldo verde, a um creme de aipim com carne seca, em um dia frio? Você pode até criar um festival de sopas no seu estabelecimento! Um fondue ou uma boa massa também caem muito bem; além de quitutes como canjica, cocada, cuscuz, doces... Vale investir. E mesmo que não tenha um ponto fixo, pode vender em feiras regionais. Receitas saborosas estão à disposição na internet. Trabalhando bem, você pode ter lucros fabulosos. - Artesanato: os artesãos autônomos também lucram mais nesta estação. É a chance de comercializar artigos manufaturados à mão, como roupas de lã, crochê ou tricô, muito procurados por turistas. Incremente a produção das peças e ocupe os espaços públicos para vender. - Comercialização de vinhos, licores e destilados: em muitas localidades do país aumentam a cada ano a produção e venda de vinhos, tal como vemos na Serra Gaúcha, Planalto Catarinense, Vale do São Francisco. Além das cachaças, a exemplo do que acontece em Paraty (RJ), Salinas, Betim (MG), Cidade de Areia (PB), Castelo do Piauí (PI) e outras tantas cidades; sem falar na produção de licores artesanais. Você pode investir no negócio ou pode também abrir uma lojinha especializada na venda desses produtos regionais. São muitas opções. Não perca tempo! A temperatura esfria e os negócios esquentam! Conte sempre com as orientações do Sebrae para tornar realidade seus sonhos de empreendedor.
Mon Mar 11 09:56:45 BRT 2024
Saiba como lucrar com as delícias juninas mesmo na crise
A festa junina é tradicional e muito esperada pelos brasileiros. Muita gente aproveita para dançar quadrilha, deliciar-se com as comidas típicas e curtir a festança caipira. Todavia, a data é, também, um excelente momento para empreendedores investirem e faturarem. Invista no tradicional Sem dúvida, o cardápio é um dos maiores atrativos do evento. Portanto, vale a pena investir na produção dos produtos que costumam encantar os clientes, como a pamonha, o arroz-doce, os bolos, as cocadas e a famosa canjica. Recomendamos que, nesse momento, você prepare kits, assim o cliente de uma só vez consegue fazer uma festa junina facilmente. Você pode criar kits com nomes divertidos e que tenham a ver com o momento. Pode ser com nome dos santos do mês, com as brincadeiras tão tradicionais. Vale investir em fotos e imagens.
Fri Mar 08 14:22:31 BRT 2024
Festas Juninas: 5 dicas para você utilizar o Instagram e vender mais
A temporada de festas juninas já começou e é uma oportunidade para o pequeno negócio aumentar as suas vendas. Com o fim das restrições da pandemia de Covid-19, muitas festas já estão acontecendo em diferentes regiões do país. É um mês inteiro, que pode se prolongar até julho, de festividades e comemorações. As festas comemorativas movimentam diversos setores: muitos consumidores compram roupas típicas e acessórios para ir às festas, empresas fazem decorações especiais sobre o tema e muitas comidas típicas são consumidas somente nesse período junino. Investir no marketing digital do seu Instagram é uma estratégia para aumentar as vendas nos próximos meses, seja no ramo de alimentação, roupas, calçados, acessórios ou decoração, já que a temporada das festas juninas é uma oportunidade para os pequenos negócios. Por isso, separamos cinco dicas para otimizar a sua estratégia de marketing digital no Instagram nesse período. Confira: 1. Crie kits e mix de produtos Veja seu estoque e separe os produtos que tenham a ver com a temática das festas juninas. Crie um catálogo de produtos específicos no Instagram para facilitar a compra do seu cliente. Se você tem uma loja de roupas, pense no que seu cliente gostaria de vestir. Se você vende doces, que tal preparar um cardápio especial? E, se você tem um salão de beleza, abuse da criatividade nas maquiagens, unhas e penteados para os arraiás. 2. Faça um planejamento e crie conteúdos específicos Você já pensou no que você vai postar no seu feed? Planeje os seus posts com ganchos para a temática e para que sejam frequentes. Você também pode usar músicas de quadrilhas e enquetes nos Stories. Aproveite o Reels para mostrar seu mix de produtos de maneira criativa. Lembre-se de que o período junino é marcado pela alegria, então aproveite para se divertir nos vídeos. 3. Faça lives Você pode fazer lives com as tendências para as festas juninas deste ano. Se você tem uma loja física, pode decorá-la e criar um evento como um café da tarde, com quitutes e músicas juninas, e convidar os seus seguidores do Instagram. Chame um parceiro para fazer um show na sua loja e transmita em uma live. Para quem vende alimentos, outra sugestão é fazer uma live sobre receitas juninas. 4. Capriche na sua vitrine virtual Você pode mudar a sua foto do perfil para uma foto temática. Não se esqueça de caprichar nas fotos e nas descrições dos produtos. Coloque tags de produtos no seu feed e Stories. Assim, você direciona o cliente para sua loja virtual. 5. Use hashtags Utilize as hashtags com a sua marca e seus produtos, para que o cliente encontre seu negócio mais facilmente e você possa aumentar o engajamento do seu perfil. Faça uma hashtag própria para as festas juninas, mas evite as hashtags genéricas. Para saber mais, leia os textos a seguir: Como se organizar para vender mais nas festas juninas Saiba como aproveitar as datas comemorativas para vender mais E aproveite os cursos do SEBRAE:Marketing digital: planejar para vender pela Internet O que preciso saber sobre marketing e vendas?
Fri Mar 08 14:19:45 BRT 2024
Conheça as principais festas juninas do Brasil
Pamonha, bolo de milho, pinhão, feijão tropeiro, arroz doce, cuscuz, mugunzá, tacacá, quentão... Cada região tem seus pratos típicos de festa junina e o Brasil todo espera, como nunca, poder voltar a uma nos meses de junho e julho. Depois de dois anos de paralisação nas confraternizações por conta da pandemia de coronavírus, a expectativa é que o setor de turismo se aqueça com viagens e passeios para alguns dos maiores eventos desse tipo, em cada uma das cinco regiões do país. Conforme dados do Ministério do Turismo, somente o Nordeste é responsável por movimentar R$ 1 bilhão nas festividades que homenageiam Santo Antônio, São Pedro e São João. Isso porque Pernambuco e Paraíba têm as maiores festas regionais, mas outras regiões não ficam atrás. HISTÓRIA As festas juninas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses, mas a população indígena e afro-brasileira foi a responsável por dar aparência e sabores à tradição. Na verdade, o período é marcado em todo o mundo, há séculos, pela celebração do solstício de verão, no hemisfério norte, e pelo de inverno, no Sul. No Nordeste, por exemplo, junho marca a chegada da chuva em regiões mais áridas. Por isso, as festas são marcadas pela alegria e pela fartura. NORTE Na região, a manifestação da festa popular é um pouco diferente, mas igualmente grandiosa. O tradicional Festival Folclórico de Parintins, de 24 a 26 de junho, é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e faz a população da cidade de pouco mais de 100 mil habitantes praticamente dobrar no período da festa. Número que mostra a importância para o setor de turismo e a curiosidade que gera no público interessado na cultura nacional. Segundo o IPHAN, apesar de cada região do país ter a sua forma de brincar o bumba-meu-boi, ou boi-bumbá, no Norte "ocorre com mais frequência durante os festejos juninos dos santos católicos: Santo Antônio, São João e São Pedro". Os desfiles dos grupos Garantido e Caprichoso são em formato de disputa, feitos durante três noites, no Bumbódromo, um tipo de sambódromo com capacidade para 35 mil pessoas. O público vibra e os jurados decidem o melhor a cada ano. NORDESTE O São João de Caruaru, no Pernambuco, é a maior festa regional ao ar livre, conforme o Livro dos Recordes Guinness. A festa será de 4 de junho a 2 de julho e terá de três a quatro atrações musicais diárias, como Elba Ramalho, Alceu Valença, Simone e Simaria, Luan Santana e Wesley Safadão, entre tantos outros. Segundo a Prefeitura de Caruaru, a expectativa é de movimentar R$ 250 milhões neste ano com a festa, que terá 24 polos distribuídos pelo município (https://g1.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2022/03/30/sao-joao-de-caruaru-2022-sera-de-4-a-29-de-junho-confira-a-programacao-completa.ghtml). Outro destaque da região é a celebração em Campina Grande, na Paraíba, que também cobra o título de maior São João do Mundo. Os festejos serão entre 10 de junho e 10 de julho, na cidade e nos distritos de São José da Mata. Elba Ramalho, Wesley Safadão, Xand Avião e Flávio José são algumas das atrações confirmadas, mas serão de dois a quatro shows gratuitos ao dia. De acordo com a Prefeitura de Campina Grande, o evento de 2019 movimentou R$ 300 milhões, gerou mais de 3 mil empregos diretos e indiretos e recebeu 2,5 milhões de pessoas em todos os locais e dias de eventos. Vale destacar ainda o Bumba-Meu-Boi de São Luís, no Maranhão, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan e da Humanidade pela Unesco. São mais de 100 grupos de bumba-meu-boi que se apresentarão de 14 a 30 de junho. CENTRO-OESTE Nos estados próximos às fronteiras com países vizinhos, as festas recebem influência cultural de países vizinhos. No Mato Grosso do Sul, o principal evento junino é o Arraial do Banho de São João, em Corumbá, que começou no século 19 e é marcado pelo sincretismo religioso, com participação de católicos e religiões de matrizes africanas, em 23 e 24 de junho. Os participantes banham os santos nas águas do Rio Paraguai, prática que foi declarada patrimônio da cultura imaterial do Brasil pelo IPHAN em 2021. Na festa, além das tradicionais modas de viola que marcam a região há também a influência cultural boliviana e paraguaia, como com a polca paraguaia e a sopa paraguaia, que na verdade é um bolo à base de milho, cebola e queijo. SUDESTE A capital mineira é o destaque do Sudeste com o Arraial de Belo Horizonte, que começou em 1979 como Arraial de Belô. Encampado pela prefeitura para atrair turistas, o evento cresceu e chegou a receber 120 mil pessoas, que podem acompanhar competições com mais de 40 quadrilhas de dança, gastronomia típica caipira e muita música. Por cuidados diante da pandemia, o evento está previsto neste ano para ocorrer aos fins de semana, da segunda quinzena de julho até agosto. Na capital paulista, a lista de atrações é grande. Uma das principais é organizada pelo Centro de Tradições Nordestinas (CTN), o São João de Nóis Tudim. As atrações vão de shows, apresentações culturais, culinária típica e um espaço interativo, sempre aos sábados e domingos, de 4 de junho a 31 de julho. SUL As festas juninas na região Sul são organizadas em bairros, escolas e igrejas, sem um grande evento apenas. As atrações ficam por conta de danças e vestimentas de inspiração tropeira e gaúcha, além da culinária típica local e do frio, ótimo companheiro para se comer pinhão e tomar quentão. Nesse sentido, os principais destinos são os já tradicionais de inverno, como as gaúchas Gramado e Canela, que contam com festas juninas e estão em uma região forte em vinhos e culinária colonial. Ouça mais no link: https://cbn.globoradio.globo.com/media/audio/375497/organizadores-de-festas-juninas-ja-se-planejam-par.htm Leia mais: Aproveite: o mercado de cruzeiros marítimos está em alta
Fri Mar 08 14:16:48 BRT 2024
Festas Juninas aceleram recuperação econômica em todo o Brasil
As Festas Juninas estão entre os principais atrativos turísticos do país. E, com a redução das restrições associadas à pandemia de coronavírus, as Festas Juninas ressurgem como fator fundamental de recuperação econômica para dezenas de municípios, principalmente no Nordeste do país. Confira onde acontecem as principais festividades e planeje seu negócio, porque a retomada do turismo abre oportunidades importantes para toda a cadeia do setor, incluindo restaurantes, lojas, hotéis, pousadas e muito mais. O comércio eletrônico, que cresceu muito por conta da pandemia, também não fica de fora e pode acelerar as vendas em todos esses setores, no Brasil e no exterior. As Festas Juninas incluem as comemorações alusivas a Santo Antônio (13 de junho), São João (24) e São Pedro (29). Duas cidades brasileiras disputam, tradicionalmente e de forma saudável, o título de “melhor do mundo” nas festividades: Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba. Caruaru, que também é conhecida como Capital do Forró, aposta este ano no “São João do Reencontro”, com 24 polos de concentração e cerca de 800 apresentações. As comemorações duram o mês inteiro e incluem outra tradição – as comidas gigantes –, que remonta a 1999, quando foi elaborada uma gigantesca pamonha. Caruaru preparou este ano o maior cuscuz do mundo. A expectativa da prefeitura era de que as Festas Juninas gerassem dois mil postos de trabalho no período, e que as centenas de milhares de visitantes injetassem cerca de R$ 300 milhões na economia local. Campina Grande, que é conhecida pelas grandes Festas Juninas a céu aberto, não fica atrás. Depois de dois anos de isolamento, a cidade dedicou este ano às comemorações ao cantor e compositor Genival Lacerda, nascido em Campina Grande e que morreu no ano passado. Entre as atrações das festas de Campina Grande, que vão de 10 de junho a 10 de julho, está a “Locomotiva Forrozeira”, um grande baile realizado em vagões de trem, com capacidade para cerca de 800 pessoas. Campina Grande tem outra rival, em seu próprio estado. Trata-se da capital, João Pessoa, que não quer fazer feio e apresenta o São João Multicultural, com um festival de quadrilhas e shows de grandes nomes da música brasileira, como Elba Ramalho e Ranniery Gomes. São Luís, no Maranhão, é outra capital nordestina que fervilha durante os 60 dias de duração das festas juninas. Um dos destaques da programação local é o tradicional bumba-meu-boi, além do São João no Bairro, que leva manifestações artísticas e culturais a toda a cidade. As disputas pelo melhor São João alcançam outros estados brasileiros Natal e Mossoró protagonizam o duelo cultural e artístico no Rio Grande do Norte. No Ceará, a principal disputa acontece entre Fortaleza, a capital, e Maracanaú. Mas nem só do Nordeste vivem as Festas Juninas, Brasil afora. Em São Paulo, cidade em que grande parte da população tem origem nordestina, o destaque são as quermesses. E em muitas delas, as tradições do Nordeste combinam-se com a conhecida influência italiana na região, fazendo com que as mesas das quermesses misturem pinhão, quentão, pizza e focaccia. Na Região Centro-Oeste, Corumbá, no Mato Grosso do Sul, oferece a comemoração mais animada no período. Uma das principais atrações turísticas é o batismo de São Joao nas águas do Rio Paraguai, evento que, desde 2021, tem o título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil. E no Norte do país, o Pará, sede de outras grandes festividades, como o Círio de Nazaré, enriquece as Festas Juninas com o carimbó, ritmo típico da região. Lages, em Santa Catarina, é o grande destaque sulino nas comemorações dessa época. A cidade realiza este ano a 32ª edição da Festa do Pinhão e também oferece ao turista as Sapecadas da Canção Nativa e da Serra, um dos maiores festivais de música nativista da América Latina. Agora é com você: estude as melhores alternativas e turbine seu negócio com o retorno das Festas Juninas em todo o país.